A primeira palestra foi sobre o tema: “O novo pacto federativo como democratização dos recursos públicos” e teve como expositora a doutora em Direito do Estado, Regina Maria Macedo Neri Ferrari. Em seguida, o presidente da Uvepar, Julio Makuch, apresentou um painel de debates sobre “Transparência, tecnologia e informação”, com apoio do procurador de Justiça Bruno Galatti e do mestre em educação, Paulo Maia Júnior. Makuch afirmou que a realização do evento na Assembleia Legislativa é um fato marcante para os participantes, vindos de todas as regiões do Paraná.
(sonora)
Um desses participantes, o presidente da Câmara de Medianeira, no Oeste do estado, Valdecir Fernandes (PSDB), diz que estar sempre se reciclando é dever do vereador.
(Sonora)
Um dos coordenadores do evento, o advogado Moisés Pessuti, mestrando em Direito Constitucional, ressaltou que o sucesso de eventos como o congresso, se devem à busca dos vereadores por capacitação.
(Sonora)
Amanhã, a partir das 8h30 será debatido o “Funcionalismo e a qualidade do serviço público”. Na sexta-feira (14), o espaço será aberto para discutir a “Inclusão das mulheres na política e na sociedade”.