Audiência Pública comemora o Dia Nacional do Estudante e debate assistência estudantil Deputada Ana Julia (PT) ouviu as demandas dos estudantes para elaboração do Plano Estadual de Assistência Estudantil.

11/08/2023 16h32 | por Antônio Dilay

Reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira (11), no Auditório Legislativo da Casa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude realizou nesta sexta-feira (11) audiência pública com o tema “Casa do Estudante: um ponto de chegada e também um ponto de partida”, em comemoração ao Dia Nacional do Estudante e aos 75 anos da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU).

A presidente da Comissão da Juventude, deputada Ana Julia (PT), declarou que “além de ser um dia de muita alegria, é historicamente um dia de luta pela educação e em defesa da Democracia porque os estudantes brasileiros são, há muito tempo, protagonistas na busca por uma educação de qualidade e tantas outras pautas que afetam diretamente a sociedade brasileira. Por isso, além da comemoração, estamos aqui iniciando um debate sobre a permanência estudantil adequada, porque entrar na universidade é mais fácil do que sair dela, portanto um programa de assistência estudantil pleno é cada vez mais necessário para garantir que estes estudantes concluam suas graduações”.

O dia 11 de agosto é considerado no Brasil, o Dia do Estudante. A comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827 ano da criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.

A presidente da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), Ana Karolina de Souza, participou da audiência e afirmou que “o espaço que a Assembleia possibilita a todos os estudantes nesta audiência é muito significativo onde podemos afirmar nosso protagonismo. Hoje a CEU completa 75 anos sempre auxiliando estudantes que vem de outras localidades do Paraná, outros estados e até do exterior, muito em situação vulnerável socioeconômica que vêm estudar aqui e tem a possibilidade da permanência universitária e assistência estudantil garantida durante todo o período acadêmico”.

A Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), localizada em Curitiba, é uma Fundação que completa, neste 11 de agosto, 75 anos com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável para estudar e acessível para morar. A CEU atende estudantes de graduação, pós-graduação, cursinhos pré-vestibulares e do ensino técnico pós-médio, procedentes do interior do Paraná, de cidades dos vários estados brasileiros, assim como intercambistas das mais diversas partes do mundo. Para tornar-se residente, o estudante passa por processo seletivo simplificado e desburocratizado, que considera, basicamente, a vulnerabilidade socioeconômica. É necessário, no entanto, estar regularmente matriculado em instituição de ensino, localizada em Curitiba (PR), e que os pais sejam moradores de outra cidade.

A pró-reitora de assuntos estudantis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente do Fórum de pró-reitores de assuntos estudantis (FONAPRASE), professora Maria Rita de Assis Cesar ressaltou que “o dia do estudante é um dia de comemoração pois na UFPR são quase 30 mil estudantes, mas é também um dia de luta, nós temos um conjunto de conquistas no que diz respeito a assistência estudantil, mas a luta é permanente para que estas políticas sejam preservadas, mas ainda vislumbramos o incremento de um orçamento específico para a  assistência estudantil. Estar em uma audiência pública aqui na Assembleia é fundamental porque é o poder público dialogando com as pautas estudantis e por isso temos a certeza que as políticas públicas voltadas a classe estudantil terão um grande incremento”.

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) teve início em 2006, com a implantação da Assessoria de Assuntos Estudantis, vinculada ao gabinete do reitor, e tem por finalidade o atendimento às demandas estudantis e a elaboração de uma proposta de estrutura administrativa voltada às questões de interesse da comunidade discente da UFPR. As atividades concentram-se no desenvolvimento e acompanhamento de programas de apoio e ações que contemplem uma abordagem integral, onde a assistência não fique restrita à manutenção e sobrevivência dos alunos na instituição, mas que contribua efetivamente para a sua formação individual e global.

Particpações

Participaram da audiência pública a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude na Assembleia e anfitriã do evento, deputada Ana Julia (PT); a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professora doutora Marta Regina Gimenez Favaro; a pró-reitora de assuntos estudantis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (FONAPRASE), professora doutora Maria Rita de Assis Cesar; a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), professora doutora Andrea Seria, além de representantes da organizações estudantis como Diretório Central dos Estudantes (DCE), União dos Estudantes Secundaristas (UPES), União Paranaense dos Estudantes (UPE) e outros.

Representantes de todas as casas de estudantes participaram da audiência pública e apresentaram suas demandas. Anna Karolina de Souza, presidente da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU); Roberto Godoi, presidente da Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU); Vaguelis Silva, presidente da Casa da Estudante Universitária de Curitiba (CEUC); Leonardo Hideyuki Ogahara, presidente da Casa do Estudante Nipo Brasileira de Curitiba (CENIBRAC); Ana Carolina de Carvalho Portela e Eduarda Cristina Moraes dos Santos do Lar Acadêmica de Curitiba (LAC).