Agenda cheia movimenta a Assembleia Legislativa na próxima semana

15/03/2019 09h27 | por Thiago Alonso

Audiências, debates, palestras, reuniões de comissões e sessões acontecem na ALEP.Créditos: Sandro Nascimento/ALEP.

A agenda da próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está cheia. Audiências públicas, debates, palestras, reuniões de comissões permanentes e sessões ordinárias vão fomentar as discussões no Legislativo paranaense. Na segunda-feira (18), às 08h30, será realizada a audiência pública “Previdência: Reforma para quem?”, com a presença do ex-ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas.

A audiência é uma proposição dos deputados da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) Professor Lemos, Luciana Rafagnin, Arilson Chiorato e Tadeu Veneri. Os deputados federais do partido Enio Verri, Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu também participam do debate. Por proposição do deputado Delegado Francischini (PSL), os parlamentares discutem em audiência pública na quarta-feira (20), às 10 horas, no Auditório Legislativo, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01/2019, que trata do fim do pagamento da aposentadoria a ex-governadores. A PEC é uma iniciativa do Poder Executivo, que quer a revogação da norma constitucional parágrafo 5º do art. 85 da Constituição Estadual do Paraná, que regulamenta o subsídio mensal e vitalício dos ex-governadores. Já os deputados Goura (PDT) e Soldado Fruet (PROS) promovem a audiência pública "Cicloturismo no Paraná". O encontro será na quarta-feira (20), às 9 horas, no Plenarinho da Casa.

Homenagem – Na segunda-feira (18), o Plenarinho da Assembleia recebe, às 13 horas, o debate "Políticas Públicas para Mulheres", tema proposto pela deputada Luciana Rafagnin. Durante o horário do Grande Expediente, na sessão plenária que começa às 14h30, as mulheres receberão uma homenagem em razão do Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08 de março. A homenagem é uma proposição da deputada Cantora Mara Lima (PSC). Às 13h45, também na segunda, ocorre a palestra sobre o Plano de Metas de Governo e Lei de Eficiência de Gestão do Estado (LEGE), ministrada pelo economista Paulo Rabello de Castro. A iniciativa é do Líder do Governo, Hussein Bakri (PSD), e será realizada no Salão Nobre da Assembleia. Na quarta-feira (20), às 9 horas, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) apresenta o Relatório Quadrimestral de Gestão, relativo ao 3º quadrimestre de 2018. Proposta pela Comissão de Saúde Pública, presidida pelo deputado Dr. Batista (PMN), a apresentação ocorre na Sala de Reuniões (3º andar do Prédio Administrativo).

Comissões permanentes – Na terça-feira (19), quatro reuniões das comissões permanentes movimentam a Assembleia. Às 10 horas está marcada a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Sala de Reuniões (3º andar do Prédio Administrativo), por proposição do deputado Galo (PODE). A Comissão de Cultura, presidida pelo deputado Delegado Recalcatti (PSD), reúne-se às 10h30 na sala Deputado Arnaldo Busato. Também na terça, após o termino da sessão ordinária, ocorrem as reuniões das Comissões de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, presidida pelo deputado Dep. Michelle Caputo (PSDB); e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, presidida pelo deputado Tião Medeiros (PTB).

Sessões Solenes – O Plenário da Assembleia recebe ainda três sessões solenes na próxima semana. Na segunda-feira, às 18 horas, os Bravos Guerreiros da Polícia Militar do Paraná serão homenageados pelo propositor da sessão, deputado Ricardo Arruda (PSL). Quem também será homenageado é o restaurante Cascatinha, de Curitiba, que comemora 70 anos. A proposição é do deputado Anibelli Neto (MDB). Por fim, na quinta-feira (21), às 17 horas, o deputado Michele Caputo (PSD) promove uma Sessão Solene em homenagem ao centenário do Hospital Pequeno Príncipe.