Arte & Cultura na Assembleia desta semana é uma viagem pelo universo da música alternativa O agitador cultural JR Ferreira, proprietário de uma das casas de shows underground mais antigas em atividade no Brasil, explica como é manter a produção independente por mais de 30 anos.

15/09/2022 10h01 | por Trajano Budola
O agitador cultural JR Ferreira, proprietário de uma das casas de shows underground mais antiga em atividade no Brasil, explica no Arte & Cultura na Assembleia como é manter a produção independente por mais de 30 anos.

O agitador cultural JR Ferreira, proprietário de uma das casas de shows underground mais antiga em atividade no Brasil, explica no Arte & Cultura na Assembleia como é manter a produção independente por mais de 30 anos.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O agitador cultural JR Ferreira, proprietário de uma das casas de shows underground mais antiga em atividade no Brasil, explica no Arte & Cultura na Assembleia como é manter a produção independente por mais de 30 anos.

Há mais de 30 anos à frente da mais emblemática casa de shows de música alternativa em Curitiba, o agitador cultural JR Ferreira é o entrevistado desta sexta-feira (16) no Arte & Cultura na Assembleia. O bate-papo é uma viagem pelo subterrâneo da arte paranaense desde a criação do 92 Graus Underground Pub, um dos espaços mais antigos em atividade no Brasil, aberto em 1991.

JR explica quais foram os passos para iniciar o projeto que já recebeu milhares de bandas independentes do mundo todo, desde as iniciantes até grandes nomes do Faça Você Mesmo, palavra de ordem criada nos anos 1970 para designar a produção musical sem apoio de grandes gravadoras ou grupos empresariais.

“Quase não existiam lugares para a música autoral em Curitiba. A ideia foi abrir a casa para os artistas mostrarem o que estavam fazendo, sem importar se iriam ficar conhecidos ou não, apenas promover a cultura da cidade”, diz o músico. Este início, segundo ele, abriu espaço para que bandas de outros locais procurassem Curitiba como uma referência.

Ele cita, por exemplo, o show da Fugazi, liderada por Ian MacKeye, um dos fundadores da Dischord Records, de Washington nos Estados Unidos. A banda de punk rock é um símbolo da produção independente, com estúdios de gravação caseiros e sistema de distribuição do trabalho autoral divulgado boca a boca.

JR fala ainda das dificuldades de manter a estrutura com poucos recursos para um público que, geralmente, tem baixo poder aquisitivo, seja pela faixa de idade pouco acima da adolescência, seja por estilos de vida desligados dos padrões tradicionais.

“Montar um espaço requer a estrutura toda, de isolamento, preparação acústica da casa, elétrica, cabeamento de iluminação. Sempre foi um desfio muito grande”, fala. Ele aproveita a oportunidade para falar do ‘Show do Jovem’ programa que circulou nas redes sociais criado na pandemia para arrecadar fundos e manter o 92 Underground Pub ativo.

Programa

Para assistir outras histórias com JR Ferreira confira a conversa completa na TV Assembleia, às 11 horas desta sexta-feira (16). Todas as semanas o programa Arte & Cultura na Assembleia recebe grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes.

 

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação