Assembleia promove sessão solene para comemorar os 325 anos de fundação da cidade de Curitiba Solenidade já é uma tradição no Legislativo estadual e atendeu, mais uma vez, a proposição apresentada pelo deputado Ney Leprevost (PSD).

28/03/2018 19h54 | por Trajano Budola e Luiz Alberto Pena.
Sessão solene em comemoração aos 325 anos de fundação da cidade de Curitiba.

Sessão solene em comemoração aos 325 anos de fundação da cidade de Curitiba.Créditos: Jaime S. Martins/Alep

Sessão solene em comemoração aos 325 anos de fundação da cidade de Curitiba.

Conforme proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou sessão solene na noite desta quarta-feira (28) para comemorar os 325 anos de fundação da cidade de Curitiba, que serão completados nesta quinta-feira (29). A sessão comemorativa foi marcada pela participação de diferentes grupos folclóricos e musicais, que com apresentações de canto e dança tradicionais representaram algumas das diversas etnias que fazem a riqueza cultural da capital paranaense.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas Thomas Augusto Amaral Neves, cônsul da Albânia e presidente do Corpo Consular do Paraná; o vereador de Curitiba, Professor Euler; o também vereador de Curitiba Felipe Braga Cortes; Rui Hara, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba; Ari Zugman, presidente da Federação Israelita do Paraná; João Kopytowski, conselheiro do Movimento Pró-Paraná; e o professor e advogado Rene Dotti.

Para Ney Leprevost, a cerimônia que acontece todos os anos na Assembleia Legislativa, é uma oportunidade de honrar a história da cidade. “Este ano é alusiva às etnias que constituíram o povo curitibano, começando pelos indígenas, depois as imigrações europeias e asiáticas, os afrodescendentes que foram trazidos no período da chaga da escravidão”, explicou.

De acordo com ele, Curitiba chega aos 325 anos amparada pela força de seu povo. “As pessoas que se misturaram e tornaram a capital um lugar solidário, que respeita as diferenças. Comemorar a amizade dos povos é sem dúvida algo muito importante, principalmente nesta época em que há tanta hostilidade entre as pessoas no mundo inteiro”, destacou o parlamentar.

Coube à Banda de Música da Polícia Militar e ao Coral Paraná a execução conjunta dos hinos Nacional, de Curitiba e do Paraná, enquanto o Coral “Allegro” apresentou destaques do seu repertório de canções tradicionais italianas. O Coral iniciou suas atividades em 2004 e hoje conta com 17 integrantes e um rico histórico de apresentações. O Grupo Folklorístico Italiano Giardino D’Amuri, fundado no ano de 2.000, em Santa Felicidade, apresentou em seguida uma amostra de danças tradicionais sicilianas, fiel ao seu propósito de resgatar as danças, os costumes e as tradições italianas.

Em seguida o proponente da solenidade, deputado Ney Leprevost, prestou homenagens ao Movimento Pró-Paraná, em reconhecimento a sua contribuição para a cidade de Curitiba, que se fazia representar, na ocasião, pelo desembargador João Kopytowski. Uma apresentação de dança do Grupo de Folclore Ucraniano Barvinok deu continuidade à cerimônia. O grupo já tem 87 anos de atividades, com um respeitado trabalho de manutenção das tradições ucranianas, por meio dos seus cantos, danças e artesanato. Tanto que o próprio governo da Ucrânia democrática já reconheceu a importância do grupo, em 2010, distinguindo-o com um de seus mais caros títulos honoríficos.

O mosaico cultural e artístico ainda ganhou a apresentação especial do grupo polonês Wisla; do Grupo Folclórico da Comunidade Israelita do Paraná, formado por jovens que buscam manter e propagar a cultura judaica no estado; seguindo-se a apresentação do Grupo Folclórico Árabe Solidariedarte, que se dedica à dança do ventre e à realização de trabalhos voluntários beneficentes.

Por fim, e em se tratando de uma sessão solene para comemoração do 325º aniversário de Curitiba, um grande bolo também foi servido aos participantes da cerimônia, coroando desta forma as festividades.

Ouça o Podcast relacionado