Assembleia homenageia destaques na defesa e inclusão de pessoas com TEA Sessão solene proposta pelo deputado Alisson Wandscheer (SD) reconheceu o trabalho daqueles que atuam na causa do Transtorno do Espectro Autista.

27/04/2023 20h49 | por Thiago Alonso
Solenidade, proposta pelo deputado Alisson Wandscheer (SD), ocorreu no início da noite desta quinta-feira (27), no Plenário da Assembleia.

Solenidade, proposta pelo deputado Alisson Wandscheer (SD), ocorreu no início da noite desta quinta-feira (27), no Plenário da Assembleia.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade, proposta pelo deputado Alisson Wandscheer (SD), ocorreu no início da noite desta quinta-feira (27), no Plenário da Assembleia.

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na noite desta quinta-feira (27) uma sessão solene para homenagear pessoas que se destacam em suas áreas de atuação na defesa dos direitos e pela inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A solenidade que marca o Abril Azul, mês de conscientização do autismo, foi batizada de “TEAgradeço pela atuação em prol do Autismo”. A proposição é do deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade).

Durante a cerimônia, 36 pessoas que atuam na causa foram agraciadas com diplomas de menção honrosa, reconhecendo o trabalho e esforço para promover a empatia e buscar uma sociedade mais justa e acessível. O parlamentar homenageou familiares, profissionais, entidades, associações e entes públicos com relevantes ações em prol de pessoas e famílias dentro do Transtorno do Espectro Autista.

Para Wandscheer, os responsáveis por cuidar de pessoas com TEA buscam a conscientização da sociedade e, consequentemente, políticas públicas mais efetivas para garantir qualidade de vida, autonomia e independência. "Primeiramente gostaríamos de agradecer a oportunidade de prestar esta homenagem. Estamos finalizando o Abril Azul, então decidimos homenagear aqueles que fazem este trabalho tão importante. São muitas ações realizadas pela sociedade civil organizada”, lembrou. O mês de abril é internacionalmente conhecido como Abril Azul em razão das diversas campanhas de conscientização e mobilização sobre o autismo.

O parlamentar tem como bandeira na Assembleia Legislativa a causa da neurodiversidade. Com projetos voltados para causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia, Wandscheer explicou que a realização da sessão solene é uma importante iniciativa para valorizar e reconhecer o trabalho de quem se dedica à causa, além de dar visibilidade à importância da inclusão das pessoas com autismo na sociedade. “Precisamos trazer empatia para a sociedade e isso só se dá por meio do conhecimento. Devemos compreender o modo de vida destas pessoas. Antes de ser deputado, sou um pai atípico de um filho diagnosticado com TEA. Meu desejo como deputado sempre foi ajudar aos municípios, mas meu objetivo hoje é cuidar das pessoas. Incluindo-as, cumpro este objetivo. Em um dia é um desafio. Em outro, uma grande conquista", complementou.

Inclusão

Também envolvida com a causa do Transtorno do Espectro Autista, a deputada Flávia Francischini afirmou que homenagens como a desta noite são importantes para promover ações de inclusão. “Esta homenagem é primordial e essencial. É mais um evento do Abril Azul em que estamos homenageando pessoas muito especiais. Estou feliz, pois o tema foi muito trabalhando durante este mês. A sociedade está incluindo o mundo azul, que é o mundo do autista. Agora, precisamos trabalhar este tema na casa de cada um. É uma questão de inclusão e cidadania”, comentou.

Representando todos os homenageados, Thiago Antônio Monteiro Diniz foi idealizador do Centro Municipal de Atendimento ao Autismo do município de Quitandinha. Para ele, ações como as realizadas pela Assembleia Legislativa representam o acolhimento de pessoas com TEA e seus familiares. "É uma honra receber esta homenagem. É uma causa muito importante das famílias. Apenas quem tem um filho autista sabe como é. Sabemos como é gratificante cada vitória. Representar todas estas pessoas é uma responsabilidade e uma satisfação", destacou.

Autor de leis em Curitiba sobre a temática, o vereador do município Pier Petruzzielo destacou a necessidade de ampliar o diagnóstico precoce por todo o Paraná. "Autismo só é autismo depois do diagnóstico. Antes, ninguém sabe qual tratamento buscar. Quantos aqui já não passaram por isso? Precisamos de terapias e tratamentos precoces. É assim que poderemos transformar a vida de uma criança ou de uma mãe. Nós juntos poderemos fazer muito mais. Não vamos parar de lutar", afirmou.   

Fortalecimento

Representante da Associação Guarapuavana Mundo Azul, Losanja Luciana dos Santos, frisou que a solenidade da Assembleia auxilia na difusão da causa no interior e nos pequenos municípios do Estado. "Foi uma surpresa receber esta homenagem, pois somos do interior do Estado. É um sinal de que estamos aparecendo e atingindo nosso objetivo, que é falar do autismo. Queremos fortalecer as famílias para que elas possam fazer cumprir seus direitos".

Mãe de uma criança com TEA de sete anos, a homenageada Ruth Barbosa, de Fazenda Rio Grande, concordou. "Faz pouco tempo que estou nesta batalha, mas vejo que é preciso acolher as famílias. Acredito que o autismo agora é mais falado. Ser ouvido é o mais importante", avaliou.  

Lista de homenageados

- União De Pais Pelo Autismo (Uppa) - Dani Kozelinski

- Projeto Ilha Do Mel Inclusiva - Rafael Guttierres Junior e Dayanny Feitosa

- Vereador de Curitiba Pierpaolo Petruzziello (Curitiba)

- Instituto Ico - Elyse Matos

- Instituto Lagarta Vira Pupa - Amabile Marchi

- Associação Rebouças - vereadora Marcia Freitas

- Diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura de Curitiba - Gislaine Coimbra Budel

- Paulo Liberalesso, neuropediatra

- Dr. Heraldo Laroca, neurologista pediátrico

- Autismo em Campo - Ale Mello

- ONG Vivendo a Inclusão - Adriana Czeluzniak

- Associação Guarapuavana Mundo Azul – Losanja Luciana dos Santos

- Grupo de Mães de Autistas de Fazenda Rio Grande - Ruth Rodrigues Barbosa

- Reduto De Meninas (Fazenda Rio Grande) - Isabel Abrilino

- Associação de Proteção aos Autistas - José Edilson Borges

- Elaine Marins, de Fazenda Rio Grande

- Vereadora Laryssa do Pereira, de Sapopema

- Anjos Azul - Fernanda Rosa

- Centro TEA de Quitandinha: Prefeito José Ribeiro de Moura, secretária de Saúde Danielli Teixeira da Cruz, secretária de Educação Josiane Mendes de Moura Weiss, assessor jurídico Thiago Antonio Monteiro Diniz e assessora jurídica Sabrina Wosniak Blumenthal

- Facilita Pais - Patricia Castro

- Vereadora Nilceia Falavinha, de Campina Grande do Sul

- Rafael Sallet, ativista da Inclusão e da Neurodiversidade

- Morgana Coutinho - Associação Teamo, de Campina Grande do Sul

- Leandro De Paula Aguiar -  Associação Teamo, de Campina Grande do Sul

- Fábio Cordeiro, presidente Da ONDA-Autismo

- Professor Rodrigo Rosa

- Rose Staniszewski, presidente do Instituto Teaproxima

- Amanda Bueno, psicóloga

- Fernando Murilo Bonato, Jovem Escritor Autista

- Edson Higa, dentista

- Marilda Garcia, de Fazenda Rio Grande

- Professora Benedita, de Fazenda Rio Grande

- Dra. Carolina Gusso, neuropediatra

- Lilia Faria, coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação de Fazenda Rio Grande

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação