Os talentos paranaenses revelados durante X Festival Nacional Nossa Arte foram homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná nesta terça-feira (22) pelas premiações conquistas no encontro artístico que reúne alunos das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de todo o país. A entrega dos diplomas de menção honrosa aos artistas faz parte das comemorações da Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Foram premiados 28 alunos das Apaes das cidades de Cambira, Umuarama, Paranavaí, São João, Santa Helena e Kaloré em diferentes segmentos artísticos. Segundo o deputado Professor Lemos (PT), a homenagem é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esses jovens.
Sonora
A arte em suas mais variadas formas de expressão é um dos recursos utilizados pelas equipes das Apaes como forma de tratamento e estímulo ao desenvolvimento das crianças com algum tipo de deficiência e tem revelado grandes talentos. Em todas as edições do festival, o Paraná sempre ocupou as três primeiras colocações. A coordenadora de Artes da Federação das Apaes do Estado do Paraná, Cláudia Moretti Marin, explica a importância das artes no atendimento das crianças.
Sonora
Feliz com as oportunidades que conquistou graças às Artes Cênicas, a aluna Ana Carolina de Carvalho agradeceu as homenagens.
Sonora
Durante a sessão plenária desta terça-feira (22) a presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná, Neuza Soares de Sá falou sobre a importância da Semana Nacional e Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada entre os dias 21 e 28 de agosto. O tema “Pessoas com Deficiências: direitos, necessidades e realizações” dá visibilidade às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência para garantir os direitos previstos em lei.
Sonora
Segundo o deputado Professor Lemos (PT), autor da lei que instituiu a semana estadual, é preciso mobilizar a sociedade para que todos tenham acesso ao que é de direito.
Sonora
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.