Assessoria de Imprensa da Alep

02/12/2009 12h10 | por Adriana Ribeiro 41 3350-4188
Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (2), a redação final do Projeto de Lei n.º 568/09 que concede título de Cidadão Honorário do Paraná ao desembargador Telmo Cherem. A proposição havia recebido o apoio de diversos parlamentares e teve sua constitucionalidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto será encaminhado para o Poder Executivo e se for sancionado pelo governador Roberto Requião (PMDB), se tornará lei.Durval Amaral (DEM), autor da proposição em conjunto com o deputado Ney Leprevost (PP), diz que a homenagem é justa. “Telmo Cherem é um jurista do mais ilibado currículo, pessoa de mais alta idoneidade moral e uma das cabeças mais privilegiadas de nosso Judiciário”, justifica. Cherem nasceu em Tijucas, Santa Catarina, em 1953, e sete anos depois veio morar em Curitiba onde estudou e constituiu família. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1975, quando recebeu a medalha de ouro pela classificação em primeiro lugar no curso.Atuou como advogado em Curitiba, de 1976 a 1990. Desde 1981 é membro do Instituto dos Advogados do Paraná. Foi vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados - Seção do Paraná e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná.O desembargador também foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Faculdade de Direito de Curitiba. Na PUCPR ocupou os cargos de diretor da Faculdade de Direito e de vice-diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais. Em 1990 assumiu o cargo de juiz do extinto Tribunal de Alçada do Estado. Cinco anos depois foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, passando a integrar a Sexta Câmara Cível. Atualmente integra a Primeira Câmara Criminal e o Órgão Especial. Cherem também presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no período de fevereiro de 2007 a janeiro de 2008.Os deputados que apóiam a proposição são os democratas Nelson Justus, presidente da Assembleia Legislativa, Osmar Bertoldi e Elio Rusch. Os peemedebistas Nereu Moura, Alexandre Curi, Mario Roque, Jonas Guimarães, Antonio Anibelli, Caíto Quintana, Stephanes Júnior e Ademir Bier. E, ainda, os petistas Tadeu Veneri, Luciana Rafagnin e Elton Welter; os pedetistas Augustinho Zucchi, Neivo Beraldin; Antonio Belinati, do PP, Dr. Batista, do PMN, Ademar Traiano, do PSDB, e Douglas Fabrício e Marcelo Rangel, ambos do PPS.