Deputadas participam da diplomação das novas Conselheiras da Mulher do Paraná

30/10/2023 17h52 | por Assessoria Parlamentar
O evento teve a participação de representantes do governo e da sociedade civil, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte e das deputadas cantora Mara Lima, presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia e Márcia Huçulak.

O evento teve a participação de representantes do governo e da sociedade civil, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte e das deputadas cantora Mara Lima, presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia e Márcia Huçulak.Créditos: Dayo Studio

O evento teve a participação de representantes do governo e da sociedade civil, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte e das deputadas cantora Mara Lima, presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia e Márcia Huçulak.

A solenidade de posse e diplomação pública dos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR) para o período de 2023 a 2025 aconteceu nesta segunda-feira (30), no auditório da OAB/PR, que ficou lotado de mulheres. O evento teve a participação de representantes do governo e da sociedade civil, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte e das deputadas cantora Mara Lima, presidente da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia e Márcia Huçulak.

"As conselheiras são mulheres que serão fiscalizadoras dos direitos da mulher no Paraná. A violência está em todos os segmentos, ela está espalhada em nosso país e no mundo. Então enquanto mulher, nesta manhã, eu parabenizo e peço às novas conselheiras que sejam fiscalizadoras dessas mulheres, olhem com muito carinho, trazendo à tona esse problema que é um problema de todas nós", afirmou a deputada Mara Lima.

A eleição das novas representantes das organizações da sociedade civil para compor as 13 vagas deste Conselho, aconteceu no dia 11 de outubro, de forma digital. A nova gestão é composta por 13 conselheiras governamentais titulares e por 13 conselheiras titulares representantes da sociedade civil e iniciará seus trabalhos em novembro.

De acordo com a atual presidente do Conselho, Mariana de Sousa Machado Neris, a eleição para a nova presidente do CEDM/PR será no dia 7 de novembro. Ela também fez um apanhado histórico da entidade, que foi criada em 1985, mas instituída por lei apenas em 2013. 

“Muitas das mulheres presentes neste auditório participaram da construção desses primeiros passos e podem celebrar os resultados obtidos até aqui”, disse Mariana.

Esta foi a primeira vez que ocorreu a diplomação pública das conselheiras, o que, segundo ela, representa a valorização, o reconhecimento, o respeito e a gratidão do governo estadual a todas as paranaenses.

Presenças

Participaram do evento, também, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Isabel Corrêa, representando a sociedade civil; a diretora de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Clemilda Santiago Neto; a desembargadora Lenice Bodstein; a representante do Ministério Público - Núcleo de Promoção de Igualdade de Gênero, Ana Carolina Pinto Franceschi; a primeira subdefensora pública-geral, Olenka Lins e Silva, e as deputadas estaduais Cantora Mara Lima, Márcia Huçulak e Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação