Ação da Câmara Municipal de Curitiba em conjunto com a Assembleia Legislativa entrega tampinhas ao Asilo São Vicente de Paulo O asilo usa 20 mil fraldas geriátricas por mês e 10 mil já são adquiridas através das doações de tampinhas plásticas.

08/03/2024 13h03 | por Thaís Faccio

A entrega foi feita por servidores da Câmara Municipal de Curitiba que aderiu à Campanha Tampinha Paraná, da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Mais de 100 quilos de tampinhas foram entregues nesta sexta-feira (08), no Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba. A entrega foi feita por servidores da Câmara Municipal de Curitiba que aderiu à Campanha Tampinha Paraná, da Assembleia Legislativa do Paraná.

“Essa parceria nasceu na Assembleia junto com a Câmara, através do Conselho de Ações Solidárias da Assembleia Legislativa e agora estamos agora fazendo a segunda entrega. São contribuições dos servidores, dos vereadores, dos nossos convidados que vão na Câmara e também aderiram à campanha. A gente fica muito feliz de poder colaborar e destacar a questão da responsabilidade social da Câmara de Curitiba”, disse o servidor da Câmara Municipal de Curitiba, Hamilton Júnior Rodrigues.

“Só temos que agradecer. São essas campanhas que fazem a diferença dentro do nosso trabalho social. São através das campanhas, das tampinhas, que nós estamos conseguindo comprar 10 mil fraldas mês, sendo que usamos 20 mil fraldas/mês. Então o impacto é muito grande. E nós estamos falando não só social, mas também do meio ambiente. Estamos falando de crianças, na questão da educação, de famílias, todos aqueles que participam fazendo a diferença compreendendo, tendo a educação diante do meio ambiente e tendo o respaldo, a participação numa atividade social”, comentou o padre e diretor do Asilo, José Aparecido.

A campanha Tampinha Paraná foi lançada no ano passado, durante o 1º Encontro dos Parlamentares da Região Metropolitana de Curitiba, na Câmara Municipal de Curitiba. Coordenado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, o projeto une solidariedade e sustentabilidade ao arrecadar tampas de plástico que serão doadas para instituições sociais de todo o estado. O material coletado vira recurso financeiro às entidades, após serem comercializados com empresas especializadas em reciclagem.

Tampinha Paraná é lei

A campanha de arrecadação de tampinha plásticas foi lançada em maio do ano passado com o objetivo de incentivar instituições, legislativos municipais, associações de classe, entre outros a arrecadarem tampinhas plásticas que serão destinadas às entidades assistenciais. De lá para cá foram inúmeras arrecadações e adesões. Idealizado pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia a campanha acabou ganhou corpo e virou lei estadual. A legislação (Lei nº 21.697/2023) que cria o Programa Tampinha Paraná foi apresentada pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e deputada Maria Victoria (PP).

A iniciativa do programa é unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes. “É uma forma de a Assembleia engajar a sociedade num ato solidário e voluntário. É incentivar as pessoas a arrecadar tampinhas que iram para o lixo e que vão se transformar em fraldas geriátricas, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal ou alimentos”, explicou a presidente do Conselho, Rose Traiano.

O que descartar

Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. Na Assembleia, há quatro coletores de arrecadação espalhados para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.