Assessoria de Imprensa da Alep

09/02/2009 16h34 | por
Distribuído em 09/02/09NELSON JUSTUS RECEBE PRESIDENTE DA UNALE E CONFIRMA ENCONTRO REGIONAL EM CURITIBAA Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) recebeu nesta segunda-feira (09) uma visita de cortesia do presidente da União Nacional dos Legislativos (UNALE), César Halum (DEM/TO). A comitiva da Unale foi recepcionada pelo presidente Nelson Justus (DEM) e o deputado Artagão Júnior (PMDB), atual 1º. Secretário da entidade. Os parlamentares Cida Borghetti (PP) e Francisco Bührer (PSDB) também atuam como representantes do legislativo paranaense. Durante a reunião, os parlamentares acertaram detalhes do Encontro Regional Sul/Sudeste, que será realizado entre os dias 26 e 27 de março na Assembleia Legislativa do Paraná, para debater os efeitos da crise financeira internacional no Brasil e aprofundar as discussões sobre o Pacto Federativo. Com o intuito de fomentar o diálogo dos parlamentares com a sociedade, a UNALE vem promovendo encontros regionais para discutir soluções para os problemas específicos de cada região e propostas de políticas públicas que atendam de forma eficiente cada unidade da Federação.Segundo Justus, a ALEP tem tradição para eventos deste porte e é uma parceira das ações que visam o fortalecimento dos legislativos. “Sediamos com sucesso o último encontro dos presidentes da Unale há um ano e, em 2009, atuaremos com a mesma dedicação em prol dos interesses comuns das Assembleias de todos os estados da Federação”, afirmou o deputado. Para Halum, a primeira preocupação da UNALE, independente do local dos encontros e tema a ser tratado, é fortalecer os parlamentos e resgatar a capacidade estadual de legislar. “Um dos nossos objetivos é o de reafirmar o que está inscrito no artigo 1º da Constituição brasileira, que atribui poderes diretamente aos Estados nos quais legislam as Assembléias. O Pacto Federativo é, sem dúvida, a principal luta encampada pela entidade”, detalhou o presidente da entidade, acrescentando que a UNALE pretende criar um grupo de representação na Câmara Federal e no Senado: “As duas Casas abrigam vários representantes que já cumpriram mandato como deputado estadual e compreendem a importância do Pacto Federativo. Não podemos ficar reféns do Congresso Nacional”. O deputado Artagão Júnior (PMDB) também lembrou que a UNALE desempenha um papel fundamental na integração entre os legislativos. “Os encontros regionais provocam a discussão de temas específicos, e a participação de deputados de diferentes localidades propicia um ambiente muito rico para o debate e para a troca de experiências na busca por soluções”, salientou. O vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, presente na sessão plenária e ex-presidente da UNALE (2000/2001), também pediu a união dos deputados estaduais paranaenses. “Através da UNALE podemos conhecer a realidade de todos os legislativos e debater temas de interesse comum. E tenho certeza que a Assembléia do Paraná, sob a presidência do deputado Nelson Justus, tem o máximo interesse em cooperar e buscar o fortalecimento do trabalho e das ações dos parlamentares estaduais”, disse.Também participaram do encontro, o vice-presidente da Unale, Alencar da Silveira Júnior (PDT/MG), o diretor geral, Sandro Bandeira e o assessor para assuntos internacionais Fabiano Geremia. UNALE – A entidade foi criada em 1996 e elege sua Mesa Executiva anualmente. A última eleição ocorreu em maio do ano passado e a próxima deverá ocorrer após a XIII Conferência Nacional, marcada para o mês de maio, em Belém (PA). O próximo Encontro Regional está agendado para os dias 5 e 6 de março, em Natal (RN), onde será debatida a Transposição do Rio São Francisco, com a participação do Ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira.