Assessoria de Imprensa da Alep

04/09/2008 18h02 | por Assessoria de Imprensa da ALEP / 41 3350-4188 / Carlos Souza
Distribuído em 04/09/08ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PRESTA HOMENAGEM À PASTORAL DA CRIANÇA PELOS 25 ANOS DE FUNDAÇÃO E TRABALHO REALIZADOA experiência profissional de Zilda Arns em comunidades pobres do Brasil foi a mola que impulsionou a criação de um organismo que ajudasse a fortalecer as ações sociais e de saúde desenvolvidas pelo Poder Público em benefício das crianças. Foi dessa forma que há 25 anos o projeto da pediatra e sanitarista tomou forma, com iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e se transformou no que é hoje a Pastoral da Criança.Nesta quinta-feira (04), Zilda Arns Neumann, coordenadora da Pastoral, participou da sessão solene comemorativa aos 25 anos de fundação da Pastoral da Criança, por proposição do deputado Ney Leprevost. A homenagem ocorreu no Plenário do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, e reuniu autoridades, coordenadores, líderes comunitários regionais e voluntários da entidade.“Esta homenagem é justa pelo grande trabalho que a Pastoral desenvolve em solo paranaense, brasileiro e internacional. Trata-se de uma grande rede de solidariedade e de promoção da vida plena, visando o bem-estar das crianças e de suas famílias”, destacou Leprevost em seu pronunciamento. O parlamentar também lembrou que entidade é responsável pela alteração de muitas das políticas públicas de saúde nem nível nacional.Entre os trabalhos desenvolvidos pela entidade, sempre nas comunidades mais pobres de cada bairro, cidade ou país, está a busca pelo desenvolvimento integral das crianças, com ações na área de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica. Hoje, os líderes da Pastoral da Criança atuam em 27 Estados brasileiros, além de outros 17 países. No Brasil, o trabalho dos quase 260 mil voluntários atinge aproximadamente 1,815 milhão de crianças, mas a meta é alcançar 9,6 milhões. “Nossa metodologia de trabalho implica na formação de redes de solidariedade humana para multiplicar conhecimentos, saber e fraternidade. E se a Pastoral da Criança vai indo bem, é porque temos uma base que trabalha unida”, disse Zilda Arns ao agradecer a homenagem do Parlamento.Na seqüência, Zilda destacou alguns números importantes desse trabalho ao longo dos últimos 25 anos. “A Pastoral ajudou na redução dos índices de mortalidade infantil. Quando iniciamos, o índice nacional era de 83 mortos por mil nascidos vivos. Hoje, é de 22. Nos bolsões onde atuamos, registramos casos de até 200 mortes por mil nascidos vivos. Atualmente, registramos 11 óbitos, na média”, explicou. Medidas simples como a distribuição de soro caseiro, colheres medida, pesagem, orientações básicas de saúde durante as visitas domiciliares, além do acompanhamento das gestações contribuíram para a redução do índice de mortalidade materno-infantil no País. Zilda também fez questão de registrar que o Paraná está na vanguarda nesse trabalho de assistência às crianças e cuidados com as famílias. “Entre todos os atendimentos prestados, Foz do Iguaçu lidera o ranking de crianças pobres atendidas, com um índice de 98%. Na seqüência, temos Cascavel com 97%, e ainda podemos citar Toledo e Maringá que também estão no ranking das 10 cidades com maior registro de acompanhamentos”, detalhou a coordenadora. Aproximadamente 200 mil crianças, com idade entre 0 e 6 anos, são acompanhadas no Estado. Ao fim do seu discurso de agradecimento, Zilda Arns disse que “a Pastoral tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar. Se as famílias vão bem, a criança vai bem”, disse. FOTO: Ney Leprevost, deputado estadual, Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança, e Jurandir Rodrigues de Oliveira, assessor especial da Secretaria do Governo Municipal, representando o prefeito Beto Richa.