Assembleia aprova criação de comissão especial que discutirá a "Agenda Paraná"

23/05/2014 10h56 | por Sandra C. Pacheco
Deputado Luiz Cláudio Romanello (PMDB).

Deputado Luiz Cláudio Romanello (PMDB).Créditos: Sandro Nascimento/Alep (crédito obrigatório)

Deputado Luiz Cláudio Romanello (PMDB).
A Assembleia Legislativa aprovou esta semana requerimento apresentado pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) para que se constitua uma comissão especial visando a criação da “Agenda Paraná”, documento oficial com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento estadual em relação aos investimentos em logística, infraestrutura, ensino superior e novos desafios, com base na relação do Estado com a União.

A comissão, que está prevista no artigo 35 e seguintes do Regimento Interno da Casa, tem prazo de trinta dias, passíveis de suspensão ou prorrogação, e deve ser integrada por nove membros, que discutirão e aprovarão um documento final contendo propostas de metas para essas áreas. “Este é o momento oportuno para que uma grande discussão seja entabulada pelo Poder Legislativo, a fim de que os candidatos a Presidência da República, que virão ao Paraná em busca de apoios e simpatias, saibam com clareza os anseios de seu povo, através de um documento apartidário”, justificou o autor do requerimento.

Romanelli lembrou que o Paraná é o sexto estado da Federação em população, o terceiro em geração de empregos com carteira assinada, apresentou um crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – além da média nacional, foi o segundo melhor desempenho do País em termos de crescimento industrial, além de ser o maior produtor de grãos do Brasil e de abrigar a Usina Hidrelétrica de Itaipu, recordista mundial em produção de energia e responsável por 17% do consumo brasileiro.

“Embora se apresente como um dos estados mais promissores do País, não temos tido, por parte do governo federal, através dos programas, projetos e investimentos colocados à disposição das unidades federadas, a merecida atenção. Os investimentos necessários para a ampliação do desenvolvimento do Paraná têm se mostrado insuficientes, principalmente se compararmos esses investimentos com sua grande participação na economia nacional. É preciso que sejam definidos os projetos estratégicos que dependem da relação com o governo federal e que serão fundamentais para nosso pleno desenvolvimento”, acrescentou o parlamentar.