Após articulação de deputados do Paraná, trecho entre Paranavaí e Nova Londrina deverá ser duplicado

22/11/2023 17h12 | por Diretoria de Comunicação, com assessorias.
Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília.

Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília.Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

Encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília.

Os deputados estaduais Arilson Chiorato (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Evandro Araújo (PSD) estiveram nesta quarta-feira (22), em Brasília, reunidos com ministro dos Transportes, Renan Filho, para debater a duplicação BR-376, trecho entre Paranavaí a Nova Londrina. O encontro também contou com a participação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT), que liderou a comitiva, e dos deputados federais Zeca Dirceu (PT), Elton Welter (PT), Luciano Ducci (PSB), Tião Medeiros (PP) e Diego Garcia (Republicanos).

No encontro, foi confirmado o compromisso do Governo Federal com a duplicação do trecho, que faz parte do Lote 4, que ainda não teve o processo licitatório finalizado pelos órgãos responsáveis. A obra deverá ser incluída no pacote de obrigações do novo programa de concessões de rodovias do Paraná.

“Um estudo está em andamento e há grande chance de inclusão dessa importante obra para a região noroeste, do Arenito Caiuá, no programa de concessão das rodovias”, afirma o deputado Arilson. Na avaliação do parlamentar, a soma de esforços é crucial para as negociações. “A luta por um pedágio mais justo não vai parar, porque não aceitaremos a cobrança de tarifas caras sem a inclusão de obras essenciais para o desenvolvimento, em especial do interior do Paraná. Hoje é um dia a ser comemorado, pois mostrou-se que, somando esforços, podemos ir mais longe”, complementa.

“A duplicação é uma luta que abraçamos há muito tempo e uma conquista importante para garantir segurança aos usuários da rodovia, dar fluidez ao crescente tráfego de veículos e levar desenvolvimento para toda região”, disse Romanelli.

Romanelli apresentou estudos da Socipar (Sociedade Civil do Paraná), de Paranavaí, que demonstram que o volume de veículos que transitam no trecho da BR-376 justifica o investimento na duplicação. Duas recontagens realizadas em 2022 e 2023 mostraram que o tráfego é o dobro do número registrado na modelagem da concessão do Lote 4.

“Essa obra não está prevista na nova concessão, no Lote 4, mesmo sendo estratégica para toda a região Noroeste do nosso estado. Viemos oficialmente trazer o pleito pela inclusão desta obra ao ministro Renan Filho, pois não aceitaremos pedágio sem a duplicação deste trecho da BR-376”, ressaltou Evandro Araújo.

Recontagem

Em 2019, a EPL (Empresa de Planejamento e Logística), responsável pela contagem de tráfego nas rodovias do programa PRVias, informou que o volume diário médio anual (VDMA) no trecho da BR-376 seria de 4.689 veículos. Em 2022, a Socipar encomendou um reestudo e o resultado foi de um VDMA de 7.868 veículos. Em setembro deste ano, houve uma nova medição e o tráfego apurado foi de 8.442 veículos. Todas as contagens foram realizadas pela Perplan, mesma empresa contratada pela EPL em 2019.

“Se considerarmos o volume de eixos equivalente, temos a passagens de mais de 23 mil eixos pelo trecho. É mais que o dobro do volume apontado em 2019”, sustentou Romanelli juntamente com o presidente da Socipar, o empresário Demerval Silvestre. O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni (PSD), também apresentou dados para sustentar a necessidade da duplicação.

Fran Boni citou que o Noroeste paranaense está entre os cinco maiores polos turísticos em desenvolvimento no Brasil, com investimentos que passam de R$ 2 bilhões, e que a região também está produzindo grandes volumes de milho e soja. Segundo ele, para a safra de soja 2023-2024 está estimada uma colheita de 2,5 milhões de sacas. “São dados que demonstram a importância de termos um sistema logístico adequado”, disse o prefeito.