Os 324 anos da fundação de Curitiba foram comemorados na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (28) com uma sessão solene para homenagear curitibanos de nascimento e de coração que colaboram com o desenvolvimento e o progresso da cidade. A celebração proposta pelo deputado Ney Leprevost (PSD) reconheceu o trabalho de 324 profissionais dos mais diferentes setores da sociedade que se destacaram ao longo do último ano.
Segundo Leprevost, os homenageados representam toda a sociedade curitibana, que é a grande responsável pelo crescimento da cidade. “Quem promove o desenvolvimento da cidade é a gente de Curitiba. Gente trabalhadora, honrada, dedicada e de bom caráter, que ama essa cidade na qual eu nasci e onde nós acolhemos com muito amor no coração os que para cá vieram dos mais variados lugares do Brasil e do mundo. Com essas pessoas que estão aqui, estamos homenageando cada um de vocês cidadãos curitibanos. Você que nasceu aqui ou que escolheu essa cidade como seu lar, sinta-se homenageado”.
Durante a solenidade, os homenageados foram representados pela presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura, Chloris Casagrande Justen, que relembrou sua trajetória e falou da Curitiba que a surpreende a cada dia. “Minha fala é simples. Minha fala é de uma curitibana apaixonada. De uma curitibana que vê a sua cidade brilhando no alto de uma estrela, caminhando através de lutas e lutas em busca de um sol, que há de nos iluminar eternamente. Eu sou professora, uma educadora. Cheguei até aqui sempre sonhando, realizando, querendo coisas. Mulher de vanguarda com força na voz para poder dizer que lutar é o dia a dia. Minha credencial tão simples, aos 93 anos, é de uma curitibana lutadora. Eu aguardo Curitiba todos os dias. Ela me surpreende todos os dias. Sempre há alguma coisa nova. Somos a terra de todas as gentes”.
Entre os homenageados também estava o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Adriano Marcos Furtado. Curitibano que tem orgulho de poder exercer a profissão que escolheu em sua terra. “Eu já tive a oportunidade de morar em outra cidade e, particularmente, eu tenho uma identificação muito grande com Curitiba. É uma cidade que nos acolhe, é critica e que exige muita qualidade. No entanto, ela te dá oportunidades, cultura, é limpa. Para mim, é uma grande alegria estar em Curitiba e estar à frente da Polícia Rodoviária Federal, que tem uma atuação muito forte aqui na nossa capital”.
Entre os muitos que escolherem Curitiba como lar está também o cônsul-geral do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, Oziel Moura dos Santos. Vivendo há 29 anos na capital do estado, ele ressalta a importância da cidade para a integração entre o Brasil e a África. “Curitiba é uma cidade fantástica e nos permitiu criar aqui o maior portal africano do mundo. É através de Curitiba que conseguimos fazer a integração da África com o Brasil. Nós ficamos muito felizes, porque nós já conseguimos trazer para o Paraná mais de 500 empresários, que vieram fazer a integração comercial, cultural, científica e tecnológica”.
Todos os homenageados receberam diplomas de menção honrosa. O evento também contou com a participação dos deputados Dr. Batista (PMN) e Claudio Palozi (PSC).