No Dia Nacional do Assistente Social, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Tadeu Venéri (PT), promoveu uma audiência pública sobre o tema: “A Defesa da Seguridade Social e dos Direitos Humanos”. Foi na manhã desta segunda-feira (15), no Plenarinho. Mais do que reforçar as conquistas da assistência social que comemora 80 anos de existência no Brasil, o objetivo do encontro, que faz parte de uma série de atividades da categoria, foi debater a preocupação com a crise econômica e financeira do Brasil, em especial com relação à Emenda Constitucional que congelou os gastos públicos no país por vinte anos, frisou uma das organizadoras do evento, Clarice Metzner, representante do Conselho Regional de Serviço Social (Crees).
O Conselho, segundo ela, debate o tema, porque a justiça social e a defesa dos direitos da população, para promover a igualdade desses direitos, são parte do Código de Ética do Serviço Social, que, com o passar dos anos, ultrapassou os conceitos de filantropia.
(Sonora)
Para o deputado Tadeu Venéri, o debate precisa acontecer, porque o congelamento dos gastos e a aprovação das reformas no Congresso, entre outras medidas, estão demonstrando desrespeito aos direitos humanos, e fez uma referência ao que chamou de abuso cometido pelo Poder Judiciário.
(Sonora)
Além do Conselho Regional de Serviço Social, participaram da audiência, representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público Estadual e de movimentos sociais.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.