Assembleia promove segunda edição do Workshop Smartphone Conecta+ Em duas edições, mais de 200 idosos aprenderam a usar um pouco mais o celular.

25/10/2023 17h47 | por Thaís Faccio

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), esteve presente durante o workshop.Créditos: Valdir Amaral/Alep

O workshop aconteceu no Plenário da Assembleia ao longo de toda esta quarta-feira (25).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Ensinar os idosos a utilizar as funcionalidades do celular, incluindo configurações básicas e aplicativos úteis para facilitar o cotidiano. Esse foi objetivo da segunda edição do Workshop Smartphone Conecta+, que ocorreu nesta quarta-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. O curso foi promovido pelo Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar, e o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Cobra Repórter (PSD).

“Quero parabenizá-los por estarem aqui, nesta Casa de Leis, em busca de conhecimento. Acho que isso que é fundamental, porque não há idade para buscamos conhecimentos. E também, com certeza as pessoas que estão na melhor idade são fontes permanentes de inspiração e de conhecimento por terem uma bagagem e uma história de vida. Hoje, as novas gerações com quatro, cinco anos tem muito mais facilidades para usarem o celular que nos que somos de outra geração. Mas é fundamental que vocês busquem essa bagagem de conhecimento, de aprendizagem porque é essencial o mínimo de conhecimento para utilizarem seus telefones e terem acesso a serviços como banco, pesquisas ou serviços online”, comentou o presidente do legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD).

O curso foi realizado em dois horários e reuniu quase 70 pessoas. Em duas edições foram mais de 200 idosos interessados em aprender um pouco mais sobre o uso dos smartphones. “A primeira edição foi um sucesso, com muita procura e lista de espera e hoje nós estamos aqui fazendo novamente uma nova edição desse curso tão importante para a inclusão digital dos nossos idosos”, disse a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, Rose Traiano. Ela também comentou que dada a importância do tema da inclusão digital para a terceira idade e o fato de que alguns idosos já sabem lidar com algumas funções básicas, mas tem outras necessidades, haverá novos curso com informações mais avançadas e detalhas sobre as funcionalidades do celular.

“Queremos dar ferramentas para que o nosso idoso possa conversar com os familiares, acessar um banco ou, por exemplo, fazer vários serviços online”, pontuou o presidente da entidade, Gustavo Garbosa. “Obviamente que essa parceria com a Assembleia ajuda a promover e divulgar esse curso, que é importante e traz o benefício para o nosso cidadão, para o nosso cidadão da terceira idade. Esse é o nosso dever, a nossa missão e a gente existe para melhorar a vida do cidadão”, completou, ao destacar que com a “ajuda da Assembleia conseguimos promover, levar em outros lugares, expandir e, obviamente, ofertar mais esse curso para o nosso cidadão paranaense que quer aprender, que precisa aprender a acessar o celular, o smartphone e os serviços digitais que hoje o Estado fornece para ele”.

Vontade de aprender mais

“Eu já sei algumas coisas, mas eu acredito que falta muita coisa e na medida que o tempo vai passando e a tecnologia vai avançando, a gente tem uma importância muito grande de acompanhar o avanço para ir aprendendo, senão a gente fica para trás”, comentou a aposentada Celina Castro dos Santos. A senhora de 71 anos observa que as pessoas da sua idade têm uma necessidade de ir procurando, aprender, acompanhar, desenvolver tudo o que for preciso para não ficar totalmente para trás. “Eu acho que é muito importante, porque todos nós na vida temos que nos desenvolver, aprender mais, principalmente agora que a gente está nessa idade mais avançadas. Os mais novos já nascem sabendo como usar o telefone, acompanhando tudo e quando chegam na nossa idade já sabem dar aula para qualquer um de nós”.

Para o empresário Cláudio Aparecido do Amaral, depois de uma certa idade, eles têm dificuldades com as coisas modernas e principalmente com o celular. “Então a gente tem dificuldade, às vezes, em aplicativos, em saber uma série de informações desse celular e com isso a gente vem aqui para aprender, para poder melhorar os nossos conhecimentos”.

Funcionalidades

Ministrado por colaboradores da Celepar, o curso orienta sobre funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação e mobilidade urbana.

Além disso, as atividades têm foco no uso de plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço, que permite a pesquisa do menor valor de um produto em estabelecimentos de uma região, o aplicativo 190, para acionar a Polícia Militar, e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado. Os participantes receberam uma caneta touch screen para facilitar a seleção de ícones na tela, assim como já aconteceu nas turmas anteriores.