Assembleia Legislativa sedia posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná Frank Schiavini assumiu o posto que era de Marcel Micheletto, em cerimônia prestigiada pela governadora Cida Borghetti e inúmeras autoridades.

24/04/2018 15h28 | por Rodrigo Rossi

Governadora Cida Borghetti, presidente da Alep, Ademar Traiano (PSDB), Marcel Henrique Micheletto e Frank Ariel Schiavini.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

A posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (24). O prefeito de Coronel Vivida, Frank Ariel Schiavini, assumiu o cargo em substituição a Marcel Henrique Micheletto, com o compromisso de fortalecer os municípios e ampliar ainda mais o diálogo com os governos estadual e federal, e para isso disse contar com o apoio do Poder Legislativo estadual.

O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao abrir o evento, ressaltou a relevância da solenidade na Assembleia, especialmente porque assim como os prefeitos representam indistintamente os seus munícipes, a Assembleia Legislativa é igualmente o espaço em que as diferentes correntes e regiões do Paraná se fazem presentes, pelos deputados estaduais.

“Aqui é a casa do povo, uma casa política e, portanto, é essencial que tenhamos também aqui aqueles que representam de forma plural a municipalidade. É uma alegria, porque a Assembleia é o grande palco, a caixa de ressonância da sociedade, e todas as causas dos paranaenses se fazem presentes aqui. E com a presença da nossa governadora Cida Borghetti, que é municipalista, há um compromisso ainda maior com os interesses dos paranaenses”.

Bandeiras – Frank agradeceu a manifestação de Traiano, especialmente pelo incentivo à causa dos municípios, e disse que pretende incrementar os instrumentos de preparação e qualificação técnica para as equipes das prefeituras, garantindo assim mais eficiência na gestão pública. “Nosso compromisso é dar continuidade no fortalecimento das bandeiras da municipalidade, fazer com que os prefeitos estejam cada vez mais unidos, estruturando e oferecendo capacitação técnica para a boa gestão e a correta aplicação dos recursos”.

Ao deixar o cargo, Micheletto lembrou os principais desafios que deverão ser enfrentados pelo colega, como a melhor repactuação de recursos com os municípios, e desejou pleno êxito ao sucessor. “Tivemos uma gestão de protagonista. Tenho certeza que o Frank, que é uma pessoa arrojada, competente e defensora irrestrita dos municípios, fará um excelente trabalho. Mas não é fácil, porque os prefeitos estão próximos da população e recebemos críticas às vezes que nem são devidas. Além disso, o pacto federativo deve ser revisto, porque a concentração das riquezas é ainda muito grande”.

Parceria – Além da governadora Cida Borghetti, parte do secretariado esteve presente no evento. Cida afirmou ao novo mandatário da AMP que o governo estará de portas abertas para os municípios e assinou convênios ainda durante a solenidade, para atendimento às áreas de saneamento e tratamento de água e esgoto, infraestrutura, transporte, fomento e financiamento. “O Marcel deixa o seu legado pelos municípios. E o Frank vai continuar este trabalho com muita competência. O meu compromisso é com os municípios, porque tenho um olhar muito próximo desta causa. O governo é parceiro de todas as horas, contem conosco e com a equipe de governo para melhorar o dia a dia dos paranaenses em cada um dos nossos municípios”.

Além do líder do Governo na Alep, deputado Pedro Lupion (DEM), diversos deputados estaduais participaram da cerimônia de posse, como também o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador, Orlando Pessuti; o prefeito de Guaratuba e presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), Roberto Cordeiro Justus; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi; o vice-presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Luciano Soares; o presidente da Associação dos Municípios de Entre-Rios (Amerios), Darlan Scalco; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Luiz Nicácio; o prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Márcio Wozniack; o prefeito de São Jorge do Ivaí e presidente da Associação dos Municípios do Setentrião do Paraná (Amusep), André Luís Bovo; o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico; do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti; do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Otamir César Martins; e o secretário do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Rodrigues Moreira.

Ouça o Podcast relacionado