Assembleia Legislativa entrega o 1º Prêmio Meninas Olímpicas A Resolução nº 04 de 15 de março de 2023 instituiu o prêmio conferido pela Assembleia Legislativa para as estudantes de escolas públicas que participarem de olimpíadas científicas.

10/10/2023 19h44 | por Antônio Dilay
Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (10).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (10).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (10).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (10).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (10).

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) promoveu, na noite desta terça-feira (10), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), uma sessão solene para a entrega do 1º Prêmio Meninas Olímpicas. A homenagem foi criada para reconhecer o desempenho de alunas paranaenses em olimpíadas científicas. Nesta primeira edição, as menções honrosas foram entregues a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio que foram medalhistas em competições realizadas em 2022. 

O prêmio, que será entregue anualmente pela Casa, foi instituído pela Resolução 4/2023, apresentado pela deputada Cristina em 2021, durante o mandato como procuradora especial da mulher, e promulgada no último mês de março. A proposição também é assinada pelo presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSD), e pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Tercílio Turini (PSD).  Já a sessão solene foi realizada em parceria com a deputada Cloara Pinheiro (PSD), que assumiu a Procuradoria da Mulher este ano.

A 3ª secretária da Assembleia Legislativa, proponente e presidente da sessão solene, deputada Cristina Silvestri (PSDB) destacou a importância do Prêmio Meninas Olímpicas. “Incentivar as meninas que participam desses programas de competição de conhecimento é o objetivo deste prêmio, porque normalmente quem participa são os meninos. Hoje nós vemos que as meninas estão se destacando, as mulheres na ciência sempre tiveram um destaque especial contribuindo com pesquisas de valor para a humanidade. Além delas estarem participando destas olimpíadas científicas, também é uma forma de encontrarem o seu ideal de geração, de emprego, de renda, enfim, da sua emancipação. Essa é a primeira edição e queremos que todo ano ele seja um incentivo para as nossas futuras cientista e pesquisadoras”.

“Atualmente só 10% dos estudantes premiados em olimpíadas científicas nacionais são meninas. Sabemos que essa mesma realidade ocorre no meio político, empresarial e de pesquisa. Aqui na Assembleia Legislativa, hoje temos a maior bancada feminina da história, com dez deputadas. Mas ainda é muito pouco, menos de 20% do total de deputados. Por isso achamos importante incentivar a participação de garotas em olimpíadas para revelar talentos nas diversas áreas de conhecimento, mas também para ampliar as possibilidades no mercado de trabalho e dar a essas alunas merecedoras mais chance de ocuparem lugares estratégicos na sociedade. Quando valorizamos as mulheres por seus conhecimentos, estamos contribuindo para que elas se realizem profissionalmente e conquistem a tão importante emancipação financeira. O Prêmio Meninas Olímpicas é mais uma forma de dizer que lugar de mulher é sim onde ela quiser”, concluiu a deputada Cristina Silvestri. 

A data foi escolhida em alusão ao Dia da Menina, comemorado no dia 11 de outubro e a entrega do Prêmio será feita anualmente. Na abertura da sessão solene foi transmitido um vídeo da coordenadora do Movimento meninas Olímpicas do Brasil e mentora do projeto, doutora Nara Martini Bigolin, cientista da computação e doutora em inteligência artificial pela Universidade de Sorbonne.

A aluna do Colégio Militar de Curitiba, Isabela Maria de Paula Militão, participa sempre das olimpíadas científicas em diversas áreas, mas o que mais lhe interessa é a área biomédica. Para Isabela, estudante do segundo ano do ensino médio “ estar pela primeira vez aqui na Assembleia já é uma oportunidade ímpar, eu até fico um pouco emocionada, porque ganhar um reconhecimento a mais por todos os esforços que a gente tem durante o ano para conseguir essas Olimpíadas, todos os estudos, os sacrifícios que nós fazemos durante esse período, é algo muito motivador”.

Ao todo foram entregues 171 menções honrosas para meninas paranaenses que participaram de olimpíadas científicas de Química, Matemática, Física e Astronomia. A criação da premiação foi motivada pelo Movimento Meninas Olímpicas, idealizado pela professora Nara Martini Bigolin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inspirado na trajetória das irmãs Natália e Mariana Bigolin Groff.

Os termos da Menção Honrosa entregues nesta noite contêm os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do estado do Paraná, por proposição das Deputadas Cristina Silvestri e Cloara Pinheiro, concede o Prêmio Meninas Olímpicas à jovem pelo brilhante desempenho na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas. Esta homenagem é uma forma de reconhecer a exemplar dedicação em busca de conhecimento. Sua conquista enche de orgulho escolas, professores e famílias, e é inspiração para a sociedade paranaense”.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação