Assembleia Legislativa homenageia gestão dos Portos do Paraná Por proposição do líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), a Casa promoveu a solenidade celebrando a empresa pública pela melhor gestão portuária do Brasil pelo quarto ano consecutivo.

03/10/2023 20h13 | por Antônio Dilay
Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (3).

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (3).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (3).

O reconhecimento veio no Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em Brasília, no último dia 9 de agosto. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram novamente nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros: 100 pontos.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O reconhecimento veio no Prêmio Portos + Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em Brasília, no último dia 9 de agosto. Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram novamente nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) na principal categoria entre os portos públicos brasileiros: 100 pontos.

Por proposição do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), a sessão solene desta terça-feira (3), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, homenageou os Portos de Paranaguá e Antonina que alcançaram, pelo quarto ano consecutivo, a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), na principal categoria entre os portos públicos brasileiros no Prêmio Portos + Brasil, do governo federal.

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD) participou da sessão solene e declarou que “o Porto de Paranaguá é o Porto que exporta toda a nossa produção e por quatro vezes consecutivas foi eleito o Porto mais eficiente do Brasil. O povo do Paraná tem uma dívida histórica com este Porto, localizado na cidade mãe do nosso estado, por isso, nada mais justo que a Assembleia Legislativa realizar esta homenagem em reconhecimento ao sucesso desta empresa paranaense”.

Para o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD) “os números falam por si, pela quarta vez consecutiva os Portos do Paraná recebem este título de melhor Porto do Brasil. O povo paranaense precisa começar a ter orgulho das empresas que representam o nosso estado e este é o nosso objetivo hoje”.

 

No início da solenidade os deputados Artagão Júnior (PSD), Pedro Paulo Bazana (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Cobra Repórter (PSD), Fabio Oliveira (Podemos), Márcia Huçulak (PSD), Soldado Adriano José (PP), Flávia Francischini (União Brasil) e Luiz Fernando Guerra (União Brasil) parabenizaram a iniciativa do deputado Bakri, a equipe do governador Ratinho Junior e a toda diretoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) pelos consecutivos prêmios recebidos.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex manifestou o agradecimento à Assembleia Legislativa pela homenagem “a todos os homens e mulheres que representam a força da Portos do Paraná. O reconhecimento nacional veio ao longo de todos estes anos de gestão do governador Ratinho Júnior e nada melhor do que a Casa de Leis do nosso estado realizar esta homenagem que é de todos os paranaenses”.

Avanços

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), senhor Luiz Fernando Garcia da Silva recebeu a homenagem da Assembleia legislativa e destacou que “nesses cinco anos e meio o Porto pôde demonstrar um avanço na sua infraestrutura, nas melhores práticas, na execução de grandes e importantes obras e também na governança da empresa. São quatro anos de reconhecimento consecutivo mostrando que perante o cenário nacional nós somos a melhor empresa do setor e a melhor gestão profissional. O Paraná consegue demonstrar a evolução e a possibilidade de se ter uma gestão muito eficiente com uma liderança política forte no nosso estado”.

O Estado ainda foi destaque em duas categorias entre os portos públicos. A empresa pública conquistou o primeiro lugar na categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA). O mercado financeiro utiliza o indicador para analisar as práticas contábeis e avaliar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma companhia.

Outro reconhecimento foi na categoria crescimento de movimentação de carga geral. A empresa conquistou o segundo lugar. A métrica mede a quantidade de carga geral movimentada, como cargas em contêineres e veículos, além de produtos em sacas, fardos ou unidades, carregados direto nos porões dos navios.

O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim declarou que “o momento é de celebrar esta eficiência dos nossos Portos. Para nós, em Antonina, o Porto tem uma dimensão muito intensa e prática, porque a cidade floresceu ao redor do Porto, ele faz parte da nossa alma”.

Ao final da sessão solene foi feita a entrega da homenagem com diploma de Menção Honrosa com os seguintes dizeres: “ a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, por proposição do deputado Hussein Bakri, concede votos de congratulações à administração dos Portos do Paraná em comemoração ao Prêmio de Melhor Gestão Portuária do Brasil, sendo o seu quarto ano consecutivo”.

Compuseram a mesa de honra o proponente e presidente da sessão solene, deputado Hussein Bakri (PSD); os deputados Artagão Júnior (PSD), Pedro Paulo Bazana (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Cobra Repórter (PSD), Fabio Oliveira (Podemos), Márcia Huçulak (PSD), Soldado Adriano José (PP), Flávia Francischini (União Brasil) e Luiz Fernando Guerra (União Brasil).

Presenças

Também integraram a mesa de autoridades, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Luiz Fernando Garcia da Silva; o superintendente-geral de Apoio aos Municípios no estado do Paraná, Júnior Weiler; o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim; o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais de Paranaguá, João Antônio Lozano Baptista; o secretário de estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara; secretário de estado do Planejamento, Guto Silva; a secretária de estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; a secretária de estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte; o secretário de estado da Administração e Previdência, Elisandro Pires Frigo; o diretor-presidente da Ferroeste, André Luis Gonçalves e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Fernando Furiatti.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação