Assembleia celebra 60 anos da Fetaep e a luta pela agricultura familiar Proposição do deputado Professor Lemos (PT) reuniu em Plenário representantes de dezenas de sindicatos que integram a entidade.

23/11/2023 17h38 | por Ana Luzia Mikos

Solenidade ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Os 60 anos da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) foram celebrados na Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quinta-feira (23). Um reconhecimento a sindicatos e lideranças que integram a instituição e que impulsionam a representatividade da agricultura familiar e a implementação de políticas públicas voltadas ao trabalho no campo.

A proposição foi assinada pelo deputado Professor Lemos (PT), que integra o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar do legislativo. “A Federação reúne os trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar do estado do Paraná, que são importantíssimos para a nossa economia, para a produção de alimentos. A Federação organiza os sindicatos que representam os trabalhadores da agricultura familiar, fazendo reivindicações importantes junto ao governo estadual, federal e aos municípios. E isso tem contribuído muito para o desenvolvimento da agricultura familiar no Paraná”, justificou o parlamentar.

A atual diretoria da Fetaep foi eleita há um mês para o mandato 2023-2027 e é comandada pelo presidente Alexandre Leal dos Santos e pela vice-presidente Ivone Francisca de Souza. É a primeira diretoria a ter paridade entre homens e mulheres e 25% de jovens.

“Uma alegria celebrar essa federação e a construção destes sindicatos todos os dias. Tantos anos de um trabalho tão bom e produtivo para a população paranaense, contribuindo com a luta da agricultura familiar. É um avanço ver uma entidade proporcionando a igualdade com as mulheres e também com a presença de jovens, propiciando oportunidades para eles continuarem na sua terra”, afirmou a deputada Ana Júlia (PT).

“Somos uma instituição de representação sindical da agricultura familiar em todo o Paraná. Estamos aqui hoje com mais de 150 dirigentes sindicais do estado, recebendo essa homenagem da Assembleia. Para nós, é um gesto muito bonito, um reconhecimento e a valorização da importância que tem a instituição no Paraná, na transformação que fez na vida de milhares de agricultores familiares ao longo dos últimos 60 anos”, afirmou Alexandre Leal, de 32 anos e o presidente eleito mais jovem da Fetaep.

Ele defendeu a proximidade com o Legislativo. “A agricultura familiar, depende de políticas públicas e muitas passam aqui pela Assembleia. Novamente nossos dirigentes sindicais ocupam esse espaço e estarão aqui para propor projetos de lei e reivindicações para fortalecer a agricultura familiar no Paraná.”

O dirigente citou que a Federação sempre esteve envolvida na organização e mobilização da categoria nestas seis décadas e destacou como conquistas importantes a previdência social para o trabalhador rural e o crédito rural. “São proposições da Federação, juntamente com a Confederação, que permitiram avançar e contribuir com muitos trabalhadores no estado”, acrescentou.

Outro foco da entidade está no incentivo à presença do jovem no campo. “Temos cursos baseados nisso, para não deixar o jovem ir embora para a cidade. Um movimento bacana, bonito que promove a agricultura familiar mostrando para a comunidade em geral a importância do trabalho no campo”, reforçou o produtor rural Robson Sividanes, de Araruana.

“Honrada em fazer parte desta história de lutas, com muitas ações, principalmente para as mulheres rurais que estão liderando suas propriedades, gerando renda e sustentando as suas famílias”, reforçou a vice-presidente da entidade Ivone Francisca de Souza.

“A Fetaep tem sito uma parceira fundamental da secretaria ao discutir e levar políticas agrícolas, projetos de desenvolvimento rural às propriedades familiares no estado. O Paraná tem na agricultura sua mola mestra e vocês fazem parte disso”, disse o secretário em exercício da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB-PR), da Richardson de Souza.

“Só temos 23% das terras agricultáveis no país e para haver democracia é preciso ter distribuição de terra. Por isso, a importância da luta pela soberania, pela segurança alimentar. Agradecemos e valorizamos essa solenidade de homenagem a essa diretoria que está em inovação e em renovação”, acrescentou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Aristides Santos.

Além da presença de representantes de diversos sindicatos em Plenário, compuseram a mesa o superintendente substituto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (INCRA), Cyro Fernandez Correa Junior; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Alexandre Húngaro e o ex-deputado estadual Ivo Ilkiv.