Aproximação da Assembleia Legislativa com os paranaenses é exaltada na ExpoLondrina Concorrida Sessão Especial do Legislativo em Londrina contou com representantes de diversos setores para receber demandas da sociedade.

13/04/2023 21h17 | por Ana Luzia Mikos e Antônio Dilay

Evento reuniu cerca de 500 pessoas no recinto José Garcia Molina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Demandas dos mais variados setores chegaram diretamente aos deputados estaduais na Sessão Especial aberta ao público na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina). Um ponto alto da Assembleia Itinerante, projeto da Mesa Executiva para assegurar um o Legislativo mais próximo à sociedade. Uma iniciativa que mereceu o reconhecimento tanto de parlamentares como de autoridades e representantes de entidades presentes, no concorrido evento realizado na noite de quinta-feira (13).

Na maior feira de agronegócios do país, o legislativo estadual efetivamente está junto ao povo. O deputado Gugu Bueno (PSD), definiu a ação como um momento histórico para a Assembleia Legislativa do Paraná. “Por isso fiz questão de estar aqui. A ExpoLondrina é uma das maiores exposições do nosso Brasil e este ano tem um caráter muito especial com essa presença da Assembleia, através dos seus deputados com essa ação da nossa Mesa Diretora, para que a gente possa estar aqui ouvindo as necessidades, discutindo os problemas da região”.

O deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) comentou que “é importante a participação da população para que nós, deputados, possamos trabalhar melhor e criarmos leis que vão beneficiar todo o nosso povo. Quero mais uma vez parabenizar essa iniciativa de trazer a Assembleia Itinerante para norte do Paraná e depois levar para mais nove cidades, aonde a população vai poder estar mais próxima e vai poder conversar com todos os deputados”.

“É sempre importante a Assembleia se aproximar da população paranaense e uma das formas é vir para o interior do estado. Hoje estamos aqui em Londrina, segunda maior cidade do estado, um polo de desenvolvimento regional, econômico e social do nosso Paraná e espero que a gente continue e consiga rodar por todo estado com a Assembleia Itinerante”, afirmou o deputado Arilson Chiorato (PT).

Essa proximidade com os paranaenses foi exaltada pelo deputado Denian Couto (Podemos). “Eu não acredito em política encastelada, política de ar condicionado. Eu acho que o deputado tem que sair, tem que ouvir as demandas da sociedade. A ExpoLondrina é um exemplo para o país e América Latina, como maior feira agropecuária do nosso estado. Importante ouvir o setor produtivo, as demandas. Por isso, estou aqui em Londrina e muito satisfeito com a receptividade que todos nós deputados estamos recebendo”, disse.

O deputado Ricardo Arruda (PL) destacou a iniciativa da Casa. “Esse trabalho da Assembleia Itinerante é importantíssimo para estar perto do povo, ouvir as demandas e quem sabe cada vez ajudar mais, não só o município de Londrina, mas odos os lugares em que a Assembleia fizer esse trabalho”, citou.

Federais

Parlamentares de Brasília também compareceram à Sessão Especial e ressaltaram a aproximação com os cidadãos promovida pela Assembleia.

O deputado federal Beto Richa (PSDB), definiu como nobre a iniciativa da Assembleia Itinerante de se aproximar da sociedade. “Também para ser questionada, ouvir sugestões, ouvir críticas, isso faz parte do sistema democrático. Então, é uma maneira de prestigiar Londrina, prestigiar a região Norte, o interior do Paraná. E hoje, inclusive, a homenagem a 25 personalidades da região, pessoas que ajudaram a escrever a história do Paraná. Parabéns ao primeiro secretário Alexandre Curi, ao presidente Traiano e a todos cinquenta e quatro deputados estaduais”, reforçou.

Para o deputado federal Pedro Lupion (PP), a Assembleia Itinerante mostra a valorização do Poder Legislativo com o interior do Paraná e seu povo. “Vejo gente da sociedade civil organizada, da política e homenageados, que vêm aqui hoje vê o trabalho da nossa Assembleia, que sem dúvida alguma merece todo o nosso aplauso, nosso respeito. Como ex-parlamentar dessa casa, hoje lá em Brasília, falando em nome dos meus colegas federais, parabenizo essa iniciativa do presidente Traiano e deputado Alexandre Curi”, afirmou.

Vereança

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Emanoel Gomes (Republicanos), representou o legislativo local ressaltou a contribuição dos deputados estaduais e federais aos municípios. “São os senhores que trazem a esta cidade emendas parlamentares e recursos. São os senhores que são procurados por prefeitos e vereadores para destinar recursos para o progresso e para o desenvolvimento da nossa região”, pontuou.