Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Deputado Tercilio Turini (MDB) destaca centenário de devoção ao padroeiro São Roque, em Tamarana

O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) prestou homenagem à paróquia com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa.
O deputado estadual Tercilio Turini (MDB) prestou homenagem à paróquia com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa. Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar

A comunidade católica de Tamarana, no Norte do Paraná, celebra em 2025 o centenário de devoção a São Roque, padroeiro do município. Em nome da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Tercilio Turini (MDB) prestou homenagem à paróquia com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa, entregues no sábado à noite ao pároco John Jairo Garcia Chacón.

A festa do padroeiro reuniu milhares de pessoas no fim de semana, com missas e outras celebrações, atividades culturais, shows, barracas de alimentação e manifestações de fé dos devotos e da população. “É uma história muito bonita desde o surgimento do primeiro povoado, quando São Roque já inspirava e abençoava as famílias que chegavam à região. Como representante de Tamarana, fico muito honrado em homenagear os 100 anos de devoção”, afirmou Tercilio Turini.

Ao lado da prefeita Luzia Suzukawa, de vereadoras, vereadores e outras lideranças, o parlamentar ressaltou a evolução que Tamarana tem vivido nos últimos anos com investimentos do Governo do Estado e o apoio da Assembleia Legislativa. “Uma união de esforços em benefício da comunidade, com a competência da prefeita, recursos estaduais para obras e ações sociais, respaldo do Legislativo e envolvimento dos moradores”, destacou Turini.

Registros históricos apontam a chegada de colonizadores a partir de 1915, que se instalaram no entorno do atual território do município. Devotos de São Roque, o pioneiro Evaristo Camargo, sua esposa Maria de Jesus e outras famílias construíram, na década de 1920, a primeira capela dedicada ao Santo — conhecido como protetor contra epidemias e doenças. O ano de 1925 passou a ser a referência do início da vida religiosa na história local.

O povoado passou a se chamar São Roque e manteve o nome após a criação do distrito judiciário, em 1930. Antes pertencente a Tibagi, em 1939 foi desmembrado e anexado a Londrina. Em 1957, a comunidade comemorou a criação da Paróquia de São Roque.

A mudança de nome do distrito, de São Roque para Tamarana, ocorreu em 1943, por sugestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para evitar confusão com o município paulista homônimo. Tamarana tornou-se município em dezembro de 1995.

“Apesar da alteração do nome, as referências ao Santo permanecem muito presentes na comunidade”, enfatizou o deputado. Na data de comemoração do Dia de São Roque, em 16 de agosto, a paróquia e as lideranças do município realizam anualmente um momento de confraternização, integração, oração e reafirmação da devoção. O fim de semana marcou a 91ª edição da festa.

“Essa devoção, que completa 100 anos, é um marco histórico no Paraná e merece o reconhecimento da Assembleia Legislativa”, declarou Tercilio Turini.

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação