Assembleia promove sessão solene para destacar mais um Dia do Atleta O evento proposto pelo deputado Ney Leprevost homenageou os que superam limites e transformam as pessoas e a sociedade, por meio do esporte.

12/12/2017 18h30 | por Sandra C. Pacheco e Luiz Alberto Pena

Sessão solene em comemoração ao "Dia do Atleta" por proposição do deputado Ney Leprevost (PSD).Créditos: Dálie Felberg/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu sessão solene ao final da tarde desta terça-feira (12) alusiva ao Dia do Atleta, comemorado anualmente no Brasil no dia 21 de dezembro, conforme decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961, firmado pelo então presidente da República Jânio Quadros. A solenidade no Legislativo estadual atendeu a uma proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), “como forma de homenagear todos aqueles que, através do esporte, superam barreiras e limites, transformam pessoas e a sociedade, através de valores inerentes à prática esportiva”.

A Mesa de Honra da solenidade foi composta pelo deputado Ney Leprevost; pelo vereador de Curitiba, Mestre Pop; pelo presidente do Conselho Estadual de Educação Física, professor Eduardo Branco; e pelo presidente da Comissão de Esportes da OAB/PR, Fernando Munhoz Ribeiro. Foram homenageados atletas do rugby em cadeiras de rodas, de desportos aquáticos, do automobilismo, da sinuca, do judô, do futsal, do tênis, do tênis de mesa, da esgrima, do basquete, da luta olímpica  e de outras modalidades de luta, do arco e flecha, do paravolley, do aikido, do punhobol, jockeys, atletas da bocha, do atletismo, da capoeira, técnicos esportivos, representantes de federações e de clubes esportivos, de entidades que fomentam a pratica esportiva, e de entidades sociais que promovem projetos na área do esporte.

Durante a solenidade, coube à esgrimista Amanda Netto Simeão falar em nome do conjunto de homenageados.

Desportistas – A palavra “atleta”, segundo os dicionários, traduzia a ideia de “esforço” e designava originalmente aquele que combatia nos jogos solenes da Grécia e Roma antigas. O termo foi se generalizando com o passar do tempo, para distinguir aqueles que são praticantes de qualquer tipo de esporte – e não apenas das modalidades do “atletismo”; o desportista em geral; o indivíduo dado aos exercícios físicos e neles bem adestrado. Na justificativa do decreto que instituiu o Dia do Atleta em nosso país, em 1961, o presidente Jânio Quadros já considerava, entre outros aspectos, que os atletas brasileiros elevam o nome do Brasil no estrangeiro, pelo que são devidas a eles as melhores homenagens.

Ouça o Podcast relacionado