Assembleia Legislativa celebra os 60 anos da Associação da Vila Militar – AVM Proposta pelo líder do Governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD), a solenidade foi marcada pela a entrega de Menção Honrosa à entidade.

23/10/2023 19h24 | por Thiago Alonso

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta segunda-feira (23).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na noite desta segunda-feira (23) uma sessão solene para homenagear a Associação da Vila Militar (AVM), que completa 60 anos em 2023. A solenidade tem o objetivo de destacar a história da Associação que representa os policiais e bombeiros ativos, inativos e pensionistas da Polícia Militar do Estado do Paraná, além de seus familiares. É a primeira vez que a Assembleia condecora a entidade, que atualmente conta com 16,5 mil associados. A proposição da iniciativa é do líder do governo, deputado Hussein Bakri (PSD). O encontro contou com a participação de deputados, vereadores, policiais e bombeiros e associados.

Durante a solenidade, Bakri entregou um diploma de menção honrosa ao presidente da entidade, coronel Almir Possiedi Junior. O deputado Hussein Bakri, a deputada Cloara Pinheiro (PSD), e a vereadora de Curitiba, sargento Tânia Guerreiro, foram agraciadas com uma moeda comemorativa relativa aos 60 anos da Associação da Vila Militar.

Bakri lembrou que decidiu prestar a homenagem após conhecer a atuação da Associação da Vila Militar. Ele também se colocou a disposição para trabalhar em benefício das forças de segurança do Estado. “Conheci a estrutura da AVM no Paraná e o papel preponderante na sociedade. Uma delas é a escola militar capitaneada por essa importante entidade que presta enormes serviços aos militares do Paraná”, ressaltou.

O parlamentar destacou ainda a necessidade de se homenagear as agremiações que trabalham em prol do Paraná. “A entidade tem uma história de trajetória e de sucesso, por isso entendi que era importante deixar na memória desta Casa uma data tão importante em nome do povo do Paraná. Além disso, a AVM promove atividades de lazer, assistência social e judiciária, funeral, odontológica e financeira, sempre presente em todos os momentos da vida dos militares do Estado”, comentou.

O presidente da AVM, coronel Almir Possiedi Junior, destacou que o reconhecimento do Poder Legislativo não é importante apenas para a Associação, mas também para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. De acordo com ele, a homenagem mostra um reconhecimento por parte dos deputados. “É muito gratificante e uma honraria para a Associação receber esta homenagem no ano em que está completando o seu 60º aniversário de fundação. Para todos nós, os mais de 16,5 mil associados, é um privilégio e um reconhecimento desta Casa de Leis. Estamos cada vez mais implementando novidades para que a AVM cresça, pois o associado é o nosso maior patrimônio”, disse.

Benefícios

A AVM foi fundada em 20 de julho de 1963 com o objetivo inicial de financiar casas para os soldados da Corporação. Com o passar do tempo, no entanto, a Associação foi crescendo. Atualmente conta com centros de lazer espalhados pelo Paraná e colônia de férias no litoral paranaense e em Porto Rico, na região noroeste do Estado.

Além disso, possui um hotel de trânsito, uma fábrica de confecções, que produz o uniforme da Polícia Militar, além do Colégio da Vila Militar, para filhos de sócios e não-sócios. De acordo a própria entidade, o grupo não é uma entidade de classe. Trata-se de uma empresa privada que não possui vínculo com o governo.

Presenças

Também participaram do evento o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, o chefe do Estado-Maior da PM-PR, coronel Valmor Anderson Pereira, e o coronel Sergio Augusto Ramos.