Assembleia Itinerante em Irati amplia o debate com a sociedade Avaliação é do titular da prefeitura, Jorge Derbli, responsável pela realização da ExpoIrati, onde o Legislativo realiza sessão especial nesta quinta-feira (26).

25/10/2023 10h22 | por Thiago Alonso

Créditos: Arte: Vinícius Leme

Esta será a oitava edição da Assembleia Itinerante, que já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa.Créditos: Divulgação / ExpoIrati

Além de parlamentares, lideranças da região sudeste do Paraná já estão na expectativa para a realização da oitava edição da Assembleia Itinerante, que ocorre na próxima quinta-feira (26) durante a II ExpoIrati, em Irati. É o que diz o prefeito do município, Jorge Derbli (Sem Partido). O órgão é o responsável pela realização da feira, que ocorre entre os dias 26 e 29 de setembro no Centro de Tradições Willy Lars. A solenidade do Legislativo será realizada a partir das 18 horas. Esta será a oitava edição da Assembleia Itinerante, que já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa.

Em entrevista, Derbli afirmou que iniciativa de aproximar o Poder Legislativo das administrações municipais e das pessoas amplia o debate com a sociedade. “Será uma grande oportunidade para a classe política local, prefeitos, vereadores, não só de Irati, mas também da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar), de receber os deputados estaduais para falar sobre as demandas de cada município e da região como um todo. Também será possível a população ter contato direto com os deputados. A Assembleia Itinerante representa proximidade, o que faz toda a diferença”, comentou.

Durante a Feira, o projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado promove um grande evento aberto ao público para receber as reivindicações da população e homenagear personalidades de Irati e região.

Para o prefeito, o programa da Assembleia que está rodando as principais cidades do Paraná levando o trabalho do Legislativo possibilita discutir os problemas do município com os parlamentares. “A Assembleia vir até os municípios e escutar a população precisa acontecer mais vezes. É uma política inovadora e participativa. Se depender de nós, queremos que os deputados estejam presentes em Irati. Isto é um motivo de orgulho e satisfação. Será uma oportunidade de falarmos sobre a nossa região e ter essa interação tão importante entre os deputados e comunidade local”, avaliou.

A Assembleia Itinerante foi lançada pela Mesa Executiva para ouvir a sociedade organizada, receber as demandas das regiões e dar as respostas em forma de leis e ações junto ao governo estadual e outros órgãos. O programa faz parte uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo. Na quinta-feira, os deputados estaduais recebem entidades do agronegócio e de classe e de membros da sociedade civil organizada para ouvir reivindicações. Durante as atividades, um documento com as sugestões da região será recebido pela Assembleia Legislativa.

Ainda de acordo com a programação, pessoas de destaque na sociedade de Irati receberão diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa. A população também poderá se informar sobre todas as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, fazendo propostas e sugerindo iniciativas para os parlamentares. Durante a agenda de trabalho, serão distribuídos informativos sobre as atividades legislativas.

A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados recebem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

Serviço:

Assembleia Itinerante em Irati

Data: 26 de outubro, durante a II ExpoIrati

Local: Centro de Tradições Willy Lars (R. Camacuã, s/n - Camacuã, Irati - PR)