RÁDIOS

Confira o resumo dos debates legislativos, entrevistas com deputados e análises políticas em formato de áudio.

07/08/2017 16:47

Dia Nacional da Vigilância Sanitária e Lei Maria da Penha foram temas na sessão plenária

((Descrição do áudio))O grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (07) na Assembleia Legislativa do Paraná abriu espaço para o debate de dois temas importantes. O Dia Nacional da Vigilância Sanitária, comemorado em 5 de agosto, e os 11 anos da Lei Maria da Penha foram lembrados com apresentações para os deputados.A iniciativa de trazer os temas ao plenário foi da deputada Claudia Pereira (PSC) que lembrou a importância do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária para que alguns projetos aprovados pelo legislativo entrem em vigor e resultem em benefícios no dia a dia da população.SonoraO chefe da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Costa Santana, fez um relato sobre a atuação do órgão vinculado a Secretaria de Estado da Saúde.SonoraJá os 11 anos da Lei Maria da Penha completados nesta segunda-feira fizeram parte do discurso da assessora de Direitos Humanos da Prefeitura de Curitiba, Goretti Bussolo. Vítima de violência doméstica, ela luta para ajudar as mulheres a denunciarem seus agressores.SonoraSegundo a deputada Claudia Pereira, a experiência de Goretti deve inspirar ações da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do legislativo.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
07/08/2017 12:37

Estudantes de Jornalismo da UEPG conhecem o trabalho da Comunicação da Alep

(Descrição do áudio)) A turma do terceiro ano do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que  visitou a Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (7), tinha um único objetivo: conhecer como e onde  é produzido o conteúdo da equipe de comunicação da Casa. Antes, os estudantes foram recebidos pelo  presidente Ademar Traiano (PSDB), que falou sobre o incremento em abrir as portas da Assembleia para as visitas guiadas  de  estudantes, desde que a atual Mesa Executiva assumiu, em 2015 e  adiantou que a demanda cresceu tanto que, em vez de uma visita por dia, a equipe do cerimonial passou a agendar duas. E para que a população sabia mais de como funciona o Poder Legislativo.(Sonora)A próxima parada dos alunos foi a redação da Diretoria de Comunicação. A diretora, Kátia Chagas explicou cada função da equipe de jornalistas, mostrou exemplares do jornal interno “Entre Nós”, destacando os investimentos em comunicação interna; e ressaltou que a interatividade com a população aumentou significativamente nestes quase três anos, com  a transmissão das sessões e de parte da programação da TV Assembleia pela  página da Casa no Facebook, que o professor de TV, Felipe de Oliveira classificou como uma forma pioneira de comunicação, já que a direção entendeu a importância da linguagem das mídias digitais.(Sonora)Ana Luisa Vaghetti, uma das alunas, nem  imaginava como dava trabalho colocar o conteúdo no ar. Ela acredita que conhecer de perto como tudo funciona  foi fundamental.(Sonora)A professora de Assessoria de imprensa, Aline Rosso, se impressionou com o fato dos jornalistas que integram a comunicação da Alep, estarem aptos a atuarem em todos os segmentos.(Sonora)  Por último, os estudantes conheceram as instalações da TV Assembleia, estúdios, redação, ilhas de edição... O aluno Gustavo Ban, destacou  que na UEPG, alunos e professores trabalham de forma integrada e diz que a experiência de conhecer o jornalismo da Alep de perto só demonstra que eles estão no caminho certo.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
04/08/2017 17:30

Vem aí mais um "aulão" no Plenário da Assembleia

(Descrição do áudio))Vem aí mais um aulão preparatório para o Enem. Vai ser no próximo dia 16 de agosto e desta vez,  vão “ocupar” o Plenário da Assembleia Legislativa,   600 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais de Curitiba. O objetivo, além de   reforçar os conteúdos que eles já viram em sala de  aula, orientar  os alunos sobre como é a metodologia utilizada no Enem, diz o professor Marlus Geronasso, coordenador do grupo Eureka e parceiro da Assembleia no projeto.(Sonora)O  “Projeto Assembleia no Enem” surgiu há três anos  De lá, os professores do grupo Eureka deram 450 vídeo-aulas com os conteúdos obrigatórios para quem vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio, que foram exibidas na TV Assembleia e na página da Assembleia no canal de vídeos You Tube.  Ano passado,  os aulões no Plenário tiveram a presença de mais de mil e duzentos alunos. E também aconteceu um inédito Concurso de Redação, que  envolveu quase 50 mil estudantes da rede pública de educação de Curitiba.  Durante o aulão, assim como acontece no Enem, e nas aulas ministradas pelos professores do Eureka, as  disciplinas serão divididas em cinco áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Humanas, Matemática, Linguagens e Redação. O Exame Nacional do Ensino Médio este ano  já tem mais de seis  milhões de inscritos. A novidade é que as provas acontecem  em dois domingos: 5 e 12 de novembro, e não mais em dias seguidos, o que o  professor Marlus, avalia como positivo  para os estudantes.(Sonora)Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
03/08/2017 16:06

Após treinamento, servidores já estão preparados para enfrentar emergências

(Descrição do áudio))Fernando Maurício Botelho, servidor do setor de Jornais da Assembleia Legislativa do Paraná, está a um passo de se tornar integrante da brigada de incêndio da Casa. Ao lado de centenas de outros servidores, participou,  durante toda a quinta-feira (3) de um treinamento do Corpo de Bombeiros para saber como deve agir em situações de emergência. E gostou  do que aprendeu.(Sonora)O treinamento  e a formação da brigada de incêndio e   são as etapas finais do projeto de prevenção  contra incêndios implantado na Assembleia desde o começo do ano, e em outros órgãos da administração pública estadual, e que, no caso do Poder Legislativo,  incluiu a instalação de  detectores de incêndio e corrimãos nas escadarias e rampas dos prédios do Legislativo, de placas de sinalização nas saídas, luz de emergência em casos de queda de energia, além da manutenção de hidrantes e de extintores.   De acordo com 0 2º tenente e coordenador do projeto, Gustavo Alves,  a Assembleia sai na frente  na regularização do processo de prevenção  e está apta para receber o certificado de vistoria.(Sonora)No período da manhã, os funcionários aprenderam com o soldado Fábio Augusto Bomm noções teóricas e práticas de primeiros socorros, como proceder em situações de emergência, além de técnicas de salvamento.  A tarde, conheceram como é executado  o plano de abandono e como se inicia um combate a incêndio. Bomm falou por cerca de três horas e diz que as orientações valem não apenas para o local de trabalho, mas para dentro de casa, na rua e de como elas são fundamentais para salvar vidas.(Sonora)  O treinamento é o último passo, mas o trabalho ainda não termina nesta quinta-feira.  É que os certificados só serão entregues  no dia 11 de agosto, próxima sexta-feira,  quando  acontece um simulado de emergência que vai envolver toda a Assembleia.  Como se fosse real,  a Casa será evacuada,  vai ter barulho de alarme e  a viatura do Corpo de Bombeiros  será acionada  para que o aprendizado possa ser vivenciado na prática.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.

Ver mais detalhes
03/08/2017 15:11

Delegado Caíque, de Paranavaí, é o convidado desta semana do "Prefeito na Rádio Alep"

Ouça a entrevista com Delegado Caíque (PSDB), de Paranavaí, que nunca nem sonhou em ser político, mas foi convencido por amigos e pelo deputado Tião Mederios (PTB) para se lançar candidato. Deu certo! A entrevista tem muita curiosidade. Uma delas é que ele é amante de rock pesado. Então, ouça na íntegra esse delicioso bate papo com o  convidado desta semana do "Prefeito na Rádio Alep".

Ver mais detalhes
02/08/2017 19:36

Advogada Sandra Comodaro recebe o título de Cidadã Honorária do Paraná

((Descrição do áudio))A advogada Sandra Comodaro recebeu nesta quarta-feira (02) o título de Cidadã Honorária do Paraná em sessão solene realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Stephanes Júnior (PSB) pela atuação de destaque de Sandra tanto na área da advocacia como na assistência social.Natural de São Paulo, Sandra chegou ao Paraná há oito anos para encarar um grande desafio profissional. Formada em Direito e em Administração, tinha a função de comandar o projeto de instalação do escritório Nelson Wilians e Advogados Associados em Curitiba. Atualmente, é sócia-diretora da unidade paranaense da empresa que é uma das maiores do setor. Sandra falou do orgulho pelo reconhecimento e relembrou a batalha para se consolidar em uma terra desconhecida.SonoraAusente em decorrência de outro compromisso profissional, o deputado Stephanes Junior (PSB) gravou um vídeo para Sandra enaltecendo o trabalho desenvolvido por ela e ressaltando que sua conduta deve servir de exemplo para todos.SonoraSandra também é conselheira do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar), integra o Conselho Superior da Associação Comercial do Paraná e o movimento Espaço Mulheres Executivas do Brasil para estimular a participação feminina no ambiente corporativo.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
02/08/2017 18:07

Seis projetos de lei foram aprovados na sessão desta quarta-feira (2)

(Descrição do áudio))  Entre as propostas  aprovadas na sessão plenária desta quarta-feira (2), estavam  em segunda discussão, a que insere no calendário oficial de eventos do Paraná do Campeonato Regional Aberto de Pesca Esportiva, apresentada pela deputada Cristina Silvestri (PPS),; e a que denomina como Enio Delgado o viaduto que fica no entroncamento da PR-151 com a PR-092, no município de Jaguariaíva, do deputado Pedro Lupion (DEM).  Também em segundo turno, passaram o projeto do deputado Ademir Bier (PMDB), que dá o título de utilidade pública à Associação Rondonense de Basquetebol, com sede em Marechal Cândido Rondon; e o  do deputado Fernando Scanavaca (PDT), que também concede o mesmo título  à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, com sede no município de Cruzeiro do Oeste. Apenas uma proposta foi aprovada em primeira votação. Ela foi apresentada pelo deputado  d Péricles de Mello (PT), e que também concede  título de utilidade pública, mas desta vez ao  Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas, que fica  em Ponta Grossa.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
02/08/2017 17:22

Assembleia Legislativa participa da Campanha Agosto Azul

((Descrição do áudio))A saúde física e psicológica do homem e o bem-estar familiar são os focos da 6ª edição da Campanha Agosto Azul lançada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (02). Durante todo o mês, funcionários e visitantes do Legislativo poderão conferir uma exposição com a retrospectiva da campanha e com informações sobre a paternidade responsável.Segundo a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), autora da lei que instituiu o Agosto Azul no estado, o tema ‘Pai, seja presente!’ é uma forma de despertar o homem para a importância do convívio familiar para o bem-estar físico e mental.  SonoraA mobilização pela saúde do homem foi criada depois que uma pesquisa revelou uma maior taxa de mortalidade entre homens jovens na comparação com mulheres na mesma faixa etária. A expetativa de vida masculina também é menor do que a das mulheres, que vivem até 7,5 anos a mais do que os homens. Para o coordenador estadual da Saúde do Idoso e do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Rubens Bendlin, o homem ainda não tem como hábito a prevenção e só procura o atendimento médico depois do agravamento do quadro de saúde.SonoraDurante a solenidade de lançamento da campanha e da exposição, alguns pais fizeram relatos de suas histórias de paternidade responsável, entre eles estava o Luiz Fernando de Castro Mattanó. Pai de uma criança autista, ele é um dos coordenadores do Movimento Cuecas Azuis para incentivar os pais a participarem do dia a dia dos filhos e compartilharem as dificuldades e alegrias com as mães.SonoraAté o fim do mês, diversas ações educativas serão desenvolvidas em todo o estado. A exposição Agosto Azul também permanece aberta a visitação até o dia 31 de agosto das 9h às 18h. Os homens podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para agendar uma consulta e fazer exames de rotina.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
01/08/2017 16:25

Primeira sessão do semestre tem cinco projetos discutidos pelos parlamentares

  (Descrição do áudio))Na primeira sessão da Assembleia Legislativa, após o recesso parlamentar, nesta terça-feira (1), o presidente Ademar traiano (PSDB), conversou com os jornalistas e falou sobre o que espera para este semestre legislativo. Ele avalia que as polêmicas devem girar em torno dos projetos que envolvem a liberação da venda de cerveja nos estádios e a Escarpa Devoniana. Traiano adiantou algumas  propostas do Governo devem chegar em breve à Casa e que devem gerar incrementos na área da Segurança Pública.(Sonora)    Os deputados votaram cinco projetos de lei. Entre eles, uma proposta do  deputado Rasca Rodrigues (PV), que trata da  criação,  manejo, do comércio e do transporte de abelhas sociais nativas do Paraná – atividade conhecida como  “meliponicultura”  que recebeu emendas e volta para a Comissão de Constituição e Justiça. O objetivo da proposta, além de se criar um marco regulatório para a atividade, é incentivar que os apicultores paranaenses possam adotar a meliponicultura e combater o risco de extinção de espécies de abelhas nativas, como a jataí e mandaçaia, entre outras.O projeto prevê ainda que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) faça a regularização dos meliponicultores e crie um cadastro estadual para traçar um perfil da situação da atividade no Paraná. Pelo projeto, os pequenos meliponicultores (com até 100 colmeias) e agricultores familiares  ficam isentos das taxas do IAP para a regularização.   A criação de abelhas é uma atividade de grande importância social, econômica e ambiental, porque envolve milhares de produtores e gera trabalho e renda em todas as regiões do Paraná, diz Rasca.  Entre os outros projetos discutidos  nesta terça, em primeiro turno, foi aprovada a proposta do deputado Fernando Scanavaca (PDT), que concede o título de utilidade pública à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC, com sede no município de Cruzeiro do Oeste e q a que insere  no calendário oficial de eventos turísticos do Paraná o Campeonato Regional Aberto de Pesca Esportiva, da deputada Cristina Silvestri (PPS) e a  do deputado Pedro Lupion (DEM), que denomina Enio Delgado o viaduto localizado no entroncamento da PR-151 com a PR-092, no município de Jaguariaíva. Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
28/07/2017 15:24

Programa Geração Atitude vem com novidades na edição 2017

(Descrição do áudio)) A edição 2017 do programa Geração Atitude da Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com o Ministério Público Estadual, vem com  novidades. Os projetos de lei elaborados por alunos da rede estadual de ensino, agora podem ser cadastrados diretamente no site da Assembleia, o www.alep.pr.gov.br. Basta abrir a página e clicar no ícone “destaques/geração atitude”, que fica à direita na parte superior da página. . Se até o ano passado o processo era lento, com os alunos entregando  os projetos escritos a mão para os professores, que encaminhavam  as propostas aos Núcleos Regionais de Educação, que só então enviavam o material  à Assembleia,  desta vez, será tudo feito pelo meio digital, para economizar papel e agilizar o trabalho de quem avalia e dos próprios estudantes e professores.   Na página do legislativo também consta  o “tutorial” de como  se deve elaborar os projetos, dentro das normas legais.  O Geração Atitude é um projeto que apoia a formação cidadã de estudantes paranaenses, com o objetivo de promover a participação política e o protagonismo juvenil. Ele é dividido em etapas:  "Geração na Escola", atividades dentro das escolas com a participação de professores, prefeitos e vereadores, promotores de Justiça e juízes de Direito  e a "Caravana da Cidadania", última etapa, que é justamente o concurso que seleciona as melhores ideias de projetos de Lei de estudantes do Paraná, e que em 2015, primeiro ano da atual gestão da Assembleia, acabou transformando o programa Geração Atitude em uma política pública, através de um projeto de lei apresentado por uma estudante do município de Cianorte. O geração Atitude  acontece em  centenas de escolas públicas de ensino médio, atendidas pelos  Núcleos Regionais de Educação do Estado. Os trabalhos para a  edição deste ano, já começaram com o conteúdo do Guia do Cidadão sendo divulgado nas escolas e com a capacitação de professores. A partir de agosto, os promotores e juízes começam as visitas às escolas para esclarecer pessoalmente as dúvidas destes alunos, como  conta um dos coordenadores do projeto,  o promotor de justiça, Eduardo Cambi.(Sonora)O objetivo é despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A ideia é fazer com que os estudantes compreendam  melhor esses temas para que se tornem  agentes capazes de transformar a realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e até  o país. O projeto tem ainda o apoio da Secretaria da Educação, do Tribunal de Justiça do Paraná e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
27/07/2017 17:23

Projeto sobre a Escarpa Devoniana é tema de reunião com secretários municipais

((Descrição do áudio))O projeto de lei que propõe alterações nos limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana foi discutido na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quinta-feira (27) com secretários de meio ambiente de municípios que integram a região de preservação. A iniciativa foi do deputado Rasca Rodrigues (PV), que tem a função de relator da proposta na Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais do legislativo.Segundo Rasca, a intenção é ouvir representantes de todos os setores que podem ser impactados de alguma forma pelo projeto antes da elaboração do parecer que será votado pela comissão.SonoraEm Balsa Nova, município com mais de 70% do perímetro dentro da APA, o assunto está sendo discutido entre as autoridades e os proprietários de áreas afetadas pelas delimitações da lei. Segundo a secretária de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jucélia Leal Ferreira, é preciso considerar questões ambientais aliadas ao desenvolvimento sustentável.SonoraPara o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Largo, Eduardo Cogo Fernandes, o debate precisa ser aprofundado considerando, principalmente, o uso correto do solo.SonoraTambém participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente de Palmeira e uma representante do município da Lapa. O deputado Rasca Rodrigues (PV) solicitou aos municípios a elaboração de um diagnóstico com informações sobre o impacto da área de proteção ambiental no desenvolvimento de cada cidade e as possíveis consequências da redução da APA.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Ver mais detalhes
27/07/2017 10:45

Prefeito de Rolândia é o entrevistado do "Prefeito na Rádio Alep" desta semana

Ouça entrevista com prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi. 

Ver mais detalhes
20/07/2017 10:20

O "Prefeito na Rádio Alep" recebe Chico Marata, de Nossa Senhora das Graças

Ouça na íntegra a entrevista com o prefeito de Nossa Senhora das Graças, Chico Marata (PR). Ele é o convidado desta semana do programa  "Prefeito na Rádio Alep". 

Ver mais detalhes
17/07/2017 15:37

Ministro da Saúde anuncia R$ 23 milhões para municípios em evento na Assembleia Legislativa

((Descrição do áudio))O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou nesta segunda-feira (17) a liberação de mais de R$ 23 milhões do Governo Federal para o custeio da atenção básica de saúde em mais de 50 municípios paranaenses. A solenidade que reuniu prefeitos e secretários municipais de saúde aconteceu no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.Os recursos destinados para o pagamento de agentes comunitários de saúde e também de equipes de saúde da família são resultado da economia de R$ 3 bilhões nos contratos do Ministério da Saúde durante a gestão de Barros, que ressaltou a importância de fortalecer a atenção básica.SonoraO ministro também destacou a importância do processo de informatização do Sistema Único de Saúde. A medida vai permitir a implantação do prontuário eletrônico dos pacientes e uma gestão mais eficiente dos recursos públicos.SonoraDurante a solenidade, Barros fez um balanço do primeiro ano à frente do Ministério da Saúde, destacando que o Paraná recebeu R$ 440 milhões no período. Participaram do evento a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, o secretário de Estado da Saúde em exercício, Sezifredo Paz, e os deputados estaduais Nelson Justus (DEM) e Elio Rusch (DEM).Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
14/07/2017 16:13

Com 156 projetos de lei aprovados, Assembleia encerra semestre com balanço positivo

((Descrição do áudio))A Assembleia Legislativa do Paraná encerra o primeiro semestre de atividades legislativas com um balanço positivo. Foram realizadas 66 sessões ordinárias e outras oito sessões extraordinárias no período, que resultaram na aprovação de 156 projetos de lei. O semestre também foi de novidades com os trabalhos de Plenário norteados pelo novo Regimento Interno.Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o destaque dos primeiros seis meses de 2017 é o diálogo construído entre as diferentes lideranças, que tem resultado na aprovação de leis importantes para o estado.SonoraProcesso que também colaborou para que os parlamentares tivessem a tranquilidade necessária para debater e encaminhar suas propostas. Entre os projetos analisadas, o presidente do Legislativo destacou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, considerada “o principal projeto encaminhado para a Assembleia” no semestre. Além dos 156 projetos de lei, os deputados também aprovaram cinco projetos de resolução, quatro decretos legislativos e uma Proposta de Emenda à Constituição. Foram promulgadas cinco leis no próprio Legislativo.O semestre foi de novidades para os parlamentares e servidores do legislativo com a utilização do novo Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho, as novas regras modernizaram o processo legislativo.SonoraSomente nos seis primeiros meses do ano foram realizadas 40 audiências públicas. Villela Filho destacou ainda que as alterações regimentais possibilitam um maior debate dos projetos antes mesmo de chegarem ao Plenário.SonoraA formação cidadã dos jovens também é outra preocupação da Mesa Executiva do Legislativo. Somente no primeiro semestre do ano a Assembleia Legislativa do Paraná recebeu a visita de 1.325 alunos de 45 instituições de ensino diferentes. Durante os passeios pelo Legislativo, eles conhecem os principais ambientes da Casa enquanto aprendem sobre democracia, voto e processo legislativo, e conhecem um pouco mais da história política do Paraná.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
13/07/2017 15:07

Jair Stange, de Nova Esperança do Sudoeste está no "Prefeito na Rádio Alep"

Ouça na íntegra a entrevista com Jair Stange, de Nova Esperança do Sudoeste  no programa  "Prefeito na Rádio Alep". 

Ver mais detalhes
12/07/2017 18:28

Comissão de Defesa do Consumidor aprova cinco projetos de lei

((Descrição do áudio))A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta quarta-feira (12) pareceres favoráveis para cinco projetos de lei que tramitam no legislativo. Um dos destaques da pauta foi a proposta do deputado Nereu Moura (PMDB) que proíbe o atendimento privilegiado de pacientes particulares em detrimento daqueles que utilizam planos de saúde.Já o projeto de lei do deputado Missionário Ricardo Arruda (PEN) amplia também para o cartão de crédito a proibição de exigir valor mínimo nas compras. A proposta do deputado Hussein Bakri (PSD) proíbe o envio de cobranças e avisos em meio à programação das televisões por assinatura. Também foram aprovados dois projetos de lei do deputado Rasca Rodrigues (PV), o que proíbe a exigência de caução para a internação de animais e o que trata do descarte de embalagens recicláveis.Outros cinco projetos que estavam em pauta receberam pedidos de vista ou adiamento da discussão. A reunião encerrou o primeiro semestre de atividades da comissão comandada pelo deputado Requião Filho (PMDB), que ressaltou o aumento no número de projetos que garantem os direitos dos consumidores e lembrou que com o aplicativo “Agora é Lei no Paraná” o cidadão terá acesso mais fácil e rápido a legislação estadual.SonoraO aplicativo da Assembleia Legislativa reúne em uma única plataforma mais de 200 leis estaduais de interesse dos consumidores. O acesso fácil ao que determina a lei permite ao consumidor exigir o que é de direito.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
12/07/2017 17:51

Abril será o mês de prevenção a doenças que podem levar à cegueira

(Descrição do áudio))Duas sessões  plenárias aconteceram nesta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa, últimas antes do recesso parlamentar, que termina no dia primeiro (1) de  agosto. Os deputados analisaram pelo menos 11 propostas. Entre elas, em redação final,  a do deputado Dr. Batista (PMN) e  Schiavinato (PP), que cria a  campanha “Abril Marrom” de prevenção e combate a cegueira, sendo uma das principais causas, o glaucoma. De cada dez casos de cegueira registrados no mundo, oito poderiam ser evitados se fossem detectados precocemente.  Por isso, a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Outra proposta que passou e que também foi apresentada por   Dr. Batista prevê a obrigatoriedade da realização do teste do quadril nos recém-nascidos nas maternidades públicas e privadas do  Paraná. O objetivo é prevenir doenças que podem afetar até o desenvolvimento dos bebês, se não forem  detectadas precocemente, além de prevenir outros  problemas nas articulações. Nos mesmos moldes do teste do coraçãozinho, por exemplo,  o teste do quadril deve ser feito antes que o recém-nascido deixe a  maternidade, seja ela pública ou particular. Outro  projeto, mas do deputado Ademar Traiano (PSDB), que  altera um anexo  da Lei Orçamentária Anual de 2016,  aprovado durante as sessões, tem a finalidade de garantir a destinação de  recursos para obras de prevenção a incêndios e de segurança para uma das unidades do Pequeno Cotolengo, que fica em Curitiba. O Pequeno Cotolengo Paranaense é uma instituição que atua com o objetivo de oferecer acesso a acolhimento, saúde e educação para pessoas com deficiência intelectual e motora.Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Ver mais detalhes
11/07/2017 18:55

Dia do Comerciante é comemorado com homenagens na Assembleia Legislativa

((Descrição do áudio))Comerciantes que se destacaram no desempenho de suas atividades e, consequentemente, contribuíram com o desenvolvimento do Paraná foram homenageados pela Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (11) durante sessão solene. A cerimônia que reuniu mais de 100 comerciantes de diferentes setores é alusiva ao Dia do Comerciante, comemorado em 16 de julho.A realização da solenidade foi uma iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD), que ressaltou a importância do comércio para o desenvolvimento do estado e fortalecimento da economia paranaense. Segundo Leprevost, é preciso estimular o setor e também o empreendedorismo.SonoraEm nome de todos os homenageados, o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Ivo Petris, relembrou as dificuldades enfrentadas diariamente pelos comerciantes e ressaltou a importância de serem reconhecidos.SonoraDificuldades que não impedem o comércio de ser o setor que mais contrata como ressaltou o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guto Silva (PSD).SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.     

Ver mais detalhes
11/07/2017 16:55

Comissão debate adequação de regiões metropolitanas ao Estatuto da Metrópole

((Descrição do áudio))As adequações previstas na legislação que regulamenta a Região Metropolitana de Curitiba foram discutidas durante reunião da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (11). As modificações tem como base o Estatuto da Metrópole e precisam ser aprovadas até janeiro de 2018.Criada em 1973 com 14 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba integra hoje 29 cidades com quatro milhões de habitantes e se transformou na 5ª economia do país. Um novo plano de desenvolvimento integrado está em desenvolvimento e vai priorizar a proteção ao meio ambiente, a mobilidade urbana e a governança interfederativa. Este último item é uma das medidas previstas pelo Estatuto da Metrópole, em vigor desde janeiro de 2015.Segundo o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Omar Akel, as alterações preveem uma gestão compartilhada entre governo e municípios e a integração de interesses comuns.SonoraA Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos tem participado dos debates sobre a reestruturação das oito regiões metropolitanas do Paraná e também do processo de elaboração de um projeto de lei para adequação da legislação estadual. Para o presidente da comissão, deputado Alexandre Guimarães (PSD), a integração é a base para o desenvolvimento das regiões metropolitanas.SonoraDa Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Ver mais detalhes
Mostrando 1881 a 1900 de 6226 podcasts