
Quem comparecer ao Espaço Cultural da Assembleia Legislativa entre esta segunda (18) e sexta-feira (22) poderá conhecer melhor a arte desenvolvida e fomentada nas aulas e oficinas ministradas nas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) distribuídas pelo Paraná. Ao todo, 30 obras produzidas por pessoas com deficiência estarão expostas no local.
"A arte faz a verdadeira inclusão. Ela valoriza aquilo que a pessoa produz. Ela própria se sente valorizada como pessoa, como ser humano. Quando eles produzem, em uma sala de aula ou dentro de um atelier, conseguem se desenvolver melhor. E isso faz bem para sua vida”, ressaltou o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) na abertura da exposição. “Aqui temos apenas uma pequena quantidade de obras. Visitando as Apaes do Paraná, vemos uma quantidade enorme de artistas".
As obras da exposição foram selecionadas pelos 30 Conselhos Regionais das Apaes, sendo que cada entidade escolheu uma peça de arte para ser apresentada na Assembleia Legislativa do Paraná. As produções tratam de temas como natureza, música e infância, entre outros, criadas com técnicas diversas — dentre elas pintura, colagens e costura. Materiais como madeira, plástico, tecido e cerâmica compõem as obras.
Werther Fontes da Silva, vice-presidente da Federação das APAEs do Paraná, destacou os diferentes métodos adotados pelos artistas para contornar suas limitações e produzirem arte, como o uso dos pés ou da boca para pintar um quadro. “Temos uma quantidade razoável de pessoas com deficiência. E a gente precisa mostrar para toda a sociedade que, mesmo com deficiências, quando são dadas oportunidades, as pessoas demonstram talento”, frisou. “Nossos atendidos têm deficiência intelectual, mas não deixam de ter talento quando a gente promove a equidade”.
A exposição tem como tema: “Arte que inspira, talento que transforma: obras criadas por artistas com deficiência, revelando beleza, expressão e inclusão”.
Serviço:
O que: Exposição Arte e Inclusão
Onde: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa
Quando: do 18/08 até 22/08.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A exposição é a atividade inaugural da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada no Parlamento entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025. Apesar de prevista para ocorrer entre 21 a 28 de agosto, conforme a lei n° 13.585/2017, a programação deste ano foi antecipada para não coincidir com Olimpíadas Especiais das APAEs, que ocorrerá na última semana deste mês, em Foz do Iguaçu.
Nesta terça-feira (19), durante o Grande Expediente da sessão ordinária, Bazana realizará um discurso em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. A fala está prevista para as 14h30. Em seguida, 11 personalidades que convivem com deficiências ou que lutam pelos direitos dos PCD serão condecorados, entre alunos, educadores, gestores, membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), entre outros.
Na quarta-feira (20), ocorrerá uma caminhada em manifestação contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7796, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Os participantes se concentrarão às 8h30 da Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba, e caminharão até a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
Logo após o ato, às 10h, ocorre a audiência pública “10 Anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência e os impasses da ADI 7796” no Plenário da Assembleia Legislativa. A ação tema do evento, proposta pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) as leis que criaram o programa de apoio às escolas de educação especial e o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná.
"ABERTURA DA EXPOSIÇÃO: ARTE E INCLUSÃO"
Carregando fotos...