Assessoria de Imprensa da Alep

27/10/2008 15h13 | por Flávia Prazeres
A vitória de Antonio Belinati (PP) no segundo turno das eleições em Londrina, ocorrido no último domingo (26), abre vaga no Legislativo Paranaense, que deverá ser assumida pelo suplente da Coligação O Paraná da Verdade (11-PP / 12-PDT / 14-PTB), Neivo Beraldin, que na eleição de 2006 recebeu 30.575 votos.Atualmente, Neivo Beraldin é secretário dos Esportes de Curitiba, mas já esteve como deputado estadual por cinco mandatos, sendo lembrado por sua atuação enquanto presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigava possíveis irregularidades no extinto Banestado. Além disso, durante sua passagem na Assembléia Legislativa foi um defensor combativo das causas ambientais.Nascido em Erechim, interior do estado do Rio Grande do Sul (RS), iniciou sua trajetória política em 1982 como vereador da Câmara Municipal de Curitiba e, em 1986, assumiu pela primeira vez uma cadeira na Assembléia Legislativa, sendo reeleito em 1990, 1994, 1998 e 2002. Em cinco mandatos, atuou em diversas comissões permanentes da Assembléia Legislativa, entre elas, Ecologia e Meio Ambiente; Orçamento; Fiscalização e Defesa do Consumidor.Beraldin é responsável pela apresentação de mais de 150 projetos de lei e promulgação de 65 leis, entre elas, a do ICMS Ecológico, que teve repercussão internacional ao ser reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além de ter sido considerada uma das melhores medidas legais apresentadas na área ambiental, tendo recebido o prêmio Henry Ford, que foi criado em 1996 para valorizar as iniciativas mais importantes de preservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Durante sua passagem pela Casa de Leis também participou do episódio da votação da privatização da Copel, tendo ficado contra a venda da estatal. Ele ainda teve a iniciativa de investigar possíveis irregularidades na Sanepar e de propor o fim da imunidade parlamentar para crimes comuns. O pedetista defende um transporte alternativo para atender os moradores de Curitiba e de Região Metropolitana, portanto sugeriu que fosse criado o metropolitano elétrico, um sistema que utilizaria a malha férrea que corta Curitiba e, que segundo ele, teria um custo muito inferior ao metrô.SUPLENTES – Outros dois suplentes deverão assumir vagas no Legislativo Paranaense: Antonio Fernando Scanavacca (PDT) e Professor Lemos (PT). O primeiro assumirá vaga do deputado Edgar Bueno (PDT), que assumirá a prefeitura de Cascavel, enquanto que o segundo entrará no lugar do Professor Luizão (PT), eleito prefeito de Pinhais. Aliás, Luizão é suplente e hoje ocupa a cadeira deixada por Enio Verri (PT), que retornou à Secretaria de Planejamento do Governo Requião.