Assembleia Itinerante promove sessão especial em Francisco Beltrão Projeto do Poder Legislativo vai ouvir as demandas da sociedade em evento no dia 14 de março.

11/03/2024 09h15 | por Thiago Alonso

Créditos: Arte: Vinícius Leme

Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Estado, também vai receber a visita da Assembleia Itinerante. O projeto da Mesa Executiva do Poder Legislativo criado para ouvir as demandas da sociedade nos principais municípios do Estado promove nesta quinta-feira (14) um grande evento aberto ao público para receber as reivindicações e homenagear personalidades do município. A 11ª sessão especial interiorização da Assembleia será realizada a partir das 17h30 horas, durante a 31° Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão (Expobel), que ocorre entre os dias 09 e 17 de março no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior.  A entrada é gratuita.

No mesmo dia, às 15 horas, ocorre a Palestra “Explanação sobre a energia elétrica no munícipio de Francisco Beltrão”. O encontro vai reunir deputados e mais de 20 entidades da sociedade civil organizada do município para debater o fornecimento de energia na cidade.

Durante esta edição da Assembleia Itinerante, o presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), e deputados estaduais que representam os municípios da região recebem entidades de classe e da sociedade civil organizada para ouvir demandas e reivindicações. No decorrer das atividades, documentos com as principais sugestões da região são entregues à Assembleia.

Além disso, como já virou tradição na programação da Assembleia Itinerante, personalidades de destaque na sociedade do município vão receber diplomas de menção honrosa da Assembleia Legislativa. Foi o que explicou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano. “O tamanho de uma cidade se mede pela grandeza de sua gente. O melhor daqui é a nossa gente. Escreveram a história dessa cidade como uma das mais importantes do Estado. Posso dizer que o Paraná se orgulha de Francisco Beltrão. A Assembleia estará aqui presente a partir da próxima quinta-feira. Faremos grandes homenagens a figuras ilustres e históricas que fizeram com que Francisco Beltrão chegasse ao patamar de hoje. Vamos participar de uma grande feira, que faz com que a população se sinta orgulhosa de morar na cidade”, disse o parlamentar.

Edições

Ainda no mês de março ocorre mais uma edição da Assembleia Itinerante, dessa vez em Telêmaco Borba, no dia 20. Na semana passada, a população de Umuarama pôde participar do início de uma versão diferente do projeto, quando ocorreu a abertura do estande do Poder Legislativo na ExpoUmuarama. A feira no município também será realizada até o dia 17 de março, no Parque Internacional Dario Pimenta da Nóbrega. Em todo o período do evento, o espaço do Poder Legislativo estará aberto para receber a população.

A primeira edição de 2024 da Assembleia Itinerante foi realizada em Arapongas. O projeto encerrou o ano de 2023 com mais de três mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Implantado pela atual gestão do parlamento, no ano passado a iniciativa foi realizada nas cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati e Dois Vizinhos. O objetivo é aproximar os parlamentares da sociedade.

Projeto

A Assembleia Itinerante está passando pelas feiras e festas dos grandes municípios do Estado, criando um canal direito entre a sociedade e o Legislativo. Com um espaço especial voltado para o trabalho da Assembleia, os deputados receberem prefeitos, vereadores, lideranças, empresários, representantes do setor produtivo e a população.

A Expobel é realizada por meio de parceria da prefeitura com a Associação Empresarial e Sociedade Rural do município. Há 31 edições, o evento se torna parte do crescimento de Francisco Beltrão. Reunindo visitantes e expositores de vários locais e segmentos, impulsiona o desenvolvimento econômico, amplia novos negócios e estimula as relações pessoais.

11ª Sessão Especial de Interiorização da Assembleia Itinerante em Francisco Beltrão

Data: 14 de março

Horário: 17h30 horas

Local: Centro de Eventos Herculano Meurer, anexo ao Parque de Exposições Jayme Canet Júnior – Rua Peru, 180, Francisco Beltrão – PR