Abertas exposições "A outra face do Autismo" e “Conectar TEA” no Espaço Cultural da Assembleia As mostras apresentam fotografias e telas feitas por pessoas com autismo e suas famílias.

03/04/2023 16h59 | por Maria Eduarda Buchi
As exposições são abertas a toda comunidade e permanecem no Espaço Cultural da Casa, de 3 a 14 de abril, das 9 às 18 horas.

As exposições são abertas a toda comunidade e permanecem no Espaço Cultural da Casa, de 3 a 14 de abril, das 9 às 18 horas.Créditos: Orlando Kissner/Alep

As exposições são abertas a toda comunidade e permanecem no Espaço Cultural da Casa, de 3 a 14 de abril, das 9 às 18 horas.

Começou nesta segunda-feira (3), como parte da agenda de eventos em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo na Assembleia Legislativa do Paraná, as exposições de fotografias e telas "A outra face do Autismo" - Instituto Anjo Azul e "Conecta TEA" - Escola Alternativa. A proposição é do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSD), e do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD). O Espaço Cultural, localizado ao longo da passarela que faz a ligação entre os prédios da Administração e do Plenário, conta com a mostra telas pintadas por artistas estudantes com TEA da educação de jovens e adultos da Escola Alternativa, e da exposição fotográfica que registra o cotidiano das famílias de autistas.

Durante a abertura da exposição, o deputado Bazana explicou que, “a visibilidade que está sendo dado na Assembleia Legislativa do Paraná, está se repetindo em todo o Estado, para ajudar esses pais, todas essas mães e a pessoa que tem o transtorno a se desenvolver de uma forma melhor e levar uma vida mais digna. Lembrando que um diagnostico precoce atendimento com necessários e de um trabalho forte para dar uma tranquilidade a família sabendo que tem um suporte grande suporte com as políticas públicas criada pelo Paraná”.

A coordenadora das ações solidarias da Assembleia, Rose Traiano, explicou que, “é preciso lutar para combater o preconceito, aumentar a conscientização e principalmente aceitar e entender essas pessoas que convivem com o espectro, que muitas vezes sofrem com a falta de conhecimento da maioria da população. Então a inclusão e o entendimento são essenciais a garantia dos direitos das pessoas autistas e para uma sociedade mais justa e igualitária.”

O evento tem o apoio do grupo Anjo Azul, de Curitiba, com o objetivo de promover a integração e interação das famílias que convivem com o transtorno. O grupo é coordenado por Fernanda Rosa, mãe de um casal de autistas. “Cerca de 80% dos pais vão embora. A mãe que tem um contexto familiar, a mãe que está dentro da corporação da polícia, que a gente ajudou, e nós sempre gostamos muito de mostrar porque que nós cuidamos da mãe, porque para você cuidar de alguém você tem que está bem. A saúde mental dessas mulheres é muito importante tanto o quanto importante quanto a saúde física. Então, assim, a gente conseguindo trazer, ela se sente muito importante pra vim, que elas não sabem que aqui também é a casa delas. Então, a gente procura trazer para todo mundo e todo mundo ver a nossa realidade também”.

Já a coordenadora da Escola Alternativa, Juliana Paula, explicou “a importância da conscientização a sociedade para com o nosso estudante e dizer que ele tendo uma proposta adequada de pedagógica, terapêutica, de aprendizagem ele pode muito colaborar com as questões da nossa sociedade. O autismo hoje vem ensinar para gente que cada ser humano é diferente nós somos todos diferentes. O seu desenvolvimento de uma forma diferente, eles funcionam de um jeito diferente, mas eles têm as suas especificidades, eles têm muitas habilidades e é isso que a gente vem mostrar”.

Serviço

As exposições são abertas a toda comunidade e permanecem no Espaço Cultural da Casa, de 3 a 14 de abril, das 9 às 18 horas.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação