Assembleia recebe doações de tampinhas dos estudantes do Programa Jovem Aprendiz do Ibgpex, do Grupo Uninter Os alunos arrecadaram mais de 40 mil tampinhas que serão doadas às instituições carentes do estado.

23/02/2024 15h26 | por Thaís Faccio

As doações foram recebidas pelo presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano, e a presidente do Conselho de Ações Voluntárias e Solidariedade da Assembleia Paraná, Rose Traiano.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu, nesta sexta-feira (23), uma significativa doação de tampinhas plásticas. Foram mais de 40 mil unidades arrecadadas pelos estudantes do Programa Jovem Aprendiz do Instituto Brasileiro de Graduação, Pós-Graduação e Extensão (Ibgpex) do Grupo Uninter. Os alunos desenvolveram um projeto de captação das tampinhas para trabalhar com a questão da sustentabilidade, da solidariedade e da logística reversa. A turma de 30 jovens foi dividida em três e a equipe que mais se destacou foi escolhida para fazer a entrega ao Programa Tampinha Paraná e visitar a Assembleia.

As doações foram recebidas pelo presidente da Casa de Leis, deputado Ademar Traiano, e a presidente do Conselho de Ações Voluntárias e Solidariedade da Assembleia Paraná, Rose Traiano. “Os alunos preocupados com o meio ambiente, aderiram a esta campanha fantástica em defesa do meio ambiente, trazendo as tampinhas para este programa Tampinha Paraná, que é feito aqui na Assembleia Legislativa. É um gesto de grandeza, de compreensão de que o meio ambiente precisa, mais do que nunca, deste olhar, desta juventude, todas as mudanças no meio ambiente passarão por eles”, comentou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD).

“O programa Tampinha Paraná é muito importante para toda a sociedade, nós precisamos cada vez mais de pessoas jovens, da sociedade engajada em projetos como esse, porque o meio ambiente precisa de atitudes assim”, pontuou a presidente do Conselho de Ações Voluntárias e Solidariedade da Assembleia, Rose Traiano. “É um ato simples: juntar a tampinha para fazer o bem e cuidar do nosso meio ambiente. Medidas como essas precisam ser apoiadas”, frisou ela ao destacar que a inciativa começou pequena, com uma arrecadação interna na Assembleia que ganhou força e hoje virou lei estadual. “É uma ação muito importante que não visa só a sustentabilidade, o cuidar do meio ambiente, mas também promove a solidariedade para aqueles que mais precisam”.

Captação e espírito de cooperação

“Ninguém tem tão pouco que não possa doar, ninguém tem tão pouco que não possa transformar a vida de alguém, pelo menos por um momento, então com esse espírito eles se engajaram, criaram um projeto, desenvolveram toda uma metodologia e um processo de coleta dessas tampinhas”, explicou a gerente de Projetos Sociais do Instituto Ipgpex, Rosemary Domingues Suzuki. Os jovens aprendizes trabalham no Grupo Uninter, em diversas áreas do grupo, e foram desafiados, dentro da disciplina de Logística Reserva, para que houvesse uma atividade prática. Além de tratar da questão da logística reversa (trazer aquilo que dá reuso, dá destino a resíduos ou a objetos que não têm mais uso prático no dia a dia), também teve a questão de ajudar o próximo. E assim nasceu a ideia de coletar, armazenar, separar por cores e ajudar com o meio ambiente. “Foram 30 jovens engajados, que são os nossos jovens aprendizes, divididos em três equipes, que se organizaram em um desafio que resultou nessa grande captação de tampinhas”, explicou ela.

Uma das jovens do programa, Jullyane Gabriella, destacou que a ação era um cuidado com o meio ambiente e com os idosos que vão se beneficiar com essa entrega. “Nós ficamos muito engajados, melhoramos muito a nossa comunicação, porque nós tivemos que ter muita comunicação, tanto com o grupo quanto para chegar nos estabelecimentos, nós tivemos que conversar com pessoas que nós nunca tínhamos conversado antes, então nós tivemos que ir em estabelecimentos, buscar tampinhas, então com certeza o nosso maior aprendizado foi a comunicação, foi essa vontade de ajudar o meio ambiente, de ajudar os idosos, com certeza foi isso”. Mesmo pensamento do aluno Leonardo Amancio: “todo mundo se propôs a ajudar em causa do meio ambiente. E é muito bom saber, que além de contribuir com o meio ambiente, também tem outra causa que é ajudar os idosos”.

Desde o primeiro momento os alunos entenderem o propósito e a causa do projeto. “Então, para nós, é bem gratificante, vendo eles conversando, no final eles fizeram uma apresentação de como foi recolher, como foi com a família, nos estabelecimentos, com a captação. Ver a arrecadação, o número significativo de tampinhas e o espírito de cooperação, foi muito importante para nós. Vendo que realmente tem essa transformação nesses jovens”, disse a pedagoga do Instituto Ipgpex, Pamella Toski.

Tampinha Paraná é lei no Estado

A Lei Estadual 21.697/2023 cria o Programa Tampinha Paraná e a nova legislação foi apresentada pelos deputados Ademar Traiano (PSD), Alexandre Curi (PSD) e deputada Maria Victoria (PP). A iniciativa do programa foi do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná e visa unir esforços de entidades públicas e privadas para promover a cultura de sustentabilidade ambiental e também de proteção às pessoas vulneráveis e representa o atendimento às demandas sociais de diferentes matizes. Ele será divulgado e promovido pela Assembleia, visando à adesão de Câmaras Municipais, Prefeituras e outros órgãos públicos. Os interessados devem enviar ofício à Presidência da Assembleia Legislativa, órgão responsável pela aprovação da adesão.