Assembléia Homenageia Ciee Pelos 40 Anos de Atividade

14/08/2007 17h08 | por Carlos Souza
Para Editoria de Política e ColunasDistribuído em 14/07/09ASSEMBLÉIA HOMENAGEIA CIEE PELOS 40 ANOS DE ATIVIDADEA Assembléia Legislativa realizou nesta terça-feira (14) uma homenagem aos 40 anos de atividades do CIEE/PR (Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná). A proposição, aprovada em plenário, partiu do deputado Osmar Bertoldi (DEM). Durante a sessão plenária, que contou com a presença do presidente da entidade, Luiz Nicolau Mäder Sunyé, e de membros do órgão, Bertoldi destacou que nesse período o CIEE/PR se tornou referência na capacitação profissional e na formação cidadã de jovens estudantes, conquistando respeito e conhecimento dos parceiros – instituições de ensino e empresas. “Desde a sua fundação, o CIEE preparou para o ingresso no mercado de trabalho dezenas de milhares de paranaenses. E muitos deles ocupam hoje posições de destaque nas mais diversas atividades”, afirmou o deputado.Luiz Sunyé, presidente do CIEE, observou em seu discurso que o CIEE está presente em todos os 399 municípios paranaenses e, atualmente, mantém uma média de 35 mil estagiários nas organizações conveniadas. “O processo todo é de retribuição, porque o estágio também significa oportunidade para as empresas reciclarem e oxigenarem os seus quadros de recursos humanos”. Sunyé também fez um breve relato da história e atividades da instituição e agradeceu o reconhecimento público prestado pela Assembléia. “Isso é prova de que estamos atendendo aos desafios do desenvolvimento paranaense, desde a produção primária da agricultura até as fases mais recentes da expansão industrial e do setor de serviços”.Hoje, o órgão atua também na área de cursos de profissionalização e cursos para menores aprendizes, além de outras formas de educação para melhorar a qualidade profissional. A entidade também desenvolve programas sociais como estágio para portadores de necessidades especiais e o projeto Aprendiz, destinado a menores a partir de 14 anos.INÍCIO – A idéia de criar um centro de capacitação profissional para jovens surgiu a partir da preocupação de um grupo de 72 educadores e empresários locais, cientes da importância da preparação dos estudantes para inserção no mercado de trabalho. A soma desses esforços resultou na criação, em 14 de agosto de 1967, do Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná, com sede em Curitiba.