Assembleia Legislativa discute saúde mental e outros temas ligados à área Casa também celebra o trabalho de biomédicos e recebe palestra do médico e deputado Dr. Batista.

13/11/2019 14h09 | por Thiago Alonso
Semana na Assembleia será marcada por eventos voltados à saúde.

Semana na Assembleia será marcada por eventos voltados à saúde.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Semana na Assembleia será marcada por eventos voltados à saúde.

Na próxima semana, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promove uma série de eventos tendo a saúde como tema em comum. Na segunda-feira (18), às 9 horas, o Plenarinho recebe a 1° Jornada sobre Estratégias de Cuidados em Saúde Mental, que vai oferecer subsídios para a qualificação de profissionais da área da saúde mental por meio de estratégias de atuação orientada à prevenção, ao desenvolvimento individual e social dos usuários dos serviços.

O evento contará com mesas de discussão, palestras, além de práticas aplicadas. Às 10 horas será realizada a palestra Saúde Mental no Paraná, com a psicóloga especialista em saúde mental, psicopatologia e psicanálise Larissa Sayuri Yamaguchi. Às 10h30, o psiquiatra especialista em redução de danos, Leon de Souza Lobo Garcia, discute Saúde Mental na Atenção Primária - Estratégias de Cuidado e Direitos Humanos. No período da tarde, a jornada se desloca e passa a ocorrer no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias. O evento é aberto a profissionais, estudantes, usuários dos serviços de saúde mental e familiares. 

A proposição é uma parceria entre o deputado Goura (PDT), Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e o Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição (NIED/UFPR). “Precisamos falar sobre o aumento nos índices de ansiedade, depressão, suicídio, uso de drogas lícitas e ilícitas. Informações são importantes para juntos encontrarmos caminhos para lidar com os problemas ligados à saúde mental no século XXI”, explica o deputado.

Ainda discutindo saúde, na quarta-feira (20) o Plenarinho recebe a palestra "Medicina Preventiva", ministrada pelo médico e deputado Dr. Batista (PMN). Já segunda-feira, o grande expediente da sessão plenária recebe a Dra. Janaína Naumann para falar sobre o Dia Nacional do Biomédico. A proposição é do deputado Ricardo Arruda (PSL).

Após a sessão plenária da segunda-feira, ocorre na sala Arnaldo Busato uma reunião da Frente Parlamentar pela Promoção e Defesa das Universidades Públicas do Paraná. Proposta pelo deputado Goura, o grupo de trabalho tem o objetivo de fortalecer as universidades e instituições públicas de ensino superior, contribuindo para a disseminação de conhecimento, pesquisa e extensão, destacando ainda o reflexo no desenvolvimento econômico e social do Estado. A criação da Frente foi aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, presidida pelo deputado Emerson Bacil (PSL). 

Audiência – Com o objetivo de fomentar o potencial econômico e ambiental do bambu, uma audiência pública vai reunir especialistas, produtores e autoridades para discutir o tema. O encontro ocorre na terça-feira, às 9 horas, no Plenarinho, por proposição dos deputados Goura, Luciana Rafagnin (PT), Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (MDB).

O evento é o marco inicial para buscar a aprovação da lei estadual que tratará de políticas públicas para o bambu, incentivos ao produtor rural e indústria de beneficiamento. O bambu é um material capaz de substituir a madeira. Entre suas utilidades estão a produção de bicicletas, biomassa, combustível, tecidos, móveis, paisagismo, artesanato, instrumentos musicais e alimentos.

O evento tratará de temas como o bambu e seu poder nutricional na alimentação humana; artefatos e elementos para bioconstrução; a importância da planta bambu e seus serviços ambientais; o cenário econômico mundial do bambu e produtos; desenvolvimento sustentável, entre outros.

Mais eventos – Uma sessão solene vai comemorar o Jubileu dos Clubes Lions do Paraná, por proposição do deputado Delegado Recalcatti (PSD). A solenidade será realizada na terça-feira, às 18 horas, no Plenário da Assembleia. Serão comemorados os jubileus de ouro e diamante de Lions do Estado, que este ano comemoram 50 e 60 anos. Antes da sessão, durante a tarde, ocorre uma solenidade de colocação de placas comemorativas das entidades homenageadas no Largo Melvin Jones, ao lado da Assembleia.

Ainda na terça-feira, às 16h30, será realizada uma reunião da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura. O encontro ocorre no Auditório Legislativo. Às 17 horas, na Sala Arnaldo Busato, reúne-se a Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, presidida pelo deputado Paulo Litro (PSDB).

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação