Assembleia e Judiciário firmam parceria para realizar o "Rolê Cívico Paranaense" Estudantes de Direito de todo o Paraná vão conhecer de perto o funcionamento do Legislativo e do Judiciário, aperfeiçoando os conhecimentos acadêmicos.

07/05/2019 19h27 | por Kharina Guimarães
Um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná foi assinado hoje na Assembleia.

Um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná foi assinado hoje na Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça do Paraná foi assinado hoje na Assembleia.

Parceria entre Assembleia e TJ vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes.Créditos: Orlando Kissner/ALEP.

Parceria entre Assembleia e TJ vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes.

Os acadêmicos de Direito de todo o Paraná terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento dos Poderes Legislativo e Judiciário no projeto “Rolê Cívico Paranaense”, uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), por meio da Escola do Legislativo, e o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Um termo de cooperação entre as instituições para execução do projeto foi assinado nesta terça-feira (07).

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o “Rolê Cívico Paranaense” vai permitir que os jovens de todo o estado conheçam melhor a atuação dos Poderes e possam colaborar com a formação de um novo conceito sobre as instituições públicas. “O grau de conhecimento, muitas vezes, dos novos universitários em relação ao dia a dia dos Poderes é muito limitado e muito pequeno. Nada melhor do que estar aqui presente, convivendo, conhecendo a sistemática e toda a estrutura para poderem ter a noção do tamanho do que é um Poder e, a partir daí, terem condições também de defender os Poderes, porque nós temos muitas dificuldades de mostrar à opinião pública aquilo que acontece dentro do Poder Legislativo e do Poder Judiciário”.

Cidadania – Para o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o objetivo das ações de cidadania é preparar os jovens para que possam participar de forma ativa nas decisões sobre o futuro da sociedade. “A Assembleia tem como meta ter uma interação maior com a sociedade paranaense, mas nós queremos qualificar esse debate. Além da sociedade civil organizada, creio eu que o maior destinatário daquilo que nós temos que buscar é construir uma relação com os jovens desse Paraná, porque o jovem é o nosso futuro e quem de fato tem as condições de poder contribuir de forma decisiva com o nosso futuro”.

O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Netto, afirma que parcerias como esta, em projetos de cidadania, reforçam o compromisso das instituições de servir a população paranaense. “O propósito desse projeto é estabelecer uma nova relação do cidadão com o poder público, porque, através do conhecimento, ele vai perceber o caráter de serviço público trazido pelo Poder, não só pelo Judiciário, mas também pelo Poder Legislativo. Essa nova dimensão da compreensão do poder público, compreensão essa de serviço público, desmitificando aquela falta compreensão de alguns com relação ao exercício do poder”.

Rolê Cívico O projeto é dividido em duas etapas. Na primeira, as instituições de ensino superior que aderirem à proposta receberão material de apoio produzido pela Assembleia para trabalhar os temas em sala de aula. Os vídeos contam a história do Legislativo e do Judiciário, mostram um pouco do funcionamento e as particularidades de cada Poder. Em um segundo momento, os alunos que vierem a Curitiba participam de um tour guiado pelas sedes dos Poderes, de sessões de julgamento no TJ e de sessões plenárias na Assembleia.

Também faz parte da programação um curso sobre processo legislativo que será ministrado pelo diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. “Queremos que esses alunos nos insiram no seu roteiro, que passem a se interessar mais pelo trabalho e funcionamento das duas instituições. No curso, eles vão apreender todos os passos para a tramitação de um processo, como acontece a criação de uma lei”.

[podcast id= /]

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação