RÁDIOS
Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.
Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindJor) participa do Grande Expediente na Assembleia Legislativa
A convite da deputada Ana Julia (PT) a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Paraná compareceu à sessão plenária desta segunda-feira, (29), para discorrer sobre questões relacionadas ao jornalismo, a liberdade de imprensa e solicitar apoio dos deputados estaduais para que a Câmara Federal aprove a proposta de emenda constitucional nº 206/2012 que resgata a obrigatoriedade do diploma de jornalista e comunicador para o exercício da profissão. A deputada Ana Julia (PT) explicou que “o Grande Expediente de hoje foi para valorizar esta profissão tão importante e que leva o acesso à informação para nossas as nossas vidas, mas infelizmente vem sendo sistematicamente desvalorizada, precarizada e desrespeitada tudo por conta de um alastro de desinformação em prática crescente atualmente. Sobre o caráter obrigatório do diploma de jornalista, a deputada Ana Julia reforçou que apoia a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 206/2012 e se somará aos esforços “em sensibilizar os deputados federais do estado do Paraná para que votem a favor desta PEC e assim, espera que a Emenda Constitucional seja aprovada com a maior rapidez possível”. SONORA DEPUTADA ANA JULIA (PT)
Ver mais detalhesPresidente da Assembleia destaca trabalho da Comissão Especial que vai aperfeiçoar medidas de transparência no Legislativo
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), reforçou nesta segunda-feira (29) a importância de o Legislativo paranaense aperfeiçoar iniciativas que contribuem com o amplo acesso à informação. Traiano comentou a atuação da Comissão Especial criada pela Mesa Executiva do Poder Legislativo para aperfeiçoar e ampliar as medidas de transparência da Casa. Os nomes dos integrantes que vão compor o grupo foram divulgados no Diário Oficial da Assembleia da última sexta-feira (26). A Comissão vai atuar no monitoramento, supervisão e aperfeiçoamento dos procedimentos envolvidos na implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Desde fevereiro deste ano, a Assembleia vem implantando uma série de iniciativas que contribuem para ampliar, incentivar e proporcionar amplo acesso à informação. "Criamos uma Comissão permanente para fazer a análise dos procedimentos que ainda precisam ser melhorados. O objetivo é aprimorar cada vez mais a questão da transparência, fazendo com que esta Casa tenha transparência total. Quero crer que nós vamos galgar os primeiros lugares em relação à transparência em todo o Brasil. A Assembleia já avançou demais em relação a isso”, disse Traiano. SONORA PRESIDENTE ADEMAR TRAIANO Foram escolhidos para compor a Comissão os seguintes membros: Guilherme Ferraz Lewin (Diretoria Geral), Sergio Luis Loth Junior (Diretoria Geral), Fernando Paulo da Silva Maciel Filho (Controladoria Interna), Yara Lourenço de Oliveira Schmeil (Controladoria Interna), Ramon Miguel Pereira Sobreiro (Procuradoria Geral), Rodrigo Ribas (Diretoria de Pessoal), Marília Assis Baratter (Diretoria Administrativa) e Gustavo Chamecki Altheia de Melo (Diretoria de Comunicação). Os integrantes serão os responsáveis por implementar mecanismo de atualização permanente das ferramentas e canais de interlocução com a sociedade organizada e com os cidadãos. O objetivo é aprimorar ainda mais as ações que assegurem a consolidação da transparência no Parlamento estadual paranaense. Um estudo divulgado pela organização Transparência Internacional – Brasil apontou que a Assembleia Legislativa do Paraná teve um bom desempenho nas áreas de Governança e Comunicação. O levantamento “Índice de Transparência e Governança Pública da Transparência Internacional – Brasil” avalia pela primeira vez mecanismos de transparência, integridade e participação social dos legislativos estaduais. A Assembleia recebeu as melhores notas nos quesitos Comunicação (72,73), Governança (70,59) e Transparência Administrativa (63,89). O estudo também destaca a funcionalidade do aplicativo “Agora é Lei no Paraná”, que funciona como ferramenta de comunicação para ajudar o consumidor a conhecer as leis e cobrar seus direitos. A Assembleia Legislativa cumpriu com os princípios e diretrizes estabelecidas pela legislação e normas em vigor no período em que a pesquisa foi realizada. O acesso ao Portal da Transparência do Legislativo, por exemplo, permite que qualquer cidadão visualize os dados disponíveis, como informações relevantes sobre aplicação do dinheiro público, nomes e salários de servidores, licitações e balanço de despesas. Outra medida recente implantada pela Comissão Executiva, o projeto Assembleia Itinerante criou canal de proximidade com a população para ouvir demandas e reivindicações. A inciativa já foi realizada nas regiões de Londrina e Maringá. Durante a Assembleia Itinerante, a sociedade pode apresentar suas demandas presencialmente por meio de formulários ou por um QR Code que direciona o usuário ao site do Legislativo. No decorrer das edições da Assembleia Itinerante, são realizadas sessões especiais, audiências públicas, reuniões e encontro com lideranças e população. Até o final do ano, a proposta será levada a outras regiões do Estado.
Ver mais detalhesEspecialista faz alerta sobre os fatores que podem afetar a saúde mental
Tristeza, raiva, nojo, medo e alegria. São emoções que sentimos diariamente, mas quando é que essas emoções podem se tornar uma doença? É preciso ficar atento a essas emoções para saber se elas estão afetando nossa saúde mental a ponto de ser considerada uma doença. “É preciso ficar atento aos sinais para diferenciar a saúde mental normal do que é doença. É um mix de emoção que faz parte da vida e traz uma mensagem. É preciso aprender a escutar essas mensagens, saber lidar com essas situações”, alertou o psiquiatra e coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná/SESA, Ramon Cavalcanti Ceschim, durante palestra promovida pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, sobre saúde mental no ambiente e trabalho. SONORA DR. Ramon Cavalcanti Ceschim A palestra, que lotou o Auditório Legislativo da Casa, foi acompanhada por servidores e público em geral. Durante sua fala, o médico fez uma breve explanação sobre o que é a doença mental, os fatores que podem afetar a saúde mental e as formas de lidar com isso, em geral com a ajuda de um profissional. “Quando as emoções começam a interferir no funcionamento do dia a dia, acende a luz de alerta. Quando deixa de fazer algo que fazia antes, precisa buscar ajuda de um profissional. É preciso identificar as doenças precocemente e desenvolver um tratamento o quanto antes para evitar complicações”. Segundo Ceschim, após a pandemia houve um aumento de 25% em casos de transtorno mentais, como ansiedade e depressão. Fatores responsáveis por quase 60% dos casos de doenças mentais. Segundo a OMS, quase 1 bilhão de pessoas viviam no mundo com transtorno mental em 2019. No trabalho, disse o médico, é preciso ficar atento também aos fatores psicossociais, cognitivos, ambientais e organizacionais. “Grande parte da nossa vida a gente passa no ambiente de trabalho. Tem que pensar em todos esses aspectos. São fatores diversos, quando se fala de psicossocial, desde um ambiente muito ruidoso, fator de risco para o desenvolvimento de irritabilidade; você trabalhar em um ambiente onde o stress é muito alto, por exemplo, o operador de voo, que qualquer erro pode levar à queda de um avião. E também a falta de uma hierarquia dentro da organização pode contribuir. Pessoas que ficam sem saber a quem se portar. É preciso líderes bem capacitados para conseguir identificar quem não está bem dentro de suas funções. Ninguém pede para ter depressão”, finalizou. A íntegra da palestra do médico psiquiatra Ramon Cavalcanti Ceschim pode ser assistida no canal do Youtube da Assembleia Legislativa (https://www.youtube.com/live/XzkfiNxoT-w?feature=share).
Ver mais detalhesMarcha para Jesus foi aprovada como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Paraná
De autoria do deputado Ricardo Arruda (PL), o Projeto de Lei 196/2022 aprovado em duas discussões, torna a Marcha para Jesus patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado. Na próxima segunda-feira (29), o texto volta ao plenário para redação final, e depois irá para sanção do governador. A tradicional Marcha para Jesus, que acontece há alguns anos e no Paraná já faz parte do calendário oficial, é um evento pacífico que reúne diversas denominações evangélicas, no país e no mundo, e é aberto à participação de toda a população. Com várias atrações musicais e muita animação, o encontro representa a união das pessoas, e a comunhão de todos que acreditam em Jesus Cristo. A aprovação deste projeto de lei e a consequente inclusão do evento no patrimônio cultural imaterial do Estado, não apenas dará maior prestígio e notoriedade ao evento, atraindo mais participantes e favorecendo a economia, como afirma o compromisso da Casa Legislativa com a valorização da paz e do amor, na manifestação religiosa promovida por todos os cristãos espalhados pelo Estado do Paraná. “É muito mais do que uma caminhada. Vamos às ruas para levar o amor de Deus às pessoas carentes e mostrar à nossa cidade, ao Estado e ao Brasil que, somos um só povo, declarando que Jesus Cristo é o Senhor. Por isso, é muito importante a aprovação deste projeto para todos nós evangélicos”, explica o deputado Ricardo Arruda. Os coautores do projeto são os deputados estaduais, Alexandre Amaro; Cantora Mara Lima; Flávia Francischini; Fábio Oliveira; Artagão Junior; Gilson de Souza e Delegado Tito Barichello. SONORA DEPUTADO RICARDO ARRUDA (PL)
Ver mais detalhesAudiência reforça necessidade de formação continuada para assegurar Atendimento Educacional Especializado no Paraná
Encontro proposto pela deputada Ana Julia (PT), em conjunto com a vereadora Professora Josete, reuniu especialistas, profissionais da área, famílias e pessoas com deficiência para melhorar inclusão o suporte aos alunos paranaenses. SONORA DEPUTADA ANA JULIA (PT)
Ver mais detalhesSemana de Conscientização sobre a Esquizofrenia
A Assembleia Legislativa do Paraná está iluminada de verde durante a Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia. A doença atinge 1,6 milhão de brasileiros e é a terceira causa de perda de qualidade de vida entre os 15 e 44 anos de idade segundo a Organização Mundial da Saúde. SONORA DEPUTADA MARIA VICTÓRIA (PP) - SEGUNDA SECRETÁRIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA A esquizofrenia é caracterizada pela dissociação do que é real e o que é imaginário. As alucinações provocam alterações de percepção como ouvir vozes, ter visões e sensações que outras pessoas não têm e delírios. Condição que pode afetar o relacionamento interpessoal. Sem cura, a doença pode ser controlada com tratamento adequado. A iluminação do prédio da Assembleia Legislativa na cor alusiva a campanha foi um pedido da Associação Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia ao deputado Pedro Paulo Bazana.
Ver mais detalhesJosé Clementino de Sousa Filho é o novo Cidadão Honorário do Paraná
O projeto de Lei nº 347/2022 de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), reconhece a trajetória e forte contribuição para o desenvolvimento do setor industrial paranaense ao empresário José Clementino de Sousa Filho, fundador e diretor da empresa Tequaly Soluções Industriais. A solenidade aconteceu nesta terça-feira (23), no Plenário Deputado Waldemar Daros, em cumprimento a Lei estadual nº 21.264 de 08 de novembro de 2022 (Publicada no Diário Oficial Nº 11296 de 8/11/2022), aprovada por unanimidade por todos os deputados da Casa. Compuseram a mesa na Sessão Solene, o presidente do Poder Legislativo do estado do Paraná, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Alexandre Curi; o homenageado senhor José Clementino de Sousa Filho; a procuradora especial da Mulher da Assembleia Legislativa, deputada Cloara Pinheiro (PSD); o diretor administrativo e financeiro da empresa Tequaly, senhor Maurício Fernandes e o diretor de operações da empresa Tequaly, senhor Christiano Lopes. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD) declarou que “a escolha deste nome é uma homenagem a uma figura vencedora, tem uma história brilhante, de funcionário virou patrão, gera centenas de empregos e tem uma empresa que hoje ganha uma projeção nacional, além do trabalho social que a empresa promove e em razão disso entendemos que é justo prestar esta homenagem”. SONORA PRESIDENTE ADEMAR TRAIANO (PSD) O homenageado Senhor José Clementino de Sousa Filho disse que “é um motivo de muito orgulho, me sinto muito honrado. Eu acho que eu planejei tudo na minha vida, menos um dia como esse”. Para aqueles que estão começando a empreender o senhor José aconselhou “a ter coragem, determinação e fé, porque o limite para chagar ao sucesso está na nossa mente, uma vez liberada, nós conseguimos tudo”. Durante o discurso, o homenageado falou sobre o trabalho realizado por ele na Escola Mercedes Stresser, que atua na Educação Especial. “Cheguei no sucesso enquanto empresário. Mas o meu olhar social, o meu propósito, ainda não tinha sido atendido. Eu olhei e pensei: eu construí tudo, mas ainda faltava alguma coisa. Eu sempre olhei pelo outro. Isso existia dentro de mim. Eu acredito que a riqueza vem com um propósito. Eu já ajusei muitas instituições, mas eu precisava ter mais confiança e segurança. Foi aí que me deparei com um grande desafio, que é (Escola) Mercedes Stresser. Aí eu pude observar que ali tinha significado”, disse Sousa Filho, que ajudou a construir o novo prédio da instituição com 3.861,15 m2 e com capacidade para cerca de 500 alunos. “Depois dessa homenagem, quero dizer que eu também sou bicho do Paraná”, concluiu o novo cidadão benemérito do estado. Homenagem dos Irmãos Em nome de todos os irmãos do Sr. José Clementino, a irmã Rita Maria de Sousa enviou mensagem reconhecendo o carinho e apoio que toda família sempre recebeu: “Hoje, em meio a todas as dificuldades e desafios que a vida nos apresenta, é importante lembrar daqueles que nos inspiram a nunca desistir, a lutar sempre por nossos sonhos e a nunca deixar de cuidar daqueles que amamos. José Clementino de Sousa Filho é um desses exemplos de vida que nos fazem acreditar na força da determinação e do amor. De uma família humilde, ele sempre soube valorizar as coisas simples da vida, como as brincadeiras no campo e a convivência com os amigos. Mas, mesmo diante das adversidades, José nunca perdeu a sua essência. Desde cedo, ele demonstrava características de honradez, estratégia e confiança, traços que permanecem até hoje e que o tornaram um líder nato. A coragem de nosso irmão já salvou nossas vidas. Dois de nós quase perdemos a vida afogados no rio, não fosse José, que sem medir esforços mergulhou para nos tirar de lá. Com muito esforço e dedicação, ele conquistou o seu espaço no mundo dos negócios, mas nunca deixou de lado a sua família e os amigos de infância. Pelo contrário, ele sempre esteve presente em suas vidas, oferecendo apoio e carinho em todos os momentos. José Clementino de Sousa Filho é um exemplo de vida que nos inspira a nunca desistir dos nossos sonhos, a lutar sempre pelo que acreditamos e a valorizar as coisas simples e preciosas da vida, como a família, os amigos e o amor. Que sua história continue a nos emocionar e inspirar por muitos e muitos anos. Mesmo nós, não estando presentes neste momento tão especial, saiba que seus genitores Maria e José (in memoriam) celebram dizendo: VALEU A PENA”. Biografia José Clementino de Sousa Filho nasceu no dia 13 de outubro de 1955 na zona rural de Araçatuba, cidade localizada no Estado de São Paulo. De família humilde de origem nordestina, é o 5º filho de Maria Bertolina e de José Clementino. Aos 18 anos de idade migrou do interior para a capital, com o objetivo de ter uma vida melhor. Já na cidade de São Paulo começou a trabalhar como ajudante de caminhoneiro em uma distribuidora de combustível. Neste período também começou o curso técnico em mecânica. Já com uma nova profissão ingressou no ramo metalúrgico, exercendo as atividades de ajustador, ferramenteiro e desenhista projetista. Na crise dos anos 80, sem emprego, José passou a trabalhar como vendedor ambulante, oferecendo roupas e panelas de porta em porta. Na sequência José voltou ao mercado de trabalho e, após doze anos, em 1995, teve a ideia de fundar uma empresa de inspeção chamada Tequaly, com o slogan “soluções de qualidade”, o que ocorreu em fevereiro de 1996. No ano de 1998 a Tequaly passou a fabricar equipamentos sob encomenda. Em 2005, além de fabricar, a Tequaly passou a realizar a manutenção e, em seguida, a montagem de equipamentos. Em 2014 o empresário uniu todos estes serviços e criou a Soluções 360º, que atende empresas do início ao fim de um projeto. Já em 2017, após a aquisição de uma empresa de engenharia, o empresário José Clementino de Sousa Filho passou a trabalhar atendendo todas as necessidades que indústrias de processo necessitam, desta forma, a empresa mudou para um espaço com mais de 100 mil m² de área. Chama atenção o fato de que neste mesmo lugar José Clementino exerceu a atividade de operário, trabalhando no chão de fábrica. Atualmente a Tequaly passa por um processo de reposicionamento da marca no mercado, com grandes mudanças visuais e verbais, com o objetivo de intensificar ainda mais o trabalho realizado há mais de 26 anos. A empresa possui um quadro de 1.500 colaboradores, todos altamente qualificados nas mais diversas áreas de atuação, que executam suas atividades dentro e fora de um extenso complexo fabril. A empresa paranaense Tequaly atua em dezessete estados do Brasil e dois países da América Latina, além de possuir parcerias estratégicas na Ásia e na América do Norte. José Clementino de Sousa Filho é atualmente Presidente da Tequaly, empresa considerada hoje como sendo uma das principais fornecedoras do mercado industrial brasileiro. Há mais de vinte anos José Clementino de Sousa Filho preserva cuidadosamente a história industrial da organização e ao mesmo tempo inspira os líderes de diversas gerações a se desenvolverem.
Ver mais detalhesCorregedoria entrega ao Conselho de Ética relatório referente aos deputados Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL)
O Corregedor da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Artagão Junior (PSD), anunciou durante a sessão plenária desta terça-feira (23) a decisão do grupo de trabalho de encaminhar ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar o relatório para a abertura de procedimento disciplinar e responsabilização dos deputados Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL). Este é o segundo parecer, de cinco casos enviados à Corregedoria, envolvendo troca de ofensas entre os dois parlamentares. “Neste caso específico, dentro da análise e transcrição de cada discurso ficou evidente os termos, acusações, imputações e adjetivos inadequados à postura e que podem, sem nenhuma dúvida, caracterizar quebra de decoro parlamentar”, avaliou Artagão. “Dentro deste contexto, decidimos encaminhar ao Conselho de Ética tanto o deputado Renato Freitas, como o deputado Ricardo Arruda”, acrescentou. SONORA DEPUTADO ARTAGÃO JUNIOR -Corregedor da Assembleia Legislativa do Paraná O presidente do Conselho é o deputado Delegado Jacovós (PL), que está em licença médica. Através da assessoria, ele informou que, a partir do momento em que receber os autos do processo, será feita uma reunião para o sorteio de um relator e o “mesmo deve apresentar um parecer em até 30 dias, podendo decidir pelo arquivamento ou pela aplicação de sanções”. Ele ainda explicou que, como o deputado Renato Freitas integra o Conselho de Ética, ele será substituído pela suplente, deputada Ana Julia (PT). Completam o grupo titular os deputados Tercilio Turini (PSD), Matheus Vermelho (PP) e do Carmo (União). O relatório será votado por cinco parlamentares. Histórico No dia 17 de maio, o corregedor Artagão Junior havia apresentado a decisão final do órgão, de não encaminhar ao Conselho de Ética o primeiro caso analisado pelo grupo de trabalho envolvendo Freitas e Arruda. “Nos manifestamos apenas a respeito do primeiro deles, protocolado pelo deputado Ricardo Arruda em face ao deputado Renato Freitas, no sentido de uma possível ameaça. Nós juntamos todos os documentos, as transcrições, áudios, vídeos e todas as circunstâncias. No contexto das falas, a Corregedoria não encontrou elementos suficientes para encaminhar esta denúncia, esta representação ao Conselho de Ética”, declarou. Ordem do dia Durante a sessão, os deputados aprovaram dois projetos em segundo turno de votação. A proposição 241/2023, assinada pela deputada Ana Júlia (PT), transforma as Batalhas Culturais de Rima em Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. A iniciativa, que recebeu emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), define que o Poder Executivo Estadual poderá incentivar políticas públicas voltadas à difusão das Batalhas Culturais de Rima, bem como realizar eventos para divulgar a cultura Hip Hop. Também avançou o projeto 67/2023 que declara a Cultura “Pop” como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná. O texto, assinado pelo deputado Adão Litro (PSD). Marcha para Jesus Em primeira votação, os deputados votaram favoravelmente ao projeto 196/2022, que declara o evento Marcha para Jesus, como patrimônio cultural de natureza imaterial Paraná. A iniciativa do deputado Ricardo Arruda (PL), ganhou a adesão como coautores das deputadas Cantora Mara Lima (Republicanos) e Flavia Francischini (União) e dos deputados Alexandre Amaro (Republicanos), Fabio Oliveira (Podemos), Artagão Junior, Gilson de Souza (PL), e Delegado Tito Barichello (União). Segundo o texto, compete ao Estado estimular, apoiar, preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas, inclusive as iniciativas populares. O texto explica que a Marcha Para Jesus é um “evento pacífico que reúne igrejas cristãs do país e do mundo e é aberto à participação de toda a população. Com várias atrações musicais e muita animação, o encontro representa a união das pessoas, a comunhão de todos que acreditam em Jesus Cristo. Estima-se que ela ocorra em mais de 200 países”. Também passou em primeira discussão iniciativas que concedem o título de utilidade pública a duas instituições. Por proposição do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), o projeto 545/2022 atenderá a Associação Nossa Senhora da Divina Providência, de Cambará. A entidade presta serviços de assistência social no município desde 2015, no tratamento de dependentes químicos e no acolhimento de pessoas em situação de rua. Já o projeto 246/2023, do deputado Tiago Amaral (PSD), se destina à Associação Projeto Recrutando Vidas (APROREV), de Londrina. A justificativa explica que a entidade foi fundada com intuito exercer a função de proteção e amparo à família, a infância, a maternidade, a adolescência, a velhice, e a todo aquele que se encontrar em risco social. Também do deputado Tiago Amaral, a proposta 402/2023, denomina Thiago Borges de Carvalho o Centro de Treinamento e Instrução – Base Soe, em Londrina. O item 6, que tratava do veto governamental ao projeto 638/2023, foi retirado de pauta. Transmissão Os deputados voltam a se reunir nesta quarta-feira (24) e a sessão plenária começa às 9h30, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia por meio do canal 10.2, em TV aberta, e do canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Ver mais detalhesProposta pretende criar protocolo para comunicação de familiares de vítimas de acidentes fatais
O Paraná pode se tornar referência na comunicação às famílias de vítimas fatais de acidentes de trânsito. Uma audiência pública realizada nesta terça-feira (23) na Assembleia Legislativa do Paraná debateu a criação e implantação de um protocolo integrado de comunicação aos familiares de pessoas mortas no estado. Proposto pelo deputado Goura (PDT), o encontro contou com a participação de representantes de órgãos de trânsito, de segurança pública, entidades de classe e especialistas. Os presentes discutiram a regulamentação de procedimentos para este tipo de comunicação, inédito no país. Durante a audiência, foi apresentada a proposta da minuta de um projeto que pretende estabelecer procedimentos para comunicação dos familiares de vítimas fatais decorrente de sinistros de trânsito a serem adotados pelos órgãos de segurança pública. A regulamentação tem o objetivo de estabelecer e padronizar, de forma integrada, procedimentos de comunicação. O texto determina que a comunicação deverá ser realizada por profissionais habilitados na função. Também coloca que os órgãos de segurança pública deverão conter, de forma independente ou integrada, uma equipe multidisciplinar especializada. Esta equipe deverá ser composta, por exemplo, de profissionais como assistentes sociais e psicólogos. Os termos iniciais do texto, que traz uma série de outros pontos, foram debatidos pelos presentes, que ofereceram de sugestões e alterações. Os apontamentos serão recolhidos pra aprimoramento da proposta. O deputado Goura reforçou a necessidade de criação de uma política pública, por meio de um protocolo humanizado, para comunicar os familiares de vítimas fatais. “É uma situação muito dramática e trágica que exige uma postura sensível por parte do poder público. Discutimos juntos quais os melhores protocolos para que essa situação seja contemplada. Avançamos bastante desde a proposta inicial. A contribuição de todos é importante para a criação de uma lei efetiva, humanizando o serviço público e avançando nos princípios da não violência”, disse. SONORA DEPUTADO GOURA O delegado da Delegacia de Trânsito de Curitiba (Dedetran), Edgar Dias Santana, é o responsável pela elaboração do protocolo de comunicação. Durante a audiência, ele detalhou pontos do texto. “Diante da quantidade relevante de mortes que ocorrem no trânsito, o departamento da Polícia Civil solicitou que elaborássemos um protocolo de fluxo em relação à forma de se comunicar aos familiares das vítimas. Elaboramos este protocolo que visa justamente uma comunicação humanizada. Esperamos com isso trazer o mínimo de conforto para os parentes e familiares das vítimas fatais. Por isso, debatemos quem participará deste setor que será criado para que possamos estabelecer a logística e a dinâmica da comunicação”, explicou. Ele esclareceu que hoje, ao chegar a um acidente, o Dedetran isola o e aciona a Polícia Civil, que comunica o Instituto Médico Legal (IML). Após a identificação de testemunhas e a coleta elementos, há a elaboração ao laudo pericial. A partir deste momento a vítima fatal é identificada. Devido a este procedimento, poucas vezes é realizado o contato com familiares, que acabam sabendo dos acidentes por outras fontes, como imprensa, IML ou delegacias. “Nossos policiais não são treinados para esse tipo de comunicação”, comentou. De acordo com Santana, o protocolo estabelece de que forma deve ocorrer a comunicação. Segundo ele, o Estado deve proporcionar suporte e atuar imediatamente, comunicando o óbito e fornecendo todo o apoio emocional e orientando nas questões administrativas. “O protocolo deve colocado em prática de forma humanizada, célere e com dignidade”, destacou. Colaborações O secretário municipal de Defesa Social de Trânsito, Péricles de Matos, reforçou a importância de instituição de regras para comunicação das famílias. “O protocolo é importante para que o serviço público recupere a sua humanidade. Isso é de extrema importância, pois dá um atendimento humano a quem teve um trauma. Quando trazemos dados estatísticos referentes ao trânsito, precisamos levar que cada número que aparece nessa estatística é de uma vítima com família”, comentou. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fernando Cesar Oliveira, definiu a questão como “complexa e ao mesmo tempo sensível”. “Os órgãos de segurança, assim como as equipes de resgate de salvamento e a imprensa, têm uma responsabilidade de tratar muito bem essa informação. É fundamental que a informação seja precisa e ágil e seja transmitida também de forma humanizada”. O tenente coronel Emmanuel Benghi Pinto, chefe da Seção de Planejamento e Operações do Corpo de Bombeiros do Paraná, lembrou que, nestes casos, a responsabilidade do órgão é de apoio, no regaste do cadáver, quando o corpo é entregue à polícia científica e ao IML para identificação oficial. “A informação à família só poder ser feita após a identificação positiva do corpo. Acho muito difícil o policial dar essa informação apropriada sem a identificação da Polícia Cientifica. Só após isso é possível fazer a busca ativa da família”, lembrou. O diretor operacional da Polícia Científica do Paraná, Ciro José Cardoso Pimenta, explicou que a reponsabilidade do órgão em toda esta questão é grande, pois a vítima de morte violenta tem de passar pela necropsia. Ele também reforçou que a comunicação só é possível após a identificação da vítima. “A partir de 2019, com a abertura de novas unidades da Polícia Científica, passamos atender in loco. A perícia vai ao local e dá subsídios para Polícia Civil investigar. Na maioria dos casos, quando as vítimas vão para o necrotério, as famílias já fizeram a identificação. Raramente um corpo chega sem identificação. Só poderemos fazer a comunicação após a busca ativa”, disse. A delegada civil e chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Camila Chies Cecconello, tratou dos procedimentos realizados no órgão. Já a Capitã Caroline Bail Rodrigues, chefe da Sessão de Assistência Social da Policia Militar do Paraná, falou sobre como a corporação atende aos polícias em contato com traumas. Entidades Muitas vezes, em casos acidentes com mortes, a imprensa é a primeira a identificar e noticiar as vítimas. Por isso, a diretora Executiva do Sindicato dos Jornalistas dos Profissionais do Paraná (Sindjor), Silvia Valim, disse que a cobertura da imprensa nestes casos deveria seguir o código de ética dos jornalistas brasileiros. “Em caso de morte, a família deve ser avisado por profissionais qualificados e não pela imprensa, como muitas vezes ocorre. Infelizmente, muitos meios de comunicação violam garantias constitucionais. Essas empresas passam por cima de procedimentos básicos, como saber se a família já tem a notícia, o que incorre em uma grave violação ética”, observou. A conselheira do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP), Ana Ligia Bragueto Costa, frisou a importância de uma abordagem humanizada. “Precisamos considerar que vivemos em um país violento. Por isso, entendemos que é preciso levar em conta essa situação na elaboração do protocolo em discussão. Empatia e o cuidado deve ser regra no trato com qualquer pessoa. Não há dúvidas de que a notícia da morte deva ser transmitida com preparo. Por isso, a reponsabilidade não deve ser designada à profissionais sem conhecimento específico e técnico”, afirmou. Já Marluz Lacerda Dalledone, presidente da Comissão de Apoio às Vítimas de Crimes da Ordem Dos Advogados Do Brasil (OAB-PR), destacou a importância da comunicação do óbito de forma integrada e humanizada. “O projeto é uma iniciativa louvável. O Estado deve minimizar o sofrimento das vítimas. Entendemos que a comunicação humanizada é dever do Estado e direito do cidadão”, encerrou.
Ver mais detalhesRegulamentação da Telessaúde no Paraná é debatida na Assembleia Legislativa
Nesta terça-feira (23), aconteceu, no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, a audiência pública proposta pela líder do Bloco da Saúde, deputada Márcia Huçulak (PSD) e pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Tiago Amaral (PSD). O encontro teve por objetivo debater a regulamentação da modalidade telessaúde no estado do Paraná. A expressão telessaúde define serviços realizados por meio virtual (como telechamadas) e incluem, por exemplo, teleconsulta, telediagnóstico, telecirurgia, telemonitoramento e teletriagem. Compuseram a mesa, além dos anfitriões, os deputados Fabio Oliveira (Podemos), Tercílio Turini (PSD), Doutor Antenor (PT) e Soldado Adriano José (PP). Também integraram a mesa a secretária Municipal de Saúde, senhora Beatriz Battistela Nadas; a superintendente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (FEMIPA), senhora Rosita Marcia Wilner; o gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional e conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná, doutor Carlos Roberto Naufel Júnior; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN), senhora Clareza Marluz Silva; a diretora superintendente do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HUEL), enfermeira Vivian Feijó; o assessor técnico do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR), senhor João Felipe Marques e o representante do Conselho Municipal de Saúde, senhor Woldir Wosiacki Filho. O projeto de Lei nº 116/2023 proposto pela deputada Marcia Huçulak (PSD) tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e dispõe sobre a prática da telessaúde no estado do Paraná, garantindo os princípios da ética dos profissionais de saúde, a segurança dos pacientes, além da privacidade, confidencialidade e integridade dos dados. A deputada Márcia Huçulak explicou que “o telessaúde existe no Brasil desde 2007 e o momento agora é de nós avançarmos no uso da tecnologia a serviço da vida e o objetivo primordial é diminuir distâncias, muitas vezes não há necessidade de um paciente sair do interior apenas para um retorno de uma consulta ou uma triagem porque antes dele vir já pediu um exame”. SONORA DEPUTADA MÁRCIA HUÇULAK “A regulamentação vem justamente para isso, para dar segurança para o paciente e para os profissionais de saúde, não é possível apenas pegar um celular e ir fazendo consulta, precisa ter registro, cadastro e a guarda destes dados para o acompanhamento de todo tratamento”, completou a deputada Márcia. Para o deputado Tiago Amaral, a relevância deste projeto de Lei é “ímpar porque a realidade da tecnologia está na medicina e a gente precisa avançar naquilo que precisa ser regulamentado. Durante a pandemia a regulamentação aconteceu de forma provisória e a gente pôde perceber na prática o quão importante é este novo sistema para a nossa atual realidade. Esta audiência vem justamente para todos entenderem aquilo que está sendo proposto, incrementar se for necessário e assim reforçamos a nossa preocupação pela qualidade do processo legislativo”. O presidente da Comissão de Saúde Pública, Tercílio Turini (PSD), manifestou apoio incondicional da Comissão para o projeto e ressaltou que “não podemos considerar a tecnologia como uma substituição e transformar em único serviço ofertado para a população. É imprescindível o exame físico do paciente, não se está medindo a pressão arterial do paciente, por exemplo. Ao mesmo tempo que devemos ter o uso da telessaúde como suporte de atendimento, não podemos precarizar o atendimento em alguns segmentos. É um avanço, mas a regulamentação é necessária como precaução para manutenção a qualidade do atendimento”. O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado Fabio Oliveira (Podemos), disse que “hoje nada acontece no mundo que não envolva a tecnologia, então quando falamos em telessaúde fica claro a necessidade de regulamentação, se não olharmos para essas novas modalidade com a importância que ela exige, será um grande erro que nós vamos cometer. Coloco a Comissão de Ciência e Tecnologia a disposição dos deputados proponentes deste importante projeto de Lei para o que for necessário para melhorarmos a o telessaúde no estado do Paraná”. O deputado Doutor Antenor (PT) ressaltou que “muitas localidades do interior ainda carecem do acesso à tecnologia e se fazemos uma regulamentação como esta, o estado será obrigado a criar as condições tecnológicas senão ficaremos fadados a utilização apenas nos grandes centros”. Já o deputado Soldado Adriano José (PP), pontuou que “tudo que se vai debater que envolva saúde é de extrema importância, porque quando nós, deputados, viajamos pelo nosso estado o que mais vemos são demandas pelas questões de saúde, então uma audiência pública como esta que pretende ampliar os atendimentos e diminuir as filas é de extrema importância para todos”. A telessaúde trata do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes e, como componente da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), e sua interação com os demais níveis de atenção fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS. Para a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN), senhora Clareza Marluz Silva, “após a pandemia do Covid-19 a enfermagem teve que se modificar, se reestruturar e alinhar-se com as necessidades da sociedade. Mesmo antes da pandemia a gente já estava fazendo estes atendimentos on line do telessaúde, telemonitoramento, teleatendimento. Hoje o Conselho Federal de enfermagem já tem uma resolução federal habilitando a teleenfermagem e hoje com a deputada Márcia fazendo esta regulamentação estadual isso fortalece ainda mais e nos dá segurança no desempenho das nossas funções”. A secretária Municipal de Saúde Beatriz Battistela Nadas, afirmou que “durante a pandemia nós precisávamos orientar a população que evitasse circular com sintomas leves e identificamos assim, que a potencial forma de atender as pessoas era por telefone e por videoconsulta. Desde o primeiro caso já iniciamos esta modalidade de atendimento. Certamente, fomos nesses três anos e meio, aperfeiçoando e ampliando os atendimentos. A regulamentação vem exatamente para estabelecer fluxos ambulatoriais definidos e com responsabilidades. A vídeo consulta não substitui os atendimentos presenciais, ela é uma nova forma de se prestar serviço”. O projeto de lei segue atendendo esta demanda e encontra-se sob análise da Comissão de Constituição e Justiça, seguindo os trâmites regimentais até votação definitiva em Plenário e justifica a emergência de se tratar o tema. “É incontroverso que a pandemia da Covid-19 se tornou um grande desafio ao mundo e aos sistemas de saúde, pela exponencial velocidade de óbitos, da criticidade de pacientes idosos e com comorbidades e a necessidade de atendimentos de urgência”, diz o texto. “Com o objetivo de inibir e controlar a propagação de infecções, conforme a ocasião exigia, foram adotadas medidas restritivas à mobilidade de pessoas, como isolamento social e quarentena. Esta situação levou as autoridades sanitárias, em caráter excepcional e transitório, liberar a telessaúde no Brasil possibilitando a assistência médica e mantendo o distanciamento social, colaborando para o controle da pandemia”, ressalta a justificativa da matéria. “As experiências adquiridas com a pandemia e o uso da telessaúde comprovaram a sua eficiência, possibilitando uma resposta pontual ao paciente, permitindo ao profissional de saúde personalizar o tratamento e intervir em tempo hábil, reduzindo significativamente o número de visitas do paciente ao médico, o que per si reflete em significativa redução de custos da assistência à saúde”, justifica o texto do projeto de lei.
Ver mais detalhesValorização das batalhas de rima e da cultura pop avança no Poder Legislativo
A promoção cultural do Hip Hop e do pop avançou na Assembleia Legislativa. Os deputados aprovaram projetos que elevam as batalhas culturais de rima e a cultura pop à categoria de patrimônio cultural imaterial no Paraná. Os itens começaram a tramitar no Plenário, na sessão desta segunda-feira (22). A proposição 241/2023 é assinada pela deputada Ana Júlia (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude e trata das Batalhas Culturais de Rima – eventos culturais que acontecem em praças, pistas de skate, locais privados e espaços públicos. Trata-se de uma disputa de versos, onde os “MC’s” (mestres de cerimônia) se enfrentam. Quem executa os melhores versos, contando com apoio e votação da torcida, vence. “Falo com muita alegria sobre este projeto. Vários líderes dos movimentos presentes aqui na Assembleia, para acompanhar esta votação. Uma iniciativa intimamente ligada com a juventude e que impacta 50 mil pessoas. Um projeto construído a muitas mãos, que fazem da cultura hip hop, que completa 50 anos, e das batalhas de rima um instrumento que salva vidas através da cultura e da expressão genuína de todos esses jovens”, declarou Ana Júlia. SONORA DEP. ANA JULIA (PT) A iniciativa, que recebeu emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), define que o Poder Executivo Estadual poderá incentivar políticas públicas voltadas à difusão das Batalhas Culturais de Rima, bem como realizar eventos para divulgar a cultura Hip Hop. O incentivo poderá ser realizado via editais públicos e outros procedimentos licitatórios, destinação de recursos próprios para esta finalidade, realização de eventos, bem como quaisquer outros meios, a critério do Governo. Com o mesmo propósito, o projeto 67/2023, declara a Cultura “Pop” como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Paraná. O texto, assinado pelo deputado Adão Litro (PSD) também foi aprovado em primeiro turno. O parlamentar justifica que a cultura Pop reúne amantes da tecnologia, jogos, RPG, inteligência artificial, ficção científica, histórias em quadrinhos, cinema, séries e música. O parlamentar cita, ainda, que Curitiba recebeu oficialmente um título que já ostentava nas redes sociais e entre os milhares de jovens e consumidores do gênero e se tornou a Capital Geek do Brasil.
Ver mais detalhesManifestação durante Grande Expediente alerta para perigos do fascismo
O espaço do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná desta segunda-feira (22) foi utilizado como alerta para os perigos do fascismo e do neonazismo crescente no estado e no país. A jornalista e radialista Noemi Osna Carriconde, do grupo Judeus Progressistas de Curitiba, leu Declaração Internacional do 80º Aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia. O documento lembra a revolta de judeus, ocorrida em 1943 na Polônia, contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A oradora foi agraciada com um diploma de menção honrosa confeccionado pela Assembleia. A proposição é do deputado Goura (PDT). A Declaração Internacional do 80º Aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia é uma homenagem ao legado deixado por combatentes, mártires, vítimas e sobreviventes contra o nazismo e o fascismo. O documento faz um alerta sobre as novas ameaças criminosas da guerra e contra o imperialismo, reforçando a luta pela paz, pela humanidade, pela liberdade dos povos, pelo progresso, pelo respeito aos Direitos Humanos Universais. A carta é assinada por entidades judaico-progressistas e democráticas de diversos países. De acordo com o proponente, deputado Goura (PDT), a data histórica representa uma das mais importantes manifestações da resistência judaica durante o Holocausto. Para ele, lembrar os 80 anos do Levante de Varsóvia se mostra atual porque as lutas contra o nazismo, o fascismo e o neonazismo são constantes e necessárias. “Vamos lembrar o octogésimo aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia, considerado um dos mais emblemáticos atos de resistência judaica. Esta é uma declaração importante e relevante, pois ainda lutamos contra nazismo, fascismo e o neonazismo. Há hoje no Brasil movimentos neonazistas em 22 estados e Distrito Federal. O Paraná está em terceiro lugar, com mais de 190 células neonazistas. Já Curitiba é terceira cidade do país com mais células neonazistas. Por isso a importância de lembrarmo-nos desta data. Precisamos lutar contra o fascismo e os discursos de ódio e violência todos os dias”, destacou Goura. Noemi Osna Carriconde lembrou que a história ocorrida há 80 anos ainda ecoa na vida de pessoas marginalizadas e discriminadas em todo o mundo. “O Levante do Gueto de Varsóvia frente à barbárie nazista já pertence ao patrimônio da Humanidade. Hoje, mais que nunca, devemos lembrar aqueles que combateram no Gueto de Varsóvia, resgatar seus valores coletivos: a vida, a dignidade humana, a rebeldia de oprimidos contra opressores, a liberdade, a responsabilidade, a solidariedade, o respeito pela diferença, a justiça e igualdade. Devemos também os transmitir às novas gerações, pois hoje, mais do que em qualquer outro momento, cada ação solidária para com a vida contribui para forjar uma sociedade justa e humana”, frisou a representante do grupo Judeus Progressistas de Curitiba. SONORA deputado Goura (PDT) + Noemi Osna Carriconde
Ver mais detalhesSão João Paulo II e instituições católicas recebem homenagem na Assembleia
Para lembrar a trajetória do “único Santo que esteve em Curitiba”, a Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta quinta-feira (18), uma Sessão Solene para homenagear São João Paulo II, exatamente no dia do seu nascimento. Proposto pelo deputado Ney Leprevost (União), o evento ainda homenageou instituições católicas que se destacam por serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. SONORA NEY LEPREVOST (UNIÃO) Leprevost destacou que São João Paulo II, além de grande líder religioso, foi também um estadista, corresponsável pela derrubada de regimes totalitários e pela queda do Muro de Berlim. “Na minha vida política fiz um propósito de sempre relembrar a memória de Carol Wojtyła, o Papa João Paulo II, hoje já canonizado como São João Paulo II. Um homem que, através dos seus exemplos de vida, fez com que muitas pessoas se inspirassem a praticar os ensinamentos de Jesus Cristo, de perdão. O Papa perdoou até o homem que atirou contra ele, um exemplo de amor ao próximo, de construção de pontes, de benevolência”, destacou o deputado. “Além disso, até onde eu pude apurar, João Paulo II é o único santo que esteve em Curitiba, que pisou na nossa cidade. Curitiba ama João Paulo II. Não é à toa que existe aqui um bosque com o nome dele, uma casa polonesa e nós temos de sempre reverenciar a memória daqueles que fizeram história para o lado do bem, do amor e da solidariedade”, reforçou. O capelão da Assembleia e diretor-geral do Asilo São Vicente de Paulo, Padre José Aparecido lembrou experiência de ter recebido o então Papa em Curitiba. “Nós estamos falando de um santo, que nós temos a honra de poder ter o acolhido em 1980, nesta Praça Nossa Senhora de Salete, na maior concentração pública nós tivemos em Curitiba”, relembrou. “Um homem de Deus, como ele é conhecido, como foi acolhido e amado pelo povo. Um homem que quando chegava a um país, beijava o solo em reconhecimento e respeito a todos. Uma liderança que mostrou um coração aberto para levar uma mensagem e não só para nós, cristãos e católicos, mas para os homens e mulheres de todos os templos para que pudesse mostrar o caminho do reino de Deus”, afirmou o padre, que recebeu a homenagem em nome de todas as lideranças religiosas presentes. “Uma sensação agradável e gratificante quando a gente presta homenagem às pessoas que se destacaram e queremos compartilhar a alegria, o agradecimento, o reconhecimento de quem faz o bem a nossa cidade. E depois, também, quero homenagear João Paulo II. Tenho razões para estar presente porque fui nomeado bispo por ele há 25 anos”, contou o provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho. Uma das homenageadas foi a coordenadora do Bosque do Papa e representante da Missão Católica Polonesa, Danuta Lisicki de Abreu. “Quero agradecer a oportunidade ao deputado Ney Leprevost, pelo auxílio que sempre tem prestado à comunidade polonesa. Estive com o Santo Padre João Paulo II duas vezes. E ele deixou um recado carinhoso a todos, especialmente aos que visitem o Bosque do Papa: que seja sempre o local da paz, da união e da benção divina que ele deixou na capela, e que todos os credos e nacionalidades levem um pouquinho daquela benção”, citou. Também compuseram a mesa o diretor de Unidades Próprias da Secretaria Estadual da Saúde, Guilherme Graziani, representando o secretário Beto Preto; e o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) História Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Wojtyla foi eleito Papa em 16 de outubro de 1978, no conclave que sucedeu a morte do Papa João Paulo I. Era a primeira vez, em cerca de 450, que um Papa não italiano foi eleito. Manteve discurso conciliador e pacificador, mediando a paz em várias situações de conflito. Nos últimos anos de vida, lutou contra o Parkinson. Morreu em 2 de abril de 2005. João Paulo II foi beatificado no dia 1 de maio de 2011, por seu sucessor imediato, Bento XVI, e canonizado pelo Papa Francisco, em 27 de abril de 2014. Em Curitiba Em 2020, foram celebrados os 40 anos da visita do então papa João Paulo II à capital paranaense. O Papa polonês visitava o Brasil pela primeira vez em 1980, quando percorreu quase 15 mil quilômetros e conheceu 13 cidades em 13 dias. Curitiba esteve entre elas. No dia 5 de julho, percorreu as ruas da capital até chegar ao Estádio Couto Pereira, local para onde falou para mais de 60 mil pessoas e viu apresentações artísticas, incluindo danças polonesas. No dia seguinte, 6 de julho de 1980, presidiu a Santa Missa no Centro Cívico de Curitiba, com grande público, estimado em 500 mil pessoas.
Ver mais detalhesPolíticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba são apresentadas em palestra na Assembleia Legislativa
O segundo momento do 4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná trouxe as experiências da capital sobre a garantia dos direitos para as mulheres no município. Apresentada pela Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba, a palestra da assessora Elenice Malzoni tratou das ações da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba no enfrentamento à violência e mudança de comportamentos. A deputada Cloara Pinheiro (PSD) fez um balanço do primeiro dia do encontro apontando que foi um dia histórico com quase 300 mulheres que que trocaram experiências e compartilharam histórias de sucesso e superação das mulheres em seus municípios e hoje as ações de Curitiba e da Casa da Mulher Brasileira na capital do Paraná”. A palestra, além dos participantes presenciais, foi assistida online em 74 municípios do Paraná, onde a assessora Elenice mostrou as ações voltadas ao enfrentamento das violências contra a mulher, defesa de direitos, fortalecimento ao protagonismo e a autonomia e a sensibilização da sociedade quanto à equidade de gênero. SONORA Elenice Malzoni -Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Curitiba Também apresentou o Plano Municipal de Políticas para Mulheres, ressaltando que este plano foi alvo de ampla consulta pública, com o objetivo de ampliar a participação feminina na elaboração do documento que estabelece uma série de diretrizes para o setor. Segundo o órgão municipal, Curitiba tem em média 600 medidas protetivas mensais decretadas pelos órgãos da Justiça. No Brasil, de cada cinco mulheres, quatro já sofreram algum tipo de violência, por isso a importância de se estruturar as procuradorias da mulher nos municípios, os conselhos municipais, as delegacias especializadas, pois é na localidade onde as mulheres vivem que se identificam os abusos e descumprimentos dos direitos. A procuradora municipal da Mulher e vereadora de Campo Mourão, Nayani Salvadori descreveu que desde que foi fundada a Procuradoria no município, buscou-se primordialmente a reestruturação da rede de proteção a mulheres em situação de violência. “Hoje temos uma delegacia específica estruturada, reabrimos a Casa Abrigo para acolhimento a estas mulheres vítimas de violência, conseguimos a criação do CRAM que é o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher. Este ano conseguimos incluir na orçamentação do município este trabalho e podemos fazer a divulgação destes serviços para que as mulheres saibam onde procurar ajuda e não é somente para as mulheres em situação de violência, o trabalho também é de informação dos direitos das mulheres que muitas delas não sabem que tem”. Para a palestrante da Prefeitura de Curitiba, assessora Elenice, “estima-se que para chegarmos a uma igualdade plena de igualdade de gênero ainda levaremos 300 anos, mas é com ações afirmativas e o compromisso de todos que poderemos diminuir significativamente esta desigualdade histórica”.
Ver mais detalhesAssembleia homenageia destaques das forças de segurança do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná prestou homenagem, na noite desta quarta-feira (17), a uma série de oficiais responsáveis pela segurança pública do Estado. A sessão solene ”Polícia Militar: Homenagem aos Heróis Paranaenses” foi proposta pelo deputado Samuel Dantas (Solidariedade). No total, 33 pessoas receberam um diploma de menção honrosa durante a sessão solene. Outros 27 membros da corporação também foram homenageados. O encontro contou com a participação de deputados, policiais e familiares. Proponente da solenidade, o deputado Samuel Dantas afirmou que a sessão destacou o trabalho profissional de quem está na linha de frente atuando contra a criminalidade. “É uma honra ter presidido esta sessão solene, na qual homenageamos policiais militares que estão atuando no combate ao crime organizado. Então, nada mais justo do que prestarmos esta honraria. Esta é uma forma significativa de mostrar respeito a esses profissionais tão importantes”, reforçou. O parlamentar explicou que recentes operações de diversas vertentes da corporação motivaram a lembrança. “O principal motivo da homenagem são os policiais que participaram de algumas ocorrências recentes, como o Batalhão de Choque, que fez a apreensão de aproximadamente 600 quilos de maconha em três cidades do Estado do Paraná, sendo uma delas São José dos Pinhais. Estes policiais estão presentes aqui hoje. Então deixo meus parabéns”, disse. SONORA DEPUTADO SAMUEL DANTAS (SD) O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Sérgio Almir Teixeira, afirmou que a solenidade destacou os membros da corporação que diariamente estão nas ruas enfrentando a criminalidade. “Primeiro quero ressaltar que esta é uma data importante para Polícia Militar do Estado do Paraná, em que lembramos o nosso patrono. Então é importante relembrarmos os feitos dos nossos heróis nesta proposição do deputado Samuel Dantas. Ele veio da farda e conhece a instituição. Esta homenagem realmente é de grande importância porque valoriza aquele que está diuturnamente prezando pela segurança da sociedade paranaense e de todos aqueles que visitam o Estado do Paraná. Agradecemos principalmente ao deputado pela lembrança, que presta esta homenagem nesse dia tão importante pra nós”, disse. A Polícia Militar do Paraná lembra no dia 17 de maio o Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, patrono da corporação. Já o comandante de Missões Especiais da PM, coronel Anderson Puglia, afirmou que a solenidade reforça o destaque das forças de segurança do Paraná. “Isso é um reconhecimento que, para nós, tem um valor imenso. Há um esforço da Polícia Militar para criar novas doutrinas. São por essas ocorrências, por exemplo, que estamos sendo homenageada hoje aqui. Enfrentamos tipos de assalto a banco, um tipo de novo cangaço que é desenvolvido hoje em dia. Era um veneno novo que precisava de um antídoto e hoje a doutrina está funcionando bem. Tanto é que as quadrilhas foram desarticuladas. A resposta da polícia foi dada, então a homenagem para nós é muito valiosa”. O deputado Tiago Amaral (PSD) também participou da solenidade. O parlamentar ressaltou o apoio do Poder Legislativo à corporação. “A Policia Militar tem o nosso respeito. Tenham a certeza que os deputados estão buscando os melhores caminhos. Neste dia emblemático, quero destacar que nesta Assembleia encontrarão grandes parceiros para fazer uma política séria”, comentou. Durante a solenidade, foram homenageados oficiais de diversos órgãos das forças de segurança do Estado, como da Polícia Ambiental, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do 17° Batalhão de Polícia Militar, do Corpo de Operações Especiais (COE), da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), da Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (DALF) da PM, da Cavalaria e do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR/SESP). Receberam a menção honrosa policiais de diferentes patentes, como coronéis, tenentes, majores, capitães, cabos e soldados.
Ver mais detalhes4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná reúne mais de 200 mulheres no Plenário da Assembleia
A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu nesta quarta-feira (17), o 4° Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher do Estado do Paraná, que reuniu procuradoras, deputadas, vereadoras, prefeitas, secretárias de todo o estado e teve a participação da procuradora da Mulher da Câmara Federal, deputada federal Soraya Santos. O evento aconteceu no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia e teve por objetivo proporcionar às participantes um aprofundamento no conhecimento sobre as políticas públicas voltadas às mulheres e o compartilhamento informações sobre os direitos das mulheres para que sejam implantadas nos respectivos municípios. A mesa foi composta pela coordenadora de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano; procuradora Especial da Mulher, deputada Cloara Pinheiro (PSD); 2ª secretária, deputada Maria Victoria (PP), representando a Comissão Executiva da Assembleia Legislativa; presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos); secretária de estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; procuradora da Mulher na Câmara Federal, deputada federal Soraya Santos; 1ª procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa de Goiás, deputada Rosangela Rezende; chefe da Divisão de Polícia Especializada da Polícia Civil, delegada Luciana Novaes e a procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Campo Mourão, vereadora Naiany Salvadori. SONORA deputada Cloara Pinheiro (PSD) A coordenadora voluntária de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa, primeira-dama Rose Traiano declarou que é “gratificante poder participar de um evento onde as grandes ideias se unem em favor de políticas públicas para as mulheres”. Destacou a criação da Bancada Feminina e da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia como “ações fundamentais como balizas que garantem a aplicação das políticas de proteção dos direitos das mulheres em todo estado do Paraná”. A procuradora especial da Mulher na Assembleia, deputado Cloara Pinheiro declarou “que o Paraná já possui 114 Procuradorias Municipais Especiais da Mulher e um dos objetivos deste 4º encontro é sensibilizar outros municípios que para que também implantem a Procuradoria da Mulher na sua cidade. Hoje conversamos sobre políticas públicas, procuradorias municipais, comissões e de conselhos da mulher, delegacia da mulher, enfim, foi uma troca de experiências para que juntas possamos garantir os nossos direitos”. A 2ª secretária, deputada Maria Victoria (PP), disse que “é uma honra representar a Mesa Executiva nesse evento que marca um grande momento do protagonismo da mulher na política paranaense, ocupando espações, desempenhando funções e liderando diversas iniciativas”. Destacou, ainda a destinação de R$ 2 milhões economizados pela Assembleia e que foram destinados diretamente ao Fundo Estadual do Direito da Mulher “para ser aplicado em ações efetivas ao combate da violência e assegurar o direito das paranaenses”. A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), já há quatro mandatos à frente da Comissão, pontuou que “vendo esta Casa cheia em um evento tão importante, o sentimento é que valeu a pena todo esforço e a Procuradoria da Mulher, assim como a Bancada Feminina, só vieram somar a todo este esforço das mulheres paranaenses na conquista do seu espaço”. A deputada Cristina Silvestri (PSDB) exerceu, entre 2019 e 2022, o cargo de primeira procuradora da mulher da Assembleia Legislativa e comentou que “ é uma grande satisfação ver os resultados já alcançados pela Procuradoria Especial, como se fosse um filho que agora está mostrando os resultados. Quando nós assumimos a função de procuradora da mulher ainda era tudo muito novo, tínhamos que buscar os caminhos e hoje ver a mobilização das mulheres por todo estado, mais de uma centena de procuradorias municipais espalhadas e crescendo. Para mim isso tudo é uma grande realização que me deixa muito feliz”. A secretária da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, afirmou que “é fundamental fortalecer esta rede de procuradorias municipais, porque é mais um instrumento de promoção e proteção das mulheres paranaenses. Na Secretaria da Mulher a gente percebe o quanto é importante ter esta interlocução com o Legislativo através das Procuradorias da Mulher municipais e estadual, se soma em nosso trabalho para que possamos fomentar o protagonismo feminino e no combate a todas as formas de violência que as mulheres ainda são submetidas todos os dias”. A deputada federal pelo Rio de janeiro e procuradora da Mulher na Câmara Federal, Soraya Santos, explicou que “as procuradorias federal, estaduais e municipais, embora autônomas, atuam com uma relação de interdependência e por isso, gera resultado na sociedade. A Procuradoria da Mulher vem com um modelo de criar protocolos comuns, formar as redes de proteção nos municípios e isso tudo fomenta as ações com o compartilhamento das experiências de cada um”. O encontro de Procuradorias Especiais da Mulher terá continuidade nesta quinta-feira (18), já às 9h30, com a Palestra da Assessoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/exRKaxKx99VasBHf6 O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do Legislativo, site e pela TV Assembleia, nos canais 10.2 da TV Aberta e 16 da Claro/Net.
Ver mais detalhesDia Internacional de Reciclagem
No Dia Internacional de Reciclagem, o deputado Evandro Araújo (PSD), vice-presidente da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, usou a tribuna do Plenário para tratar sobre o tema e trazer números sobre a coleta e tratamento de resíduos no Estado. “O Paraná acompanha o índice mundial de recuperar 5% dos resíduos, temos um longo caminho a percorrer neste assunto. Cada pessoa produz cerca de 350 kg de lixo por ano e apenas 14 kg são recuperados. Toda essa cadeia complexa deve ser olhada e pode ser melhorada para contribuir para um meio ambiente mais saudável e sustentável”, afirmou. “Venho pedir atenção sobre um tema fundamental. Até o Papa Francisco citou que o planeta não é um depósito de lixo. O compromisso é de cada um, na destinação correta dos resíduos que produzimos, na responsabilidade dos fabricantes, na logística reversa, do poder público na coleta seletiva, a quem dá a destinação, os catadores, cooperativas, enfim, a responsabilidade é de todos”, acrescentou. Como parte da programação Assembleia Itinerante na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, o deputado Evandro Araújo (PSD) realizou Audiência Pública sobre os desafio e perspectivas da reciclagem no Paraná. O encontro reuniu gestores municipais de resíduos sólidos urbanos, especialistas e pesquisadores da cadeia da reciclagem, representantes das cooperativas e associações de catadores, do Ministério Público Estadual e do governo do Paraná.
Ver mais detalhesSeguem para sanção projetos que tratam dos reajustes dos servidores paranaenses
Seguem para sanção do Poder Executivo os projetos de lei de tratam da reposição dos vencimentos dos servidores do Ministério Público (MP/PR), Tribunal de Contas (TCE/PR) e Assembleia Legislativa do Paraná. As propostas, encaminhadas pelos respectivos órgãos, foram aprovadas pelos deputados estaduais na sessão plenária desta quarta-feira (17). O percentual será pago em três vezes aos servidores do MP e TCE: 3,89% a partir de 1° de janeiro de 2023; 3,89%, a partir de 1° de julho de 2023; 3,89%, a partir de 1° de novembro de 2023 – chegando a 12,13%, devido aos juros compostos. A revisão do legislativo estadual é de 8%, valendo partir de 1° de maio deste ano. As propostas foram votadas em segundo turno e, com aprovação de dispensa de redação final, já podem receber o crivo do Governo. A proposta 359/2023, encaminhada pela Procuradoria Geral de Justiça e pelo Ministério Público, trata da recomposição salarial sobre os vencimentos dos servidores efetivos e comissionados, bem como os valores da Gratificação de Função Privativa de Policiais Civis e Militares, instituída pela Lei n° 18.138/2014. Já o projeto 360/2023, do Tribunal de Contas do Estado, reajusta os valores dos vencimentos básicos dos servidores ativos e inativos do quadro de pessoal efetivo e dos cargos em comissão. Incluem, ainda, as gratificações de função, por exercício de encargos especiais, por hora-aula, a função privativa-policial, o auxílio-alimentação, o auxilio-saúde e o auxílio-creche. Também do Tribunal de Contas do Paraná, segue para sanção ou veto, o projeto de lei 286/2023, que cria e transforma cargos em comissão, acrescentando e alterando dispositivos da Lei 15.854/2008, da Lei 17.423/2012, da Lei 19.573/2018 e da Lei 19.762/2018. De autoria da Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, o projeto de lei 356/2023 concede aos servidores efetivos e comissionados a revisão geral anual no percentual de 8%. O índice se aplica também aos servidores inativos e aos pensionistas. Já o projeto 361/2023, de autoria do Tribunal de Justiça, que reajusta as tabelas de vencimentos dos cargos e das funções dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná, e ainda será aprovado em redação final. Assinado pela Mesa Executiva, o projeto de resolução 5/3023 altera a Resolução nº 15/2019, que dispõe sobre as verbas de ressarcimento destinadas à cobertura de despesas relacionadas à atividade parlamentar. Com dispensa de votação em redação final, o texto pode ser promulgado pelo presidente Ademar Traiano (PSD). Calendário Também seguem para a sanção duas inciativas que criam datas comemorativas no Estado. A 386/2022, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), institui o Dia do Gaiteiro Mirim, a ser celebrado anualmente em 28 de janeiro. Já a proposta 10/2023, assinada pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), institui o Dia Estadual de Grão-Ducado de Luxemburgo, a ser comemorado no dia 23 de junho. Primeira votação Em primeira discussão, os parlamentares aprovaram a iniciativa do Governo 228/2023, alterando a Lei n°17.504/2013, que cria o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná e o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, e a Lei n° 21.352/2023, que dispõe sobre a organização administrativa básica do Poder Executivo estadual. A proposta altera a redação de artigos da Lei, visando incluir a política governamental de proteção à pessoa idosa no texto. De acordo com o governo, o intuito é coordenar e propor medidas de promoção, defesa e enfrentamento a violações dos direitos dos idosos por meio de parcerias e ações mediante cooperação, integração e interlocução com diversas áreas. O objetivo é proporcionar um alcance mais efetivo e abrangente, o aperfeiçoando e fortalecendo as medidas públicas em prol do idoso. Também em primeira discussão, os parlamentares votaram favoravelmente ao projeto 319/2023 que concede o título de Utilidade Pública à Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Maringá (AMIHC). O texto é de autoria da deputada Maria Victoria (PP) e do deputado Soldado Adriano José (União Brasil). Corregedoria O deputado e Corregedor da Assembleia Legislativa, Artagão Junior (PSD), apresentou, durante a sessão, a decisão final do órgão de não encaminhar ao Conselho de Ética da Casa, a situação envolvendo o deputado Ricardo Arruda (PL), que solicitou providências noticiando possível cometimento de crime de ameaça por parte do deputado Renato Freitas, via Ofício n.º 10/2023. Os fatos teriam ocorrido nas sessões legislativas dos dias 27 e 28 de março “Importante esclarecer que nós estamos falando de apenas uma das provocações que foram feitas à Corregedoria. Nós temos cinco protocolos e nos manifestamos hoje apenas a respeito do primeiro deles, protocolado pelo deputado Ricardo Arruda em face ao deputado Renato Freitas, no sentido de uma possível ameaça. Nós juntamos todos os documentos, as transcrições, áudios, vídeos e todas as circunstâncias. No contexto das falas, a Corregedoria não encontrou elementos suficientes para encaminhar esta denúncia, esta representação ao Conselho de Ética. Então, estamos emitindo o nosso parecer acerca deste fato e desta representação. Temos outras situações em análise na corregedoria”, declarou. SONORA - deputado e Corregedor da Assembleia Legislativa, Artagão Junior (PSD)
Ver mais detalhesAssembleia debate impacto socioambiental de aterro sanitário na Cidade Industrial de Curitiba
Os impactos sociais e ambientais do aterro sanitário da Essencis, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi objeto da audiência pública promovida pelo Deputado Renato Freitas (PT) nesta terça-feira (16), no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio da Assembleia Legislativa. A empresa é integrante do grupo Solvi, que atua no ramo de tratamento e destinação de resíduos em mais de 250 cidades brasileiras. Segundo dados da Prefeitura de Curitiba, a unidade da Essencis na CIC, conta com um aterro sanitário que recebe parte dos resíduos gerados pela capital, com cerca de 200 toneladas de lixo por dia. Próximo ao local existe uma ocupação urbana chamada Tiradentes II, onde vivem cerca de 70 famílias e são objeto de ação de reintegração de posse por parte da empresa. A ocupação é vizinha das comunidades Sabará, São Miguel e Moradias Corbélia, que também vivenciam o dia a dia do aterro e da Estação de Tratamento de Água do Passaúna, atendida pela Sanepar. Para o deputado Renato Freitas (PT) “os impactos sociais e ambientais no perímetro urbano da cidade e ao lado de uma estação de tratamento de água da Sanepar compromete a saúde de todos os curitibanos, não só dos vizinhos, mas daqueles que consomem a água da Sanepar. A discussão aqui é para, em conjunto, buscarmos formas de responsabilização ao dano promovido ao meio ambiente e se reflete sobretudo na vida das pessoas, mas também no serviço público de saúde que acaba recebendo essa população para atendimento”. Participaram da audiência pública, além do anfitrião e presidente da Comissão da Igualdade Racial, deputado Renato Freitas (PT), o presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania, deputado Professor Lemos (PT), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude, deputada Ana Julia (PT), os deputados Dr. Antenor (PT) e Goura (PDT) Compuseram a mesa a promotora de justiça com atuação no Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP) da criança, do adolescente e da educação, proteção ao meio ambiente e de habitação e urbanismo, no núcleo de habitação e urbanismo, doutora Aline Bilek Bahr; a professora adjunta e pesquisadora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR); doutora Maria Carolina Maziviero; a pesquisadora do Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Públicas Urbanas (CEPPUR) e advogada do Instituto Democracia Popular, doutora Mariana Auler; a pesquisadora da área socioambiental, professora Isabela Cunha; o líder comunitário da Tiradentes II, senhor Jair Pereira e o integrante do Movimento Popular por Moradia, senhor Chrysantho Sholl Figueiredo. O senhor Jair Pereira, líder da comunidade Tiradentes II, afirmou que “uma audiência desta é relevante porque o que estamos buscando é o nosso direito à moradia e que não está sendo respeitado, por isso estamos aqui clamando para sermos atendidos. A empresa já devia ter encerrado as atividades desde 2015 e ainda está operando normalmente, e é isso que estamos querendo entender”, concluiu. Segundo o deputado Renato Freitas, “a audiência servirá de base para elaboração de um requerimento que será encaminhado as autoridades municipais, a empresa e a justiça para que seja apresentado os relatórios ambientais e de funcionamento que já forma requisitados e que ainda não foram entregues”. SONORA DEPUTADO RENATO FREITAS (PT)
Ver mais detalhesAssembleia Legislativa realiza simpósio “Todos Contra a Pedofilia 2023”
A “Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia” é realizada entre os dias 13 e 18 de maio e integra o Calendário Oficial de Eventos do Paraná desde 2013, através da Lei estadual nº 17.637 de 29 de julho de 2013, por proposição do deputado Gilson de Souza (PL) e do ex-deputado Leonaldo Paranhos da Silva (PSC). Todos os anos, nesse período, são realizadas ações educativas, preventivas e de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O simpósio, proposto pelo autor da Lei, deputado Gilson de Souza (PL), marca os dez anos de vigência da semana de conscientização, em referência ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato da menina Araceli, de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. O simpósio, organizado pelo deputado Gilson de Souza (PL), contou com a participação do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) e do deputado Evandro Araujo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná. Compuseram a mesa, o delegado chefe do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, Doutor José Barreto de Macedo Júnior, que abordou o combate a pedofilia; o psicanalista, teólogo e filósofo da Sociedade de Psicanálise do Paraná, Matheus Vieira Candido, que explicou sobre o perfil do pedófilo e representando a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), e a doutoranda em Psicologia Clínica da Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales de Buenos Aires, mestre em psicologia social, Sr. Silvia Helena Brandt dos Santos. SONORA Gilson de Souza (PL) O deputado Gilson de Souza (PL) afirmou que é “preciso utilizar este espaço para chamar a sociedade para estar ciente do que está acontecendo com relação a violência contra crianças e adolescentes e especialmente este simpósio a abordagem será sobre a pedofilia para mobilizar a população. Não é porque a gente não vê ou não conhece que as coisas não estão acontecendo, quando levamos a informação a todos, temos a sociedade conosco, os pais, o Estado nessa campanha de proteção, pois a violência contra crianças acontece todos os dias e infelizmente, na sua maioria das vezes em um ambiente que deveria ser seguro, nos vemos que boa parte da violência sofrida acontece em casa, cometidos na sua maioria com as pessoas mais próximas da vítima”. O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, deputado Evandro Araujo (PSD), disse que “essa semana é de impulso, de proporcionar uma sacudida na consciência de todos, mas este tema precisa ser tratado o ano todo porque os números são assustadores, a maioria das vezes, os abusadores são conhecidos das crianças, temos este perfil de crime tomando conta das redes sociais e por isso é uma realidade que precisamos enfrentar. Precisamos capacitar melhor os profissionais que atendem essa questão, precisamos de políticas públicas dedicadas, nós sabemos que a repercussão de uma violência deste tipo tem uma repercussão grave na vida adulta, então o desafio é permanente e precisamos enfrentar isso”.
Ver mais detalhes