Assessoria de Imprensa da Alep

09/02/2009 17h12 | por
Distribuído em 09/02/09DEPUTADOS LEMBRAM CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE DIVONSIR BORBA CÔRTESOs deputados estaduais do Paraná lembraram nesta segunda-feira, dia 9, o centenário de nascimento de Divonsir Borba Côrtes, falecido em 18 de dezembro de 1985. Discursando em nome dos demais parlamentares, o deputado Douglas Fabrício (PPS) fez um rápido registro da sua vida pública.Divonsir Borba Côrtes foi eleito deputado estadual na legislatura de 1950/1954, foi 1º Secretário e Vice presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, tendo desenvolvido intensa atividade parlamentar a nível estadual e federal. Também representou o estado na Câmara dos Deputados, no Rio de Janeiro, antiga capital federal, na legislatura de 1954/1958, tendo ocupado a 1ª. Secretaria da Câmara dos Deputados, função que já tinha sido exercida anteriormente por outro paranaense, Bento Munhos da Rocha Neto.Em sua biografia, consta ainda que Côrtes representou o Parlamento brasileiro em Londres, no Congresso Pró Governo Mundial, realizado em 1955, no qual teve atuação elogiada pela imprensa londrina. Na Câmara dos Deputados foi um incansável defensor da cafeicultura do Paraná, sendo que os anais da Câmara registram inúmeros pronunciamentos seus em Plenário. Como candidato a deputado federal pelo PTB obteve expressiva votação, sendo o terceiro mais votado no Estado do Paraná. “Ele também honrou seu mandato através de uma atuação firme e corajosa em prol do Paraná”, lembrou o deputado Douglas Fabrício.Côrtes também foi um defensor ardoroso da criação da Petrobras, e durante muitos anos foi um jornalista colaborador da Gazeta do Povo, tendo publicado mais de 100 artigos sobre matérias diversas. Divonsir exerceu ainda a advocacia e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Paraná, eleito por dois mandatos. Foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Curitiba, e promotor de justiça de carreira, tendo se aposentado como procurador de Justiça. Em 1962 foi procurador geral e secretário geral da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro, no Rio de Janeiro. Também foi Delegado da Ordem Política e Social em Curitiba no período da 2ª. Guerra Mundial. Grão Mestre da Massonaria foi o fundador da Loja Massonica de Londrina.Divonsir Borba Côrtes era casado com Dalila Martins Côrtes e deixou três filhos: Divonsir Borba Côrtes Filho, Luiz Cláudio Martins Côrtes e Cloris Martins Côrtes (já falecida), além de inúmeros netos e bisnetos.