Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Inova Com Sessões e Reuniões Itinerantes

Créditos: Rodrigo Rossi
A nova proposta de interiorizar a Assembleia Legislativa e permitir o contato mais próximo com os paranaenses reforça a mudança de mentalidade adotada pela Mesa Executiva. A próxima sessão itinerante da Casa está marcada para o dia 13 de abril, em Cascavel. A exemplo da interiorização de Londrina, que aconteceu na Câmara Municipal no dia 17 de março, será realizada uma prestação de contas e serão colhidas reivindicações das lideranças e movimentos sociais da região Oeste.
Mas a oportunidade de estreitar laços com os cidadãos mostra que a Assembleia vive um momento diferente. As reuniões e encontros itinerantes são oportunidades para os deputados verificarem as demandas locais a ponto de contribuir no processo legislativo, como a criação de leis e indicações ao governo do Estado.
“As interiorizações representam a aproximação da Casa com os paranaenses. A população participa, apresenta problemas, aponta soluções e contribui com a Assembleia. Estamos definitivamente abrindo as portas do Poder Legislativo para os cidadãos do nosso Estado. Tenho certeza de que os parlamentares estão entendendo esta proposta e vão contribuir para aperfeiçoar as interiorizações”, afirmou Rossoni.
Comissões - A iniciativa, porém, não parte apenas da Mesa Executiva, uma vez que o trabalho das comissões temáticas da Casa já ultrapassa os limites da sede do Poder Legislativo, em Curitiba. A Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Hermas Brandão Júnior (PSB), é um dos exemplos de extensão da atividade parlamentar. Nesta sexta-feira (1º), os membros da Comissão realizam a primeira reunião em Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, durante a Feira de Exposições Agropecuárias, a partir das 10h.
Segundo o deputado Hermas Júnior, será uma oportunidade para as entidades e a sociedade abrirem um debate com o Legislativo. “A proposta é levar ao conhecimento da população que a Assembleia tem comissões temáticas, no caso a Comissão de Agricultura. Será também a oportunidade para as entidades e as pessoas ligadas ao setor apresentarem demandas da região, cuja contribuição pode viabilizar a apresentação de projetos. É uma forma também dos deputados conhecerem a realidade de outros municípios”, afirmou.
Contribuição - Outra iniciativa partiu do deputado Fábio Camargo (PTB), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Falências. Dois encontros já foram promovidos, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e em Maringá. Na avaliação do parlamentar, a primeira CPI itinerante mostra que é possível ampliar a atuação da Assembleia e o trabalho dos deputados deve extrapolar a presença em Plenário. Com reuniões marcadas para Cascavel e Foz do Iguaçu, no dia 14 de abril, a CPI pretende levantar os problemas de fraudes nas falências, que lesam os cidadãos e os cofres públicos.
“O efeito é muito grande. Os deputados quando viajam o estado com trabalhos importantes, como é o caso da CPI das Falências, conseguem verificar na prática os resultados da atuação parlamentar. Estamos recebendo denúncias, verificamos com a população os problemas. Isso é muito importante até para sentir a expectativa dos paranaenses em relação aos trabalhos da Assembleia Legislativa”, disse Camargo.
A Comissão de Assuntos Metropolitanos, presidida pelo deputado Toninho Wandscheer (PT), também já realizou encontro com a população. Na quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Fazenda Rio Grande, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa, e a duplicação da rodovia BR-116, foram discutidas com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

*Legenda da foto: A primeira interiorização da Assembleia Legislativa aconteceu em Londrina, dia 17 de março. (Foto: Nani Gois)

Confira as fotos no Flickr da AL
Assista reportagem sobre a interiorização em Londrina

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação