Assembleia decreta luto oficial de três dias em razão da morte do ex-deputado Caito Quintana (MDB) O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), em nome da Mesa Executiva, lamentou a morte do ex-deputado Caíto Quintana

13/01/2019 23h06 | por Diretoria de Comunicação
Ex-deputado Caíto Quintana.

Ex-deputado Caíto Quintana. Créditos: Sandro Nascimento/ALEP

Ex-deputado Caíto Quintana.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), em nome da Mesa Executiva, lamentou profundamente a morte do ex-deputado Caíto Quintana ocorrida no domingo (13) em Balneário Camboriú (SC), vítima de infarto, aos 72 anos, e decretou luto oficial de três dias no Legislativo.

“O deputado Caíto foi um brilhante parlamentar. Começou sua carreira política como vereador em Planalto. Aqui na Assembleia chegou em 1982 e foi relator da Constituição do Paraná em 1989. O Paraná perde um grande homem, um grande político. Que neste momento, Deus conforte a todos os familiares”, disse Traiano.

Perfil - Luiz Carlos Caito Quintana nasceu em 30 de julho de 1946, em Santo Augusto (RS), formado em Direito, veio para o Paraná em 1966, especificamente para Planalto, Sudoeste do Estado, onde exerceu a profissão de tabelião.

Caito disputou sua primeira eleição em 1972, sendo eleito vereador em Planalto, onde exerceu a presidência da Câmara Municipal e da Associação de Vereadores do Sudoeste do Paraná.

Em 1982, Caito Quintana foi eleito pela primeira vez deputado estadual com mais de 30 mil votos e exerceu oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa.

No Legislativo Paranaense, foi eleito vice-presidente da Alep em 1999, foi líder da bancada do PMDB, participou de diversas comissões permanentes, como a de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, da qual foi Vice-Presidente.

Desde que assumiu seu primeiro mandato, Caito Quintana teve uma atuação de destaque na Assembleia Legislativa: foi relator da Constituição do Paraná, em 1989; presidiu a CPI dos Bingos; criou a Comissão Especial do Mercosul, da qual foi também o presidente, além de apresentar inúmeros projetos, proposições e trabalhos em prol dos municípios que representava.

No Executivo, Caito Quintana foi chefe da Casa Civil em dois governos de Roberto Requião (1991/94 e 2002/06).