Aprovado projeto que altera escolaridade para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Medida que vale para novos concursados passará a exigir nível superior para entrada nas corporações.

17/10/2023 15h30 | por Thiago Alonso
Reunião aconteceu no Auditório Legislativo, no início da tarde desta terça-feira (17).

Reunião aconteceu no Auditório Legislativo, no início da tarde desta terça-feira (17).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Reunião aconteceu no Auditório Legislativo, no início da tarde desta terça-feira (17).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou durante a sessão ordinária desta terça-feira (17) o projeto de lei 850/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera o nível de escolaridade exigido para o ingresso nos Quadros de Oficiais e de Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. De acordo com o Executivo, para o ingresso de soldados, a exigência da formação passará de nível médio para superior. Para oficiais da Polícia Militar será exigida a formação de Bacharel em Direito. Já no Corpo de Bombeiros Militar, a medida exige qualquer curso superior.

A medida vale para os editais dos novos concursos. O texto altera dispositivos da Lei n° 1.943/1954, que instituiu o Código da Polícia Militar do Estado. Os parlamentares seguiram o parecer favorável do relator, deputado Hussein Bakri (PSD), na forma de uma emenda modificativa.

Segundo o governo, a medida é necessária devido a crescente complexidade nas funções exercidas pelas Corporações. “Relevante mencionar que tal medida objetiva impactar positivamente a prestação dos serviços de segurança pública prestados à população paranaense”, diz a justificativa da matéria.   

Demais projetos

Durante a sessão desta terça, a CCJ aprovou o projeto de lei 523/2023, da deputada Flávia Francischini (União), que estabelece diretrizes para a Criação da Política Endometriose Sem Trauma no Estado do Paraná. A proposta pretende chamar a atenção para o problema, promovendo a divulgação divulgar de ações preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas à endometriose, assim como protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde. Também permite a promoção de campanhas orientando as portadoras da doença a buscar diagnóstico precoce e tratamento integral e oportuno. Além disso, a medida quer contribuir para a implementação de propostas que possibilitem o acesso universal e equitativo aos serviços públicos, democratizando informações sobre as técnicas de diagnóstico e tratamento. A Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero, em vez de serem expulsas durante a menstruação, movimentam-se no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e sangrar.

De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei 746/2023 foi aprovado. A proposta autoriza a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) a efetuar a doação de imóveis ao município de Pinhais. O mesmo se deu com o projeto de lei 837/2023, também do Poder Executivo, que altera a Lei n° 17.992/2014, que dispõe sobre o capital social autorizado da Companhia de Saneamento do Paraná. De acordo com a justificativa, o objetivo da proposta é proceder o aumento do capital social autorizado da Sanepar de R$ 6 bilhões para até R$ 10 bilhões, "uma vez que o limite atualmente autorizado por lei esta totalmente integralizado".

Avançaram também na Comissão o projeto de lei 697/2023, dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Artagão Junior (PSD), que concede o Título de Capital do Pinhão ao município de Inácio Martins; e projeto de lei 389/2023, do deputado Delegado Tito Barichello (União), que institui o Dia Estadual da Torcida Os Fanáticos, a ser celebrado anualmente em 24 de outubro.

Foram aprovados ainda o projeto de lei 39/2021, do Artagão Junior (PSD), que denomina o destacamento do comando da Polícia Militar de Entre Rios, no município de Guarapuava, de sargento Luiz Carlos da Roza pelos relevantes serviços prestados àquela corporação; e projeto de lei 558/2023, do deputado Moacyr Fadel (PSD), que concede o Título de Capital Estadual das Tortas ao município de Carambeí.

Por fim, avançou na CCJ uma emenda de plenário ao projeto de lei 186/2022, alterando a Lei nº 253/1954, que visa corrigir inconsistências nas divisas do Município de Bituruna. De acordo com o projeto, a medida é necessária para acompanhar a realidade e a vontade da população. A alteração faz com que “os municípios limítrofes tenham segurança jurídica no desenvolvimento das políticas públicas para a população”.

Veto

Foi aprovado o veto 007/2023, do Poder Executivo, que veta totalmente ao projeto de Lei n° 33/2023, que inclui inciso na Lei 18.419/2015, que estabelece o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná.

Vista

O parecer favorável do deputado Paulo Gomes (PP) ao projeto de lei 217/2023 recebeu um pedido de vista apresentando pelo deputado Márcio Pacheco (Republicanos), adiando a discussão do projeto do deputado Matheus Vermelho (PP). A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de agências bancárias, cooperativas de créditos e instituições financeiras em geral a fornecer aos clientes comprovantes do início do atendimento.  De acordo com o autor, a proposição busca fazer garantir que os direitos dos consumidores sejam cumpridos em sua integralidade em relação ao tempo de espera por atendimento nos estabelecimentos bancários. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação