Agentes da PRE e PM-PR são homenageados pelo deputado Marcio Pacheco (Republicanos)

20/11/2023 16h39 | por Assessoria Parlamentar
Homenagens ocorreram na sessão plenária desta segunda-feira (20).

Homenagens ocorreram na sessão plenária desta segunda-feira (20).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Homenagens ocorreram na sessão plenária desta segunda-feira (20).

A Assembleia Legislativa do Paraná concedeu, hoje (20) durante o grande expediente, título de Menção Honrosa, Votos de Congratulações e Louvor aos policiais da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual pela maior quantidade de armas apreendidas, já registrada pelas forças de segurança em todo o Estado em 168 anos de história, em operação realizada no dia 19 de janeiro de 2023, entre Iporã e Perobal, na região noroeste.

“São policiais valentes que colocam em risco suas vidas na defesa de todos nós paranaenses ao apreenderem 161 armas que cairiam nas mãos de bandidos. Imagine o estrago que essas armas poderiam causar se chegassem nas mãos do crime organizado. Fortalecer as instituições e as estruturas policiais é o que o governo precisa estar empenhado em fazer e não essa política que vem sendo implementada de desarmamento da população, desarmamento de quem está disposto a ter uma arma regular, com cadastro e portá-la conforme a lei assim o permite”, ressaltou o deputado estadual Marcio Pacheco (Republicanos).

Na ocasião, o Capitão Felipe Steindorff Malheiros, Comandante da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, o 1º Tenente Eduardo José Kozechen Vidal Pontes, Subcomandante da 3ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual e os soldados Bruno Wellington Maia e Felipe Vinicius Pinheiro, participaram da apreensão de 161 armas de fogo escondidas em dois caminhões, de origem paraguaia, que transportavam arroz, na PR-323, entre os municípios de Iporã e Perobal, na região Noroeste. O volume apreendido é o maior já registrado pelas forças de segurança em todo o estado. Os policiais militares rodoviários faziam uma operação no Posto Rodoviário de Iporã, quando realizaram a abordagem de um caminhão. Durante a ação, que contou com o apoio de um cão farejador, foram encontradas escondidas em um fundo falso do veículo 93 armas de fogo, sendo 69 pistolas, 3 fuzis e 21 espingardas calibre 12, além de acessórios e insumos para recarga.

Perspicazes, os policiais perceberam que o motorista estava em um comboio e, ainda na PR-323, já no município de Perobal, realizaram uma segunda abordagem e no outro caminhão foram localizadas mais de 68 armas, sendo 56 pistolas, 7 fuzis, 3 espingardas e 2 revólveres, também escondidas em um fundo falso, no painel do veículo.

“Esse reconhecimento nos motiva, nosso trabalho pela própria natureza é um trabalho difícil exige dedicação e essa ocorrência foi um marco na nossa unidade porque representa um recorde para o estado do Paraná como a maior apreensão de armas que certamente seriam destinadas a diversos municípios e outros estados. Essa menção honrosa reforça a importância do policial, da polícia rodoviária com unidade especializada da Polícia Militar do Paraná”, afirmou o Capitão Felipe Steindorff Malheiros.

ESFAEP

Ainda no grande expediente, o deputado Estadual Marcio Pacheco, também homenageou a equipe do 1º Curso de Formação de Praças (CFP), da 3ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (ESFAEP), localizada em Cascavel, pelo destacado comprometimento na formação dos novos 319 policiais militares, agora distribuídos entre todas as unidades da Polícia Militar sediadas nas regiões Oeste e Sudoeste do estado, subordinadas ao 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).

Receberam Certificados de Menção Honrosa à Equipe: Cap. QOPM Roberto Damião Pierozan Tavares; 1° Ten QOPM Pietro Prá e Silva; 1° Ten QOPM Eduardo Delai Correa; 2° Sgt QPM 1-0 Marcio Pedro Casagrande; 2° Sgt QPM 1-0 Glaucia Aparecida Giordani; Cb QPM 1-0 Luis Antonio Cotelo de Carvalho e Silva; Sd QPM 1-0 Janaína Fernanda Zanchett Tavares; e Sd QPM 1- 0 Lediane Schutz.

Há um ano em funcionamento, a 3ª ESFAEP é uma grande conquista da Região Oeste do Paraná, articulada pelo deputado estadual Marcio Pacheco. O estado conta ainda com Escolas de Formação de Praças localizadas em São José dos Pinhais (GUATUPÊ) e em Maringá.

“Este foi um grande trabalho de integração que realizei junto ao governo estadual, municipal e lideranças políticas para a conquista desta que é maior conquista na área da segurança pública para Cascavel”, afirmou Pacheco.

Para o Capitão Roberto Damião Pierozan Tavares a implantação da 3ª ESFAEP em Cascavel foi um grande avanço. Agora os policiais podem participar de cursos de formação ou aperfeiçoamento sem precisar se deslocar até a capital Curitiba ou a Maringá. “O ganho foi gigantesco, além de não ser mais necessário esse grande deslocamento, nossos policiais continuam próximos de suas famílias e Cascavel recebe um grande efetivo dos municípios pertencentes a outras regiões do estado. As três EsFAEPS possuem o mesmo padrão, falam a mesma linguagem, utilizam a mesma didática nos cursos, formando e especializando com excelência os nossos policiais”, ressalta o Capitão Tavares.