Agricultura familiar avança nas feiras e exposições no Paraná, afirma deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

29/01/2024 14h33 | por Assessorias Parlamentares, com informações da AEN.
"Para o Show Rural, uma grande feira de agronegócio, se dobrar aos pequenos produtores é porque os mercados nacional e internacional cobram por comida mais saudável, orgânica e sustentável", destaca Romanelli.

"Para o Show Rural, uma grande feira de agronegócio, se dobrar aos pequenos produtores é porque os mercados nacional e internacional cobram por comida mais saudável, orgânica e sustentável", destaca Romanelli.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

"Para o Show Rural, uma grande feira de agronegócio, se dobrar aos pequenos produtores é porque os mercados nacional e internacional cobram por comida mais saudável, orgânica e sustentável", destaca Romanelli.

O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 29, que a reserva de grandes espaços no Show Rural em Cascavel para a agricultura familiar, olericultura, fruticultura e artesanato mostra o avanço da agroecologia no Paraná como atividade econômica robusta longe do período chamado de agricultura de subsistência. "Para o Show Rural, uma grande feira de agronegócio, se dobrar aos pequenos produtores é porque os mercados nacional e internacional cobram por comida mais saudável, orgânica e sustentável".

O Show Rural Coopavel entre 5 a 9 de fevereiro - com 600 expositores em uma área de 720 mil metros quadrados e 300 mil visitantes - terá destaques como a Feira da Agricultura Familiar, Feira de Artesanato, espaço para manejo de olericultura e a Vitrine de Fruticultura. "As regiões do noroeste e norte têm na produção de frutas, olericultura e da agricultura familiar entre as suas principais atividades de referência nacional e internacional, através de registros de indicações geográficas e de selos de qualidade", disse Romanelli.

De atividades segmentadas - com calendários, eventos e encontros próprios -, a agroecologia tomou corpo e presença nas feiras realizadas na maioria das cidades paranaenses. "Estou sempre presente nas cidades do Noroeste, norte pioneiro, norte e campos gerais e os estandes da produção orgânica e sustentável vem ganhando mais espaços e preferência entre os visitantes consumidores", apontou o deputado.

Espaços

No Show Rural, o Pavilhão da Agricultura Familiar de 450 metros quadrados terá 42 expositores de 23 cidades paranaenses. Entre os produtos disponíveis estarão embutidos, defumados, queijos, iogurtes, pães, cucas e biscoitos, doces, geleias, mel, derivados da cana-de-açúcar (como as rapaduras), vinhos, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, licores, cafés, entre outros. Além da exposição, o Ministério de Desenvolvimento Agrário vai orientar pequenas agroindústrias interessadas em aderir ao Selo Nacional da Agricultura Familiar.

Já a Feira de Artesanato é um espaço exclusivo para exposição e comercialização de artesanatos produzidos na região. São 26 expositores. Participam desta edição associações e cooperativas, grupos de artesãos vinculados a programas sociais municipais e nove artesãos individuais rurais. O destaque será um setor com peças produzidas pelos povos indígenas de três cidades da região oeste.

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná terá um espaço de olericultura que mostrará o manejo adequado para o bom desenvolvimento das culturas. Já a Vitrine de Fruticultura apresentará uma variedade de espécies selecionadas e cultivadas por uma equipe de especialistas de extensão e de pesquisa. Eles estarão à disposição para orientar produtores. A vitrine não apenas celebra os avanços no segmento, mas também reconhece sua importância no contexto da agricultura familiar. As espécies de destaque incluem abacate, acerola, amora-preta, atemóia, banana, caqui, citros, figo, goiaba, manga, pitaya e uva.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação