Audiência Pública Antecipa Comemorações do Dia Internacional da Mulher

01/03/2011 17h59 | por Thaís Faccio

Créditos: Thaís Faccio

Abrindo as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as deputadas Cantora Mara Lima (PSDB), Luciana Rafagnin (PT), Marla Tureck (PSC) e Rose Litro (PSDB) promoveram na manhã desta terça-feira (1º) a audiência pública “Mulheres: Conquistas e Desafios”. O evento, realizado em conjunto com o Fórum Popular das Mulheres, aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa. “Temos que ter consciência de que ainda temos muitas coisas a conquistar, que ainda vivemos em uma sociedade em que a mulher é bastante discriminada, mas precisamos fazer com que a mulher conquiste seus espaços no campo político, econômico e social”, disse a deputada Luciana Rafagnin (PT), por ocasião da abertura dos trabalhos.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), também durante a abertura do encontro, disse que há um mês o Legislativo vive um período de transformações intensas, e que a força da mulher é essencial para ajudar nessa trajetória moralizadora. “Travamos uma grande luta neste último mês para que a Casa volte a ser do povo, para que as pessoas voltem a ter orgulho de dizer que trabalham na Assembleia Legislativa, e a força da mulher nesta batalha é essencial para ajudar a melhorar a imagem do Legislativo”, completou Rossoni.
Presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente na Assembleia Legislativa, a deputada Rose Litro (PSDB) disse que a audiência pública era uma oportunidade de reflexão e de comemoração. “Claro que temos que comemorar as conquistas das mulheres na área do trabalho, educação e destaque social, mas há muito a ser feito em outras áreas, principalmente em termos de saúde e de segurança”, disse, ao comentar que todos os dias vemos exemplos de violência contra a mulher, exemplos de descaso e ainda de discriminação.
A Cantora Mara Lima (PSDB), por seu lado, destacou que não é mais possível calar diante dos noticiários e denúncias de violência contra a mulher, dos casos de discriminação no trabalho e de diferenciação no salário. “Precisamos trabalhar na perspectiva do gênero com o objetivo de promover mudanças na mentalidade e na atitude da comunidade brasileira, para que a igualdade de direitos seja finalmente reconhecida”, sublinhou, ao comentar que a violência contra a mulher, além de ser uma questão política, cultural, policial e jurídica, é também um caso de saúde pública.
Mobilização - Presentes ao encontro os deputados Professor Lemos (PT) e Gilberto Martin (PMDB) destacaram a participação da mulher na política, com a eleição de Dilma Rousseff como a primeira mulher presidente do Brasil. “Temos que lutar pela mulher, para acabar com a violência que ela sofre todos os dias”, disse Martin. O Professor Lemos (PT) também destacou a importância da igualdade de direitos entre homens e mulheres. “Temos que dar igualdade de condições em todos os lugares. Sair do discurso e partir para a prática, inclusive aumentado o número de deputadas na Casa”, acrescentou.
 Representando a Câmara Municipal de Curitiba, a vereadora Noemia Rocha (PMDB) disse que não devemos nos espantar por termos uma mulher presidindo o país, mas sim que deveríamos reconhecer como normal a presença de mulheres em vários posto de comando, sempre “equiparadas pela igualdade”
Presidente do Conselho Estadual da Saúde da Mulher, Terezinha Pereira afirmou que não dá mais para ficar apenas no discurso. “Precisamos de mobilização. Nestes dois meses de 2011 mais de 15 mil mulheres já fizeram denúncias de casos de violência no disque-denúncia do Paraná. Isso não pode continuar”, disse ela, ao comentar ainda que a cada dois minutos cinco mulheres sofrem violência no País.

Palestras - Durante o encontro, a representante do Fórum Popular de Mulheres, Antonia Passos de Araújo falou sobre as ”Conquistas das Mulheres”; Terezinha Pereira, secretária municipal da Mulher de Maringá, abordou o tema “Espaços Institucionais e os Programas de Atendimento às Mulheres”; e Leunira Tesses, secretária da Agricultura de Pato Branco, fez palestra destacando o tema “Mulheres Agricultoras – Projeto da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres”.
A delegada da Mulher de Curitiba, Daniele de Oliveira Serigheli, abordou a questão da  “Violência Contra as Mulheres – Números e Relatos”; Lígia Cardieri, da Comissão Estadual de Saúde da Mulher, discorreu sobre a “Saúde da Mulher”; Maria Helena Guarezi, do Programa de Gênero da Itaipu Binacional, apresentou o tema da “Igualdade de Oportunidades de Trabalho”; e Alzimara Bacelar, da Federação de Mulheres do Paraná, falou sobre “A Participação das Mulheres nos Movimentos Sociais”.
Entre os presentes as prefeitas de Terra Roxa, Vera Lúcia da Silva Zanatta, e de Nova Tebas, Heloisa Ivaszeck Jensen; as vereadoras de Campo Magro, Sueli Manfron Boza e Ana Miranda e Lirani Franco de Fazenda Rio Grande, Lirani Franco, além de várias entidades do movimento feminino.

Confira as fotos no flickr da Assembleia Legislativa do Paraná