Assembleia Discute Reajuste do Salário Mínimo Regional

05/04/2011 16h37 | por Thaís Faccio (41) 3350-4188/ 4049
A Comissão de  Direitos Humanos e Cidadania, juntamente com a liderança da bancada do PT na Assembleia Legislativa, promoveu nesta terça-feira (5) audiência pública para discutir o projeto que define o reajuste do salário mínimo regional. Três pontos foram defendidos pelos participantes do evento: a criação de uma política permanente de reajustes do mínimo regional; a adoção deste salário por todos os setores; e que o índice de reajuste seja de 14,84%, e não de 6,9%, conforme proposta do Governo do Estado.
“Não queremos apenas que o índice aplicado seja de 14,84 %, mas que se crie uma política permanente de salários, como no plano nacional”, disse o líder da Oposição na Assembleia, deputado Enio Verri (PT). Ele ressalta que é possível ampliar esse índice, uma vez que o mercado já paga salários maiores e o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado é um dos maiores do País. Os deputados do PT esperam a chegada da mensagem do Governo sobre o reajuste do mínimo na Casa para apresentarem emendas.
Estudos – Estudo feito pela assessoria econômica da bancada do PT reforça a posição da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de que é possível ao Governo corrigir em 14,84% o piso regional. O presidente da CUT/PR, Roni Anderson Barbosa, explica que o índice defendido pela Central junta o índice da inflação de 2010, algo em torno de 6,04%, com o do crescimento do PIB de 2010, que deve ser de 8,03%. “Podemos até aceitar o índice proposto pelo governo, desde que seja criada uma política permanente para discutir os reajustes”, observou Barbosa.
O governo apresentou uma correção de 6,9%. Se a proposta do Governo for aprovada, o novo piso regional vai ficar entre R$ 708,74 e R$ 817,78, dependendo da faixa de atuação do trabalhador. O piso regional no Paraná deve beneficiar direta ou indiretamente cerca de 800 mil trabalhadores. Estiveram presentes à audiência pública os deputados petistas Tadeu Veneri, Luciana Rafagnin, Péricles de Mello, Professor Lemos, o assessor técnico da Secretaria do Trabalho Núncio Manala, o supervisor técnico do Dieese/PR, Cid Cordeiro, e o diretor executivo da Fecomércio/PR, Alberto Franco Samways.

Confira as fotos no Flickr da AL