Assembleia Legislativa Entrega Título de Cidadão Honorário do Paraná a Reinhold Stephanes

26/05/2011 18h43 | por Adriana Ribeiro / FOTO: Pedro de Oliveira

Créditos: Adriana Ribeiro / FOTO: Pedro de Oliveira

O ex-ministro e atualmente deputado federal, Reinhold Stephanes (PMDB), recebeu nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Honorário do Paraná. A homenagem foi proposta pelo deputado Plauto Miró (DEM), 1º secretário da Casa, e reuniu centenas de pessoas, entre elas familiares, amigos, autoridades e representantes da política do Estado. “Como paranaense e como deputado estadual tenho orgulho de ter apresentado um projeto de lei que permitiu que este catarinense, Reinhold Stephanes, fosse homenageado com o título de cidadania de nosso Estado”, disse Plauto. “Stephanes é um homem digno que nas últimas décadas tem dedicado parte de sua vida aos interesses do povo do Paraná e de todo o Brasil”.
O deputado lembrou que a proposição do título foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa, em reconhecimento à importância do trabalho desenvolvido pelo ex-ministro, sempre representando o Paraná.
Reinhold Stephanes se disse agradecido com a homenagem, mas destacou que o mais importante dela foi poder encontrar amigos que fizeram parte de sua história, desde a época em que serviu ao Exército, na sua passagem pela Prefeitura de Curitiba, pelo Governo do Estado e, mais tarde, pelo Governo Federal. “Está sendo uma oportunidade de reunir velhos amigos, pessoas que tenho muito carinho, mas não tenho a oportunidade de ver com frequência em função do trabalho”, disse.
O ministro agradeceu a Plauto Miró pela proposição, feita há 11 anos e que só agora pode ser colocada em prática; aos amigos e familiares presentes, e aos integrantes do Coral do Paraná e à Banda da Polícia Militar que se apresentaram durante a cerimônia. Participaram ainda da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto; o chefe da Casa Civil, Durval Amaral, representando o governador Beto Richa; a procuradora Claudine Camargo, que representou o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci; e os deputados estaduais Stephanes Júnior (PMDB), que presidiu a sessão solene; Alexandre Curi (PMDB), César Silvestri Filho (PPS) e Fernando Scanavaca ((PDT).
Perfil - Economista, com especialização em Administração Pública, na Alemanha, Reinhold Stephanes vive nas últimas décadas entre o Paraná e Brasília. É reconhecido por uma sólida carreira, primeiro como técnico na área de Finanças, depois como parlamentar e como ministro de Estado da Previdência, do Trabalho, da Assistência Social e, nos últimos anos, da Agricultura. No Paraná, atuou como secretário da Agricultura, da Administração e de Planejamento, além de presidir o Banco do Estado do Paraná.
Filho de pequenos produtores rurais descendentes de italianos e alemães, Stephanes nasceu em Porto União, Santa Catarina. Ainda menino estudou em orfanato rural, em Rio Negro, no Paraná, e depois se mudou para Curitiba onde trabalhou como sapateiro, antes de entrar no Exército, que lhe deu condições de cursar a Faculdade de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Logo depois, Stephanes foi convidado a trabalhar no Governo do Estado e, mais tarde, na Prefeitura de Curitiba, em ambos na área de Orçamento. Com conhecimento técnico e domínio do alemão, é aprovado em um teste e recebe uma bolsa de estudos para cursar especialização em Administração Pública, na Alemanha.
Ao retornar ao Brasil, com 24 anos de idade, Stephanes foi convidado pelo então prefeito de Curitiba, Ivo Arzua, a ocupar o cargo de secretário municipal da Fazenda. No final da década de 60, foi trabalhar no Ministério da Agricultura, onde aos 28 anos, passa a ser inspetor geral de Finanças, e depois secretário-geral substituto. Nesta época, coordenou o grupo que criou a Embrapa e também o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). 
Stephanes dirigiu a Previdência, nos governos Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, e também foi ministro do Trabalho. Mas foi na pasta da Agricultura, no governo Lula, onde se destacou por medidas importantes, como o fortalecimento da rede nacional de pesquisa, criação da Embrapa Bioenergia e incentivo às cooperativas. O ex-ministro também participou ativamente das discussões para elaboração do novo Código Florestal, aprovado nesta terça-feira (24), em Brasília. 
Atualmente, eleito pelo PMDB do Paraná, o economista participa das comissões de Agricultura, Desenvolvimento Rural e de Finanças e Tributação da Câmara de Deputados.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação