Apresentação na Assembleia alerta mulheres sobre relacionamentos abusivos e violência doméstica Evento é proposto pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo Instituto Lanterna Luminosa e pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Casa.

22/09/2023 17h49 | por Diretoria de Comunicação

Créditos: Arte: Vinícius Leme

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná recebe na próxima terça-feira (26), a partir das 18 horas, a palestra musical “Em Mares de Sereios”, evento que tem a finalidade de informar, alertar e auxiliar mulheres e homens sobre relacionamentos abusivos e violência doméstica. A apresentação é proposta pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo Instituto Lanterna Luminosa e pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado do Poder Legislativo, presidido pela advogada Rose Traiano.

O projeto faz parte do Instituto Lanterna Luminosa que apoia mulheres na jornada da cura e superação do abuso e violência, com suporte psicológico, jurídico e oportunidade profissional. E a palestra tem como objetivo despertar a consciência da mulher sobre os padrões de relacionamentos que ela pode estar vivendo, auxiliando a enxergar os diversos tipos de abusos disfarçados de encantos que elas podem estar sofrendo.

Idealizadora do “Em Mares de Sereios”, a médica Flávia Pinho Ohde explica que o projeto tem cunho educativo e busca conscientizar e fortalecer mulheres contra relacionamentos abusivos dissimulados, com foco em prevenção e auxílio nesse perfil de relacionamento. “O projeto é importante porque ele tem um foco tanto preventivo, através da educação, da conscientização, de fazer essa mulher e essa jovem, essa adolescente enxergar quais são os padrões abusivos, como também para aquelas pessoas que já estão dentro de uma relação abusiva, elas poderem ter o conhecimento de que elas podem, que elas têm ajuda tanto do Instituto, quanto dos órgãos públicos, competência, quanto também da sociedade e das empresas que possam apoiar”, explica. 

“Queremos dar à mulher e aos seus filhos a segurança de que ela pode retomar a vida, a gente quer conferir a autonomia dela de novo em todos os âmbitos da vida, né, no profissional, no emocional, na autoestima. De ter a segurança de que ela vai estar bem apoiada juridicamente ou pelos órgãos de segurança”, completou a médica.

“Muitas vezes a mulher está sofrendo alguma forma de violência e não sabe, não tem conhecimento que aquelas atitudes são caracterizadas como violência. E o projeto, de forma lúdica, leve e sensível, aborda diversos tipos de violência contra a mulher auxiliando e ajudando na prevenção ao abuso e violência contra a mulher”, comentou a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado do Poder Legislativo, Rose Traiano.

Ela explica que conheceu o projeto através da doutora Flávia e, por ser uma iniciativa valiosa e de cunho social, fez questão de apresentar à Mexa Executiva da Casa que prontamente acolheu a ideia. “Estamos comprometidos em contribuir para a conscientização e a erradicação dos relacionamentos abusivos, trabalhando juntos para um futuro mais igualitário e seguro para todas as mulheres”, completou Rose.

O evento acontece no Plenário da Casa de Leis com transmissão ao vivo das nossas redes sociais, site e TV Assembleia – canais 10.2 da TV Aberta e 16 da Claro/Net.

Serviço:
Palestra Musical – Em Mares de Sereios
Horário: 18h30
Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação