Assembleia promove sessão solene para homenagear a União Geral dos Trabalhadores (UGT) Dirigentes e funcionários da central sindical, que completa dez anos no Paraná nesta quinta-feira (8), também foram homenageados durante o evento.

07/03/2018 20h31 | por Sandra C. Pacheco e Luiz Alberto Pena
Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.

Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.

Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.

Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene comemorativa aos 10 anos da UGT - Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu sessão solene na noite desta quarta-feira (7) para, conforme proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), render homenagens à União Geral dos Trabalhadores – UGT / Paraná – que completa dez anos de existência no Paraná nesta quinta-feira (8). Dirigentes e funcionários indicados pela central sindical foram também distinguidos durante o evento, em reconhecimento pelas contribuições que deram e continuam dando para o fortalecimento da entidade.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade, entre elas o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah; o presidente da UGT-PR, Paulo Rossi; o diretor-presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o presidente da Federação dos Comerciários do Paraná, Vicente da Silva; o presidente da Federação dos Servidores Públicos do Paraná, Luiz Carlos Silva de Oliveira; o presidente da Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná, Clair Spanhol; o presidente da Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Paraná, Manassés Oliveira da Silva;  a secretária da UGT e diretora da Federação dos Bancários no Estado do Paraná, Iara Freire; o presidente em exercício da Associação Comercial do Paraná, Odone Fortes; o presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR, André Passos; o presidente da UGT/SC, Waldemar Schulz; e o ex-deputado Eduardo Sciarra. Os homenageados receberam diplomas de menção honrosa.

O deputado Ney Leprevost lembrou o histórico das ações da UGT em favor de melhorias para os trabalhadores paranaenses, entre elas a política de valorização do salário mínimo regional e a ação na Justiça reivindicando o fornecimento de vacinas contra a gripe H1N1 a todos os trabalhadores pertencentes às categorias filiadas à central. “Nada mais justo que o reconhecimento àqueles que trabalharam direta ou indiretamente para que a UGT se tornasse a maior central sindical do Paraná”, completou.

O presidente da UGT / Paraná, Paulo César Rossi, disse por sua vez que se sentia grato pela homenagem: “Para nós é motivo de orgulho ter uma sessão na principal Casa de Leis do Paraná exclusivamente para celebrar esta data histórica da UGT, uma central sindical cidadã, ética e inovadora”.

Histórico – A União Geral dos Trabalhadores (UGT) é uma associação civil com atuação em todo território brasileiro e representação em todos os estados, criada com a finalidade de coordenar, representar e defender os direitos e os interesses dos trabalhadores. Foi formada a partir da unificação das centrais sindicais Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS), Central Autônoma de Trabalhadores (CAT) e de um amplo grupo de sindicatos independentes, em 19 de julho de 2007, durante o Congresso Nacional de Trabalhadores que se realizou em São Paulo, Capital, e reuniu mais de 3.400 delegados, representando 623 entidades sindicais de todo o país e mais de 4 milhões de trabalhadores.

A UGT propõe “um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador”, defendendo a unidade no sindicalismo e o direito à livre associação e organização, visando a construção de um projeto social pacífico, justo e democrático, centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais. Com mais de 1300 sindicatos filiados à organização, a UGT representa cerca de dez milhões de trabalhadores na base dos sindicatos.

Declarando-se, por princípios, em oposição ao neoliberalismo, a UGT afirma em manifesto público seu objetivo de conquistar, ao lado de todas as organizações democráticas e progressistas, um modelo de desenvolvimento que combine com o aprofundamento da democracia política e sua extensão à economia, à cultura, à informação, em todas as esferas sociais; a generalização da cidadania; a democratização e a publicização do Estado; o resgate progressista da política e das instituições democráticas; a ética na política e no trato da coisa pública; o crescimento econômico com distribuição de renda e geração de emprego decente; o progresso da ciência e da tecnologia e integração soberana e competitiva da economia brasileira à economia mundial.

 





Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação