Assembleia celebra os 25 anos do tradicional Bloco Carnavalesco Garibaldis & Sacis Proposição do deputado Goura (PDT) homenageou o grupo e concedeu o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná ao seu fundador, Itaércio Lopes Rocha.

07/02/2024 20h32 | por Antônio Dilay
Às vésperas do Carnaval, representantes do bloco promovem folia durante homenagem no Parlamento.

Às vésperas do Carnaval, representantes do bloco promovem folia durante homenagem no Parlamento.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Às vésperas do Carnaval, representantes do bloco promovem folia durante homenagem no Parlamento.

A sessão solene desta quarta-feira (7), no Plenário da Assembleia Legislativa, homenageou os 25 anos do mais tradicional grupo carnavalesco de Curitiba, a Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis & Sacis. Proposição do deputado estadual Goura (PDT), através da Lei nº 21.816/2023, concedeu o Título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná a Itaércio Lopes Rocha, fundador do Bloco Carnavalesco.

O proponente e presidente da sessão solene, deputado Goura enalteceu a importância do Garibaldis & Sacis na cultura carnavalesca da capital do Paraná e explicou a concessão do título a Itaércio. “O Garibaldi e Sacis é o primeiro bloco de pré-carnaval de Curitiba e comemora nesse ano de 2024, seus 25 anos de existência, trazendo alegria, arte, ocupação do espaço público, ocupação da cidade, ocupação cidadã com cultura. E é uma homenagem muito importante a gente celebrar o carnaval, a expressão da cultura popular, e o Garibaldi está, nessas duas décadas e meia retratando o carnaval da cidade. Atualmente a gente já tem mais de 20 blocos de pré-carnaval, e é, eu diria, assim, um ressurgimento do carnaval de Curitiba, o fortalecimento dessas expressões tão importantes para a cultura popular”.

Os prédios da Assembleia Legislativa ficaram iluminados com as cores do mais tradicional Bloco pré-carnaval da cidade, amarelo e vermelho, e seus integrantes fizeram entrada triunfal em cortejo festivo da praça Nossa Senhora da Salete até o Plenário Waldemar Daros. Durante o evento, o deputado Goura aproveitou para homenagear os trabalhadores ambulantes da cidade, que participam ativamente do Carnaval e que muito pouco são reconhecidos pela municipalidade, entregando um certificado a Elisabete Pinto dos Santos como representante da categoria.

A mesa de honra ficou composta pelo proponente e presidente da sessão solene, deputado Goura; o idealizador, fundador e homenageado, Itaércio Lopes da Rocha; a presidente do Bloco Garibaldis & Sacis, Anaterra Viana; o mestre de bateria e fundador, Pedro Solak; a artista plástica, bonequeira e fundadora do Bloco, Olga Romero; o conselheiro Municipal de Cultura de Curitiba e integrante do Bloco, Sérgio Ubiratã; o representante do Instituto Edésio Passos e apoiador do Bloco, André Passos; a integrante dos Coletivos dos Blocos de Carnaval de Curitiba, Renata Dutra; a representante do Terreiro Pai Maneco e apoiadora do Bloco, Lucília Guimarães e o presidente da Escola de Samba Imperatriz da Liberdade e representante das Escolas de Samba de Curitiba, Jefferson Pires.

História

O bloco surgiu em 1999 ao propor “um grito de Carnaval” nos domingos que antecediam a festa com o objetivo de incentivar os curitibanos a apreciarem o Carnaval. O nome tem a ver com o trajeto inicialmente feito, que saía do bar Saci e ia até a Sociedade Garibaldi, no centro de Curitiba. Após 25 anos o Bloco se desdobrou e conta com ações descentralizadas, nos bairros da cidade, e para crianças.

Nesse quarto de século de existência, o Garibaldis & Sacis mostrou que é possível fazer festa para qualquer pessoa. Os desfiles em avenidas se revezam com eventos menores e temáticos: tem o dia dos heróis, de ir à praia, de ser quem você quiser, das fantasias tradicionais, dos bebês, o Garibaldinhos para as crianças e a Garibanda para eventos privados.

O fundador do Bloco Garibaldis & Sacis, mestre de bateria e único remanescente do grupo fundador, Pedro Solak destacou a importância da homenagem recebida pela Assembleia Legislativa. “O Itaércio que é o grande fundador do Bloco, de início convidou 14 pessoas e era uma brincadeira entre as férias da Faculdade de Artes do Paraná e a Oficina de Música de Curitiba, que acontecia em janeiro. Era para ser uma coisa despretensiosa de pré-carnaval, mas que foi tomando corpo, e a gente sabe da seriedade que é a brincadeira de carnaval. Por isso que quanto mais recebemos o reconhecimento institucional, do poder público, é o reconhecimento de poder fazer uma escola de cultura popular. Esta é a grande diferença, então, a importância de receber, em uma casa pública, a casa do povo, é muito grande”.

Cidadão Honorário do Paraná

Itaércio Lopes Rocha, ou simplesmente Itaercio Rocha, é um artista múltiplo, um criador e fazedor extraordinário da cultura popular brasileira, com atuação destacada como músico, compositor, ator, bailarino, bonequeiro, brincante, arte-educador e professor. Nascido no Maranhão, na cidade de Humberto Campos, desde criança já revelou sua vocação artística ao participar das apresentações dos folguedos populares, como o "tambor de crioula”, dentre outras manifestações culturais locais.

Itaércio Rocha chegou em Curitiba no início da década de 1990 onde logo se transformou em um dos protagonistas da cena cultural da cidade no campo das artes populares. Foi um dos fundadores do Grupo Mundaréu (1997) e do Bloco Carnavalesco "Garibaldis & Sacis" (1999). É formado em Dança Contemporânea pela Escola " Espaço Novo" Angel Viana (RJ) e em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Itaércio Rocha comentou sobre a importância de ser o mais novo cidadão Honorário do Estado do Paraná. “Amo todos vocês, amo demais Curitiba, amo o Paraná que é um estado que me acolheu, me recebeu e onde fiz minha história. Quero falar para vocês que todo esse jogo do Carnaval e do Garibaldi e Sacis é uma forma de expandir o corpo e de expandir nosso olhar. E o Garibaldi e Sacis é exatamente isso. Faz com que a cidade amplie a sua alma. Muito obrigado pelo título honorário, fico honrado, agradecido, envaidecido, orgulhoso e sei que não é somente uma emoção minha, é de todos do bloco Garibaldi e Sacis”.

 

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação