O professor Flávio Zanette, titular da Universidade Federal do Paraná, receberá nesta sexta-feira (3), às 15 horas, em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Honorário do Paraná, conforme proposição do deputado Rasca Rodrigues (PV). A outorga do título, segundo a Lei 18.620/2015, se dá pelas importantes contribuições de Zanette no combate à extinção da árvore símbolo do Paraná, a araucária angustifólia, também conhecida como pinheiro.
“É a forma que temos de reconhecer a contribuição feita pelo cientista e professor, que trabalhou e trabalha diariamente pela preservação desta espécie. O professor Zanette é um dos maiores estudiosos sobre o tema e responsável pela formação de diversas pessoas com o mesmo compromisso”, justificou o deputado Rasca, lembrando que nesta semana se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5).
Nascido em Criciúma (SC), Flávio Zanette atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Com extensa produção técnica e científica, publicou até agora 99 artigos científicos, 26 livros, 27 capítulos de livros e 93 artigos resumidos em Congressos.
Zanette desenvolveu pesquisas que geraram o pinheiro de proveta, cujo objetivo é ajudar a evitar a extinção dessa espécie de araucária, em risco elevado. Também defende as técnicas de enxerto como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para sua preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos (sem a técnica, a produção só começa entre 12 e 15 anos).
Entre as homenagens já recebidas pelo professor Flávio Zanette estão premiações e títulos como “Bicho do Paraná”, da Rede Paranaense de Comunicação (RPC); Cidadão Honorário de Curitiba; Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia (1998); Prêmio Qualidade de Vida Ambiental da Assembleia Legislativa do Paraná e título de Cavalheiro da República Italiana, do governo italiano.