Assembleia presta homenagem aos paranaenses integrantes da Seleção Brasileira de Corrida de Montanha e Trilhas Proposição do deputado Soldado Adriano José (PP) como objetivo de reconhecer o esforço de atletas, técnicos, professores e apoiadores no divulgação e incentivo a esta modalidade esportivas.

11/12/2023 11h44 | por Antônio Dilay
Solenidade ocorreu no Plenário da Casa, na manhã desta segunda-feira (11).

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa, na manhã desta segunda-feira (11).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa, na manhã desta segunda-feira (11).

A sessão solene desta segunda-feira (11) no Plenário da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Soldado Adriano José (PP), prestou homenagem aos atletas, técnicos, professores e apoiadores paranaenses que integram a Seleção Brasileira de Corrida de Montanha e Trilhas.

O projeto de Lei nº 946/2023, em tramitação na Assembleia Legislativa, institui no Calendário Oficial do Estado do Paraná o Dia Estadual do Corredor de Montanhas e Trilhas, a ser comemorado anualmente no dia 11 de dezembro, Dia Internacional das Montanhas.

O proponente da homenagem e presidente da sessão solene, deputado Soldado Adriano José (PP), ressaltou a importância de incentivar a prática das corridas de montanha e trilhas. “Sabemos que são enormes os desafios que cada uma enfrentou para ocupar essa posição de integrante da seleção brasileira, desde as vitórias diárias para conseguir treinar regularmente, passando pelos cuidados para evitar lesões serias, até o desafio de obter o custeio para as viagens para os campeonatos mundiais e mesmo nacionais.

“É certo que os eventos de corrida de montanhas e trilhas agregam muitos valores importantes para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e inclusive da própria saúde pública dos entornos onde são realizados com o incentivo à prática esportiva no meio da natureza, motivos pelos quais entendemos importante que a modalidade evolua ainda mais e o reconhecimento da Assembleia é uma forma de incentivar esta prática esportiva”, completou o deputado Soldado Adriano José.

O deputado Goura (PDT) participou do evento e destacou o homenageado de seu gabinete, Caiê Alonso, integrante da Seleção Brasileira de Corrida de Montanha. “Hoje é o Dia Internacional da Montanha, e estamos em um evento que homenagear as pessoas que fazem o esporte e que ajudam a preservar as montanhas. Hoje também é um dia de conscientização sobre as montanhas, sobre o seu papel nos serviços ambientais, para a preservação do meio ambiente. Temos cobrado mais estímulos e fortalecimento da gestão dessas unidades de conservação, com mais segurança para os visitantes e também para melhorar a gestão ambiental desses locais”.

“E hoje, aqui na Assembleia, uma homenagem aos corredores de montanhas. Estamos aqui para prestigiar, fortalecer o esporte, mas também a gestão ambiental das nossas unidades de conservação. Também, é uma grande alegria o Caiê Alonso, que dentro do nosso mandato, é referência nas lutas ambientais e vai ser homenageado. Ele representou recentemente a Seleção Brasileira lá na Europa num campeonato mundial, foi muito bem colocado, então uma alegria também a Assembleia estar representada com o Caiê Alonso aqui”, declarou o deputado Goura (PDT).

Dia Internacional das Montanhas

Em 20 de dezembro de 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas, por meio da Resolução 57/245, “decide declarar o dia 11 de dezembro como o Dia Internacional das Montanhas, a partir de 11 de dezembro de 2003, e incentiva a comunidade internacional a organizar eventos em todos os níveis nesse dia para destacar a importância do desenvolvimento sustentável das montanhas”.

As corridas de montanhas e trilhas acontecem em superfícies fora da estrada. O participante não precisa usar nenhuma técnica ou equipamento específicos, mas, em alguns casos, os organizadores da prova podem obrigar o corredor a levar algo necessário para sua segurança naquela prova. Nas corridas em trilha, por exemplo, são obrigatórios um cobertor de sobrevivência, um apito e um celular.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reconhece corrida em montanha e corrida em trilha como sendo diferentes. Nas corridas em trilhas, não há limites de distância e altitude. Os trechos pavimentados nunca devem ultrapassar 25% do percurso. Já nas corridas em montanha, as distâncias são de até 42,2 km e a altitude deve ter variação média de aproximadamente 5% a 25%, com exceção das provas da categoria vertical, que têm inclinação superior a 25%, ou seja, mais de 250 m de elevação por quilômetro percorrido.

São aceitos os trechos pavimentados quando há grande variação de altitude no percurso. As categorias da corrida em montanha são a Subida Clássica, a Subida e Descida Clássica, Vertical, Longa Distância e Revezamento.

Atletas Homenageados

Na solenidade foram entregues Diplomas de Menção Honrosa e Reconhecimento, aprovados por unanimidade pelos deputados com os seguintes dizeres: “A Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Soldado Adriano José, concede votos de congratulações à (ao) atleta, pela excelência da atuação junto à Seleção Brasileira de Corredores de Montanha e Trilhas, onde tem representado de forma brilhante o nosso país e o nosso estado do Paraná”.

O atleta Caiê Alonso, assessor do mandato do deputado Goura (PDT), integra a Seleção Brasileira de corrida em Trilha, na modalidade “Skyrunning” e contou um pouco da sua experiência no esporte. “ Pratico desde 2011, já praticava atletismo e faz alguns anos que eu me dedico só para corrida em trilha. Ter este reconhecimento da Assembleia é uma honra gigantesca, já é um lugar que frequento pelo meu trabalho e agora tenho a honra agora de ser homenageado, então é uma felicidade enorme. E o Dia da Montanha é simbólico porque a gente compete entre si no esporte, mas o verdadeiro desafio da corrida em trilha é com a natureza, é o desafio com as montanhas, então a gente tem que vencer a nós mesmos”.

Letícia Saltori, que igualmente integra a Seleção Brasileira de Corridas em Montanha e Trilhas, acabou de representar o país em competições na Europa e esteve na sessão solene para receber a homenagem da Assembleia. “Hoje eu faço corrida em trilha e montanha, mas eu sou corredora desde 2006. Recentemente é que eu comecei a competir na trilha, mas a montanha e a trilha já fazem parte desde a minha infância. Integrei a Seleção Brasileira recentemente que foi para o mundial de trilha e montanha na Áustria. Inclusive, o nosso estado hoje, é referências para o trail, as corridas em trilha. Eu vejo um crescimento muito grande, muita gente se inspirando nos atletas aqui do nosso estado. Trazer essa pauta para a Assembleia é importante para que as pessoas conhecem nosso esporte, começam a se familiarizar e isso acaba sendo mais e melhor inserido na nossa cultura esportiva. É importante que se dê visibilidade para que o esporte cresça cada vez mais. Quanto mais a gente estiver falando do esporte, quanto mais a gente trouxer para a mídia, maior o número de praticantes e hoje, o que está acontecendo aqui, é um marco na nossa história”.

A mesa ficou composta pelo presidente e proponente da sessão solene, deputado Soldado Adriano José (PP); pelo 3º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Goura (PDT); pela atleta da Seleção Brasileira de Corredores de Montanhas e Trilhas, senhora Letícia Saltori; pelos pioneiros em montanhas e trilhas, senhores Valdecir Guardião e Leonardo Meira e pelo corredor de montanhas e trilhas, senhor Bento Aleixo.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação